terça-feira, 20 de outubro de 2015

21-10-2015 Diálogos entre Mulheres Negras em Goiânia



02-10-2015 oficina de Capacitação no CMEI da Comurg

Relatório das ações do projeto na oficina de capacitação de gestores públicos e agentes sociais.

Dia: 02/10/2015
Local: Creche Mãe Alvina  CMEI da COMURG
Horário: 08h às 12h
Endereço: Alameda Santa Rita n 56, Setor Novo Horizonte, Goiânia-GO
Nº de participantes: 24 pessoas pela manha e 21 a tarde+= 45 pessoas

Registro do Evento:
Foi realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 02 de outubro de 2015 das 08h ás 12h na Instituição de Ensino Creche Mãe Alvina CMEI da COMURG, com, com 24 discentes da Educação. Ministraram a oficina representando a ONG Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga), Anadir Cezario de Oliveira (Assistente Social); a SUPPIR Dilmo Luiz Vieira (Filosofo); Secretaria de Direitos Humanos e Ações Afirmativas Pedro Wilson Guimarães Secretario; Equipe de Capacitação Marcos Dantas de Souza (psicólogo). 



A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.    

A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro houve apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo momento houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de Inscrição”  e a “Lista de Chamada,


 O terceiro momento foi realizada dinâmica de socialização com as (os) discentes onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo houve a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças
Os participantes estão todos apreensivos para entender melhor a metodologia para trabalhar melhor a Lei 10 639 com um novo olhar sobre o combate ao racismo na educação.


As dinâmicas de rodas foi muito importante para ter maior participação dos participantes em relação a introdução dos conteúdos sobre o racismo e a Lei 10 639, o contexto religioso na educação como entender e respeitar a história de uma caminhada histórica da comunidade negra e o novo olhar na educação


O quarto momento ocorreu de forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade brasileira; 


A condução das oficinas envolva diversos setores temáticos de discussão sobre o racismo institucional, o preconceito religioso, de cor e etnia e a cultura na promoção da igualdade racial. O tema e conteúdo programático são definidos em conjunto com a equipe técnica da SUPPIR Goiânia.

Esta Capacitação em Gestão cujo tema tem o foco em Educação para as relações Étnico-raciais.  





O quinto momento foi aberto para os quetionamentos.



O Secretario Pedro Wilson Guimarães fala da importância deste projeto de capacitação na Educação para a melhor forma de poder trabalhar a Lei 10 639 e dar um novo rosto na nossa educação aonde à igualdade racial vai acontecendo com pequenas mudanças num sistema que vem ao longo dos 500 anos de Brasil massacrando a população negra.




Conteúdo básico
1-    Racismo como sistema
2-    Dados do IPEA
3-    Marcos legal da Política nacional de promoção da igualdade racial:
·         Constituição;
·         Estatuto;
·         Lei.10.639/03 e 11.845/10;
·         Saúde da População Negra;

O papel da escola para a superação do racismo; Pedagogia e metodologia para uma educação anti-racista.

A oficina contou com a participação das (os) discentes, onde foi possível perceber a deficiência no processo de ensino-aprendizagem, onde muitas (os) demonstraram dificuldade de conhecer  e de compreender o “quesito cor/raça” enquanto identidade individual/coletiva. 



Nota-se a importância em dar continuidade a atividades que transcendam o essencialismo científico eurocêntrico e o racismo institucionalizado, permitindo que a história seja contada por sua/seu protagonista, corroborando com um olhar real com significado, o que permitirá a comunidade escolar transitar pelo contexto social, histórico e cultural diaspórico Africano e Afro-brasileiro, como forma de potencializar nossa negra identidade;

Sendo a oficina uma das estratégias de promoção da equidade racial e igualdade de direitos, ao arcabouço histórico, patrimonial material/imaterial, cultural e artístico oriundo da negra ancestralidade.     

Racismo:
É uma ideologia que prega a superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo um significado social a determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou genéticas e que imputa, ao grupo “desviantes”, características negativas que justificam o tratamento desigual.


Discriminação

Distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
Superar o racismo e as desigualdades sociais
·         Implementar um conjunto de legislação, de medidas judiciais e de políticas públicas que parte desde o aperfeiçoamento daquelas de caráter universal, até iniciativas especiais que visam superar as iniquidades;
·         Mudança da imagem e da representação social dos negros e negras, especialmente nos meios de comunicação;
·         Fortalecimento do debate sobre as relações raciais  como termômetro para a qualidade da democracia brasileira

Promoção da Equidade Racial
·         Constituição Federal
·         Declaração Universal de Direitos Humanos 
·         Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 –
·         Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
SEPPIR
·         Lei 10.639/03, ensino da cultura e história africana e afro-brasileira na educação básica;
·         Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto da Igualdade Racial”;
·         PNSIPN (2010). 

Desafios para a Promoção da Igualdade Racial
·         Reconhecer o racismo?!
·         Promoção da igualdade racial no ambiente institucional
·         Educação anti-racista
·         Intersetorialidade
·         Singularidades étnico-racial
·         Valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro
·         Musicalidade
·         Corporeidade
·         Religiosidade
·         Culinária


Desconstrução do “mito da democracia racial”
·         Segregação racial
·         Transversalidade
·         Ações contínuas
·         Qualificação
·         Fortalecimento das políticas
·         Empoderamento
·         Papel social

·         Ação Afirmativa