quarta-feira, 4 de outubro de 2023

1º/10/2023 Festas das Crianças - Reciclagem e Sustentabilidade

As atividades do mês de outubro iniciaram com o cuidado com nossas crianças realizando um bate papo na Festa das Crianças, para iniciar o mês de outubro com chave de ouro? Nossa festa foi no dia 1º de outubro (domingo), a partir das 7h30, no Setor Vera Cruz II.

 
O evento em parceria com o Coletivo de Mulheres da Comurg e a OVG aconteceu na Casa da Anadir Cezaria com a coordenação dela e da Rose. Teve muitos jogos, brincadeiras e distribuição de brinquedos. No final um big lanche e lembrancinhas. 

Rose fazendo acolhimento


- Quando: 1º de outubro

- Horário: a partir das 7h30

- Onde: Rua VC-77, Quadra 155, Lote 18-19, Setor Vera Cruz II

Festa da Criança- Reciclagem e sustentabilidade/ Vera Cruz II

Fim da fala sobre sustentabilidade e a partilha do lanche

Maristela acolhendo a fofura dos pequenos

Muitos sorrisos
Alegria do presente

Alegria das crianças  e a hora do lanche

Finalizando  nossa festa  com brinquedos  para as crianças


Nossa pequena Dandara
Sorriso e sabedoria
Partilha de vida 
Acolhimento







29/09/2023 - III Coloquio - Ensino de Cienciass pr as Relações Étnico-Raciais

Aconteceu no dia 29 de setembro de 2023 no Auditório do Instituto de Química o III Colóquio  com a presença de varias escolas de Ensino Médio, Graduação, Pós -Graduação, professoras/es, pesquisadores e pesquisadoras.
Olha  a programação!
Tivemos como Palestrantes a Pesquisadora Karina Karin Gomes da oficina de Inovação e ancestralidade - O.I.A, para conhecer melhor o que aconteceu entre no Instagram do Investiga Menina da UFG @investigamenina 
Foi um dia muito especial
Muita participação das/os participantes.
Apresentações de Projetos de Pesquisa por aluna e alunos
Muita escuta!
Muita partilha!
Muitas experiências.
Sorrisos por trabalhos apresentados
Diálogos fraternos entre público e pesquisadores
Certeza da riqueza deste III Colóquio
A noite tivemos a mesa das ações afirmativa a qual foi muito rica e cheia de emoções
A Homenagem feita a Companheira, Pesquisadora, Professora, Ativista Nicea Amauro pelos estudantes do Afrocientista. 
Encerramento

 

26/09/2023 Reuniõ do FNMN

A Reunião do Forum Nacional de Mulheres Negras aconteceu com a presença de alguns Estados como: RJ, GO, MS, SC, SP, BA, MG

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA FNMNEGRAS. 
 DIA : 28/9/23- 20:00 Horas .

Para participar da reunião no Google Meet, clique neste link: 
https://meet.google.com/jrq-bacq-vxt  



Nossa Pauta foi: MIR; MINI REFORMA; CONSELHO TUTELAR; STF, CNPIR....

Conversamos bastante sobre nossas pautas enquanto mulheres negras, avanços e desafios, articulação nos Estados e muito mais.
Foi muito bom esse momento de análise  e reflexões sobre nossa caminhada
Decidimos marcar reuniões mensais para conseguirmos rearticular nossas ações 
Conversamos e pautamos a luta por conselheiras/os comprometidos com os Direitos das Crianças e Adolescentes do Brasil, das nossas comunidades.


Bora colocar para girar, alguma observação à se fazer. (FNMN)

Eleições do Conselho Tutelar – A proteção das nossas crianças negras e adolescentes está nas suas mãos – Vote!” – Fórum Nacional de Mulheres negras lança campanha para conscientizar população antirracista participar da escolha vidas negras importam.


As eleições para o Conselho Tutelar estão chegando e é muito importante a sua participação na escolha. Com intuito de conscientizar a população sobre esse ato democrático de grande responsabilidade, que é a escolha dos Conselheiros Tutelares.


A Eleição Unificada será no dia 01 de outubro e o Ministério Público tem o papel de fiscalizar o processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares.

“É muito importante o engajamento de toda a comunidade no processo de escolha dos membros do Conselhos Tutelares, uma vez que havendo higidez no certame e eleição de membros devidamente qualificados e comprometidos para o exercício do cargo, o reflexo é a prestação de serviço de qualidade em prol das nossas crianças negras e adolescentes, assegurando cada vez mais a proteção dos seus direitos”. O Conselheiro Tutelar é um agente da comunidade, que conhece a realidade, então escolham pessoas que tenham trabalho efetivo na área, idoneidade moral e que realmente tenham compromisso e cumpram as diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

 

1º de outubro eleição do Conselho Tutelar

 


26/09/2023 Roda de conversa com turma de Psicologia da UFG

No dia 26 de setembro recebemos em nossa Sede um grupo de Estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Goiás acompanhado de sua Professora Jessica B. A.  Moura na parte da manhã onde partilhamos experiências da ONG e sua história
Estiveram presente a Coordenadora da ONG Deuzilia Pereira da Cruz, Marta cezaria de Oliveira e Maristela Silva Camargo representantes da ONG, bem como os estudantes: Herrinque Luiz Redig Neto, Manuela Alencar Sousa, Damaris dos Santos Silva, Elinade S. Oliveira, Fernando Souza, Lucimar N. da S. Marques, Thaylla Cristina F. Nunes, Laura K. Bastos....marcando esse encontro de troca e saberes o qual foi muito rico e proveitoso.

Muito escuta!!!
Partilha em rodada de falas!!!
Interesse e compromissos com a caminhada das mulheres negras!!!
Que esses momentos nos ajude a comprometer cada dia mais com o trabalho da Psicologia Social com os grupos os quais se junto para defesa dos direitos e combate ao racismo e violências.
Que a experiência possa ter contribuído nos estudos destes estudantes.
que eles possam ter coragem de estar com mulheres negras na luta por mais vida e dignidade.
Até qualquer dia!!!