segunda-feira, 22 de outubro de 2018

20/10/2018 V Vivência do Investiga Menina!

O Projeto “INVESTIGA MENINA! ” Promove ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, com vistas a proporcionar experiências e informações sobre a contribuição das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos. Neste escopo, este projeto advoga pela melhoria da visão crítica e da formação das professoras/es, alunas e alunos, direção, corpo pedagógico e responsáveis legais (pais, mães, avós, avôs dentre outros). 

Nesta V Vivência Intercultural tivemos presente duas grandes mulheres trazendo suas trajetórias de vida nas Ciências. uma na área de Química e a outra em Física.

O evento aconteceu no dia 20 de outubro de 2018, na Sede da ONG Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado.
Acolhida a nossa Companheira Doutora em Física Zélia Ludwig na Sede da Dandara no Cerrado com a presença de Marta Cezaria, Anadir Cezario,  Ademir Junio Cezario, e Raimunda. Muito afeto e risadas.


Como disse que teve muito carinho e afeto já iniciamos no sábado com os dons culinários de Zélia e Anadir Cezario fazendo bolos para o café da manhã na  Vivência Cultural.

Registrar esses momentos faz parte desta vivência que iniciou no sexta feira a tarde com a chegada da Zélia.
Mas um momento de acolhida no sábado pela manhã com a Presença de Anita Canavarro Coordenadora do Projeto Investiga Menina e Deuzilia Pereira da Cruz coordenadora geral da ONG

Aqui é muito trabalho e entrega aqui a equipe da filmagem Ana Clara Gomes Costa, Morgana Abranches Bastos e Pureza Lopes Matos organizando os últimos procedimentos para o inicio da V Vivência Intercultural de o dia.

Yasmin Marcella Santos Oliveira assumindo a recepção das/os participantes colhendo assinaturas e preenchendo as fichas desta V Vivência Intercultural

Anita e Deuzilia partilhando o momento.


Aqui Anadir e seu Bernardo Pereira da Cruz; Lucimar Rodrigues e Alzira de Deus Coutinho,  Quilombola  Kalunga da Comunidade Prata em Cavalcante-GO, pai  e  mãe da Deuzilia presentes nesta vivência


É Muito  xodó!!!
Carinho e afeto!!!

Diálogos entre cada participantes.

Dois jovens Attyla Felipe Sousa  e Lorena Cordeiro Lopes dialogando enquanto aguardam o inicio dos trabalhos. Esses momentos enriquece a nossa participação nestas ações diárias das vivências. É muito especial pois a casa é de todas e todos que aqui chegam.

Bianca Costa Silva e Ana Luiza Santos Pereira curtindo o dia. São crianças que sempre estão nas ações da ONG e gostam de estarem por aqui


Enoe Isabela Baía de Moraes e Kaio André dos Santos S Cordeiro ajudando nos preparativos do ambiente. Tivemos também a ajuda do Attyla que subiram e desceram na cadeira para deixar o espaço mais aconchegante. Glaucia Santos Oliveira nossa fotografa registrando este momento ao lado da Anadir Cezario que vai fazer uma feijoada ajuda pela mãe da Morgana.

Professora Dra. Zélia Maria da Costa Ludwig, possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Física pela Universidade de São Paulo, Pós doutoramento na Universidade de São Paulo na área de materiais vítreos. Participei do Programa de visitantes do Max Planck de Dresden- Alemanha e do Materials Research Center da Universidade do Missouri ?USA. Atualmente sou professora em regime de dedicação exclusiva, pesquisadora e orientadora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. 


Profa. Dra. Anna Maria Canavarro Benite
Formação:
Bacharel em Química,IQ-UFRJ,1998;
Licenciada em Química, IQ-UFRJ, 1999;
Mestre em Ciências, IQ-UFRJ, 2001;
Doutor em Ciências IQ-UFRJ, 2005.
 Linhas de Pesquisa:
Experimentação no Ensino de Química: Utilização de Materiais Alternativos e de Baixo Custo.
Formação Inicial e Continuada de Professores de Química

Momentos de interação na V Vivência Intercultural do Projeto Investiga Menina!

Muita escuta e cumplicidade!!!

Nossas Cientistas é demais e sabem o que diz.

Cada momento vivenciado é uma riqueza com soma nas nossas histórias.

Marta Cezaria faz a apresentação das companheiras coordenadoras da ONG Dandara no Cerrado Deuzilia Pereira da Cruz, Anadir Cezario de Oliveira, Pureza Lopes Matos e Eriene Severino Carvalho que hoje não esta presente. 

Fazendo a acolhida aos participantes e as nossas cientistas negras Anita Benite e Zélia Maria Ludwig nesta V Vivência Intercultural.


Momentos de muita expectativa e de muita alegria por estarmos aqui neste momento.
Deuzilia coordenadora Geral dá as boas vindas.

E passamos a fala para a companheira Anna Maria Canavarro Benite que vai trazer um pouco sua trajetória de vida para esta vivência. Ela que coordenada o Projeto Investiga Menina. Projeto de sua autoria que que tem tem feito a diferença na caminhada de muitas meninas, na ONG e na UFG.


Anita Canavarro, grande mulher. Sua história e sua caminhada enquanto mulher negra,  Doutora, cientista em química, mãe de 3 filhos que veio da favela e aproveitou  os estudos, com muitos desafios e as  oportunidades para hoje poder fazer com que a Educação em Ciências se enriquece com a formação de professores buscando descolonização dos currículos de ciências. Traz a realidade da matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva e politicas de ações afirmativas e criadora do Projeto Investiga Menina!  
  

Profa. Dra. Anna Maria Canavarro Benite, Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/ 2005). Professora Associada e Coordenadora do PIBID QUÍMICA da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI da UFG (2006) onde instituiu em 2009 o Coletivo CIATA - Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências, cujas ações desenvolvidas renderam em 2013 - Diploma de Reconhecimento por ação cotidiana na luta pela defesa, promoção e proteção dos direitos humanos em Goiás; em 2014 - Honra ao Mérito pela Assessoria Especial para Direitos Humanos e Cidadania; 2016- Prêmio Mulher Combativa pela Câmara Municipal de Goiás.

Muita partilha!!!Sabedoria e dedicação.


Representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás. Ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR. (2016/2018), Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. 

As mulheres nas ciências. Desafios e oportunidades!!! conquistas e sonhos. Luta diária.


Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva e políticas de ações afirmativas.


Ativista comprometida com a luta em prol de uma ciências para todas e todos.

Muita história e resistência!!!
O importante é que as duas cientistas aqui nesta vivência tem muito para mostrar e nos ensinar. O importante é ir a luta e trilhar os caminhos entre espinhos do machismos, do racismo e do patriarcado que permeias nossas experiencias. com tudo isso somos fortes e resistimos e por isso estamos aqui.

Olhar cada rosto aqui presente é sinal que estamos trilhando caminhos e outras nos seguirão para que mais jovens negras chegam a gostar e entender que é possível caminhar e o coletivo é que nos sustenta nesta caminhada..

Partilhar e sonhar novas experiencias!!!

...sonhar é projetar o futuro...

vejam como nos sentimos quando estamos no coletivo.

Cada pessoa aqui é capaz quando o coletivo é nossa meta. Pois sozinha até chego lá. Mas a realização se dá no coletivo onde cada um pode dar sua contribuição.


Zélia Maria da Costa Ludwig, possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Física pela Universidade de São Paulo, Pós doutoramento na Universidade de São Paulo na área de materiais vítreos. Participei do Programa de visitantes do Max Planck de Dresden- Alemanha e do Materials Research Center da Universidade do Missouri ?USA. Atualmente sou professora em regime de dedicação exclusiva, pesquisadora e orientadora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.
 


Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas de Materiais Cerâmicos, com ênfase em Materiais Vítreos Nanoestruturados para aplicações em Optoeletrônica e Fotônica, atuando principalmente nos seguintes temas: íons terras raras, luminescência, transferência de energia, propriedades termo-ópticas de materiais, dosimetria e análises térmicas e técnicas de caracterização (ressonância paramagnética eletrônica (ESR), absorção óptica (AO), Termoluminescência (TL), espectroscopia Raman, Difração por raios-X (DRX), Microscopia eletrônica de Varredura e de Transmissão). Os principais temas que têm sido abordados são: produção e caracterização de compósitos metal dielétrico à base de SiO2, GeO2 e P2O5 para fabricação de dispositivos fotônicos e optoeletrônicos, desenvolvimento de tecnologia para nucleação de nanopartículas metálicas em amostras vítreas (bulks e filmes finos), espectroscopia de materiais vítreos com íons de terras raras e nanoparticulas metálicas, produção e caracterização de guias de onda nanoestruturados. Revisora de periódicos internacionais como o Journal of Non-Crystalline Solids, Radiation Measurements e o Nuclear Instruments and Methods B. Colaborador do INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES e IFUSP. Membro da Sociedade Brasileira de Física. Apresentei minicursos e palestras convidados, orientei estudantes de iniciação científica, mestrado, trabalho de final de curso e monografia, atualmente se encontram em andamento a orientação de 1 doutor e 1 pós-doutor, 2 mestrandos e 6 alunos de iniciação científica. Participei de um total de 20 bancas examinadora sendo elas de qualificação, mestrado, doutorado e concurso público. Participei de 3 visitas de colaboração científicas no exterior: EUA, Alemanha e Itália, ganhei juntamente com os alunos e duas colegas pesquisadoras 2 prêmios em reconhecimento a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, sendo um deles na área de inovação e sustentabilidade. 

Zélia fala das três patentes na área de materiais. Coordeno 3 projetos: um na área de novos compósito envolvendo fibras de vidro e fibras naturais para emprego na indústria, outro na área de materiais vítreos dopados para aplicações em laser de estado sólido e mais recentemente Estudos Interdisciplinares Sobre Gênero, Raça, Ciência e Sociedade com a proposta de discutir equidade e os direitos das minorias nas escolas através da desconstrução de conceitos preestabelecidos. Além das atividades de pesquisa, apresento minha contribuição em atividades didáticas da graduação e da pós-graduação; desempenho cargos administrativos no DF, como: Vice Coordenadora do Curso de Física Diurno (Bacharelado e Licenciatura) Membro do NDE Física e Matemática, Membro do Colegiado, Conselheira do Congrad UFJF (2015-2017). Implementação da infra-estrutura do LaProMaV/UFJF pertencente ao Núcleo de Pesquisa, Ensino e Inovação em Vidros da UFJF que é um laboratório multi-usuário de pesquisa, síntese e caracterização de novos materiais.


Ana Clara registrando este momento

Zélia Maria Ludwig faz a apresentação da sua caminhada e chama atenção para os desafios para nós mulheres, mas nós podemos vence-los.

Traz a família e mostra como é importante ter alguém que seja nosso modelo de resistência. Fala muito do pai que foi um modelo em sua caminhada.

Fala do resistir todos os dias e horas.

Mostrar a importância de estar dentro desta área da ciências como uma mulher negra na física. Somos poucas, mas fazemos a diferença.

A partilha de vida destas duas cientistas em áreas das ciências de química e de física foi muito rico. pois mostra que trilhar caminhos das ciências é desafiador. Mas é possível para qualquer pessoa.

Somos resistência. Esta fala marca nosso dia.

Muita gente chegando e acreditando. Estamos chegando com ações em todas as áreas da educação em ciências. Não é fácil. Mas estamos chegando com o nosso jeito diferente de fazer ciências.

...nosso dialogo foi muito legal...

...muitas perguntas e respostas....

...saborear estes momentos é muito rico...

Sabemos dos desafios para estar aqui num sábado. Especialmente para nós mulheres negras que temos tudo em casa para fazer. 

Mas vale este momento onde nossas forças são reabastecidas para vencer os desafios que chegam em nossas caminhada.


Hoje temos muitas cientistas negras e foi lembradas nesta vivência vários nomes destas companheiras das áreas das ciências.

Mulheres guerreiras!!!

Sabedoria e dedicação  em prol da educação.

São esses momentos que que nos faz caminhar mais em prol das cientistas negras que temos e as que teremos e que possam trabalhar com dignidade e reconhecimento pelas instituições as quais estão dando suas vidas para que muita gente pode trilhar essas áreas com mais dignidade. Pois representatividade importa.

Morgana Abranches Bastos faz a entrega dos certificados aos participantes.

Momento de encerramento da oficina e o bate papo continua pelo almoço.

Aqui fala e ouve isto é muito bom

Teve sorteio. 
E a Hilda Maria Alvarenga foi a ganhadora do livro que a Zélia Maria Costa Ludwig trouxe para doar.

Muita alegria!!! E emoção.

Para fechar este momento vai uma foto do coletivo final.