sexta-feira, 14 de junho de 2019

06/06/2019 Reunião do CEAS

A Presidente em exercício do CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CEAS-GO), senhora Nilda Lucia Huarita Colque, no uso de suas atribuições legais, inicia a reunião com a presença dos(as) conselheiros (as) estaduais na 85ª Reunião Ordinária que realizou no dia 06 de junho de 2019, às 14h, na sala de reuniões do CEAS, sito à Av. Anhanguera nº 3.463 – St. Leste Universitário – Goiânia – GO.
  A Pauta do dia trouxe a 14h Verificação de quorum e justificativas de ausências; As 14:10 h  a Aprovação da ata anterior e pauta do dia; 
As  15:20h Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS/FETSUAS; foi um debate fazendo memória das primeiras etapas da construção do Forum de Trabalhadores do SUAS em Goiás. As  15:40h Relato do GT/Conferência Nacional de Assistência Social; Padre Pedro fez o relato da comissão de Conselhos e a proposta para a conferencia no Estado.

As 16h30minh Resolução nº 03/2019 CIB; E outros encaminhamentos em relação a troca com decreto dos/as Conselheiros Governamentais. Debate exaustivo. Despedidas e por fim as 17h Encerramento.






22/05/2019 Reunião Com Estudantes da UEG

No dia 22 de maio de 2019 reunimos na Sede da ONG Dandara no Cerrado para conversar sobre um trabalho que os estudantes da Universidade Estadual de Goiás-UEG que fazer com a ONG para um documentário audiovisual que estão fazendo em um curso na universidade.
Participou da Reunião em nome dos estudantes a aluna Pollyanna Marques e da ONG marta Cezaria de Oliveira, Anadir Cezario de Oliveira, Rita de Cassia Araújo e Lucimar Rodrigues.
A reunião foi muito proveitosa onde ouvimos a proposta dos alunos e colocamos nossas condições para que o trabalho seja de manhã dupla. Elas vão fazer um documentário para sua apresentação na aula e nós solicitamos um documentário Institucional do Projeto Mulheres que transformam lixo em lucro. Eles ficaram de conversar na universidade e dar um retorno sobre a proposta da ONG.
Ficamos aguardando o retorno, mas com um trabalho já pré agendado devido o pouco tempo que a turma tem para apresentação do trabalho na aula.

08/06/2019 Oficina e Chá de Fraldas



Aconteceu na Sede da Dandara no Cerrado a Oficina das Mulheres que transformam lixo em lucro e a também o Chá de Berço da Odara que esta para chegar.

Arlinda preparando as caixas de leite para preparar as carteiras e a Maria Carla, Rita de Cassia preparam as garrafas de coca cola para fazer um cadeirinha de Peti.


Anadir Cezario, Ironildes, Veronice Dias e Rosângela Di Biagi com elas fazendo a observação do que a equipe acabou de fazer.
O aconchego das mulheres em torno da mesa é marcante neste dia cheio de afetos e carinhos entre todas as participantes.
Muita sabedoria e compromisso
Uma mesa cheia de entrega e esperança
Mulheres que doam tempo. Dons e saberes.


Estamos a caminho de uma nova proposta em nossos trabalhos diários.
A visita da Fátima Regina com sua filha Aya foi um momento marcante nesta oficina
Venoice Dias, Anadir Cezario, Rita de Cassia, Ironildes e Rosangela Di Biagi contemplando a obra construída com um coletivo de mãos.
Aya faz a vez dela. Mostra segurança e determinação.
Aqui sabores e saberes caminha juntos.
Estas Marinex já é um teste para venda. Se quiser é só entrar em contato faz parte do Projeto Mulheres que transformam lixo em lucro na Dandara no Cerrado com a Enel Empreendedorismo.
Essa salada tá demais. Fico maravilhosa nestas marinex.
Aconchegos!!!
Dayanne concentrada no trabalho
Leila Koch e Ana Clara Gomes recebendo um mimo em nome da Odara.
Eliane e Ana Clara partilhando vida saberes.
Marta Cezaria recebendo um carinho da Aya. Fátima e Anadir partilha vida.
Essa mãe da Odara é mesmo uma lindeza e muito querida.
Muito bom estarmos juntas.
A Pollyana participando do Chá de Fraldas da Odara.
A mesa é o lugar do encontro. Da partilha
É muto Axé num dia como este.
Leila Koch e Joaquina Taveira duas mulheres guerreiras
Uma fralda para bebê Afrodescendente. Foi muito legal poder ver uma fralda com uma carinha negra. É sinal que já tem alguém pensando no diferencial ainda dentro do ventre da mãe. Seja bem vinda Odara .
A nossa história será outra com estas novas gerações de mulheres e homens negros que chegam a esse mundo.
Xodó meu Deus. Isso é Dandara no Cerrado.
Mulheres que trabalham unida transforma vida.
Agora é a vez da Veronice Dias e Ana Clara registrar este momento de amizade e compromisso com nossa nova integrante Odara.
Esta oficina também tem um objetivo que é uma parte do trabalho que os estudantes da -Universidade Estadual de Goiás - UEG ( Polyana Marques, Tiago Vieira e Vinicius Brandão Sales) estão realizando com as Mulheres que transforma lixo em lucro e o Coletivo de Mulheres da Comurg.
Joaquina, Cassia e Maria Carlas estão firme com a montagem da cadeirinha de Peti.
Mais um momento de mimo com Luzia Aparecida Abranches, Pollyanna Marques, Marta Cezaria, Ana Clara Gomes e Anadir Cezario.
Olha ai!!!Feijão tropeiro.
Essas mulheres estão trabalhando com marinex, caixinhas de leite, garrafas com decopagens...
Rita de Cassia Araújo e Ana Clara Gomes partilhando a vida.
As oficinas não param, pois muitas pessoas vem vão, pois nós mulheres somos solidarias. Estarmos juntas nestes momentos é muito importante. Mesmo que seja uma passada rápida por aqui.


Deuzilia Pereira da Cruz acolhendo com carinho a mãe da Odara que esta para chegar.
Criança é vida!!!
Ironildes Candida Garcia dando sua fralda para aguardar a chegada da Odara.


Arlinda J da Cruz também participando deste momento rico de abraços e novas experiências.
Só alegria e sorrisos!!!
Meus Deus! O Luiz Carlos Pereira de Oliveira e Anadir Cezario de Oliveira querendo esquentar a vida da Odara em sua chegada. Muito chamego.
É só alegria em cada rosto presente neste dia.
Rosângela Di Biagi não para. Grande coordenadora do Projeto Mulheres que transformam lixo em lucro
Uma parada para o Café.


Esse almoço promete
Veja o um pouco do Chá de Fralda que foi acontecendo ao longo das oficinas.
Aqui as trocas de experiências não param. Pois a vida é dinâmica.


Agora é a vez da Eliane Evangelista fazer o seu chamego a mamãe Ana Clara.
Nossa esta turma ficou séria. O que aconteceu Veronice, Leila Koch e Dayanne.
Essas carinha mostra muita alegria!!!Que momentos especiais.