terça-feira, 3 de maio de 2016

02/05/2016 Rodas de conversas e oficinas na Dandara no Cerrado.

Data:02/05/2016
Local: Sede da ONG Dandara no Cerrado
Horário: 07 h às 16 h


 Reunião com o Sonis Resende Representante do CMASGyn discutindo assuntos sobre convênios da SEMAS e Relatórios do CMASGyn.

As oficineiras tecendo tapetes de material reciclado


 Maria Santos, Olindina e Eriene Severino tecendo tapetes para a feira de Empreendedorismo Solidário e  Sustentável .


 Muito trabalho e alegria!!!
Dona Conceição e seu prato de mingau. Saboreando como sempre.

Os quebra cabeças do crochê e os lacres das latinhas com Maria Cristina e Rosângela de Biagi.

Só sorrisos com a peça pronta.

Esta turma é de luta e tem muita coragem para poder desenvolver estas ações.

Veja a alegria no rosto!!!

os detalhes das bonecas vão sendo elaborados com muito carinho por Maria Carla.

Ana Maria e maria Cristina não perde tempo nesta etapa de construção coletiva,

Jocelia e Stefanny também são guerreiras nesta mesa de trabalhos.

Observam cada detalhe ....


E assim a ciranda da reciclagem vai acontecendo

Em meio a tanto serviço elas não descansam...

Pois cada minuto é precioso

Silvani sempre companheira esta sempre dando sua contribuição em todos os lugares.

Para para uma foto!!!


 Isso é a garra e a coragem de cada mulher do coletivo



28/04/2016 Reunião do Coletivo de Mulheres da Comurg

Data: 28/05/2016
Local: Auditório da Comurg
Horário: 12h30 às 16h


No mês de abril foram realizadas 04 oficinas, uma Roda de Conversa com Mulheres Negras Preparando o “Espaço Empatia” que acontecera na Semana da Cidadania da PUC Goiás no mês de maio e também aconteceu a Reunião do Coletivo de Mulheres da Comurg no dia 28 de abril de 2016, bem como várias outras reuniões e ações do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e seus parceiros no município de Goiânia em prol da promoção da equidade racial, do desenvolvimento sustentável, empoderando mulheres pra que saiam da violência atingindo 215 participantes (Jovens e Adultos). Foram responsáveis por ministraram as oficinas representantes da ONG Grupo Mulheres Negras Dandara no Cerrado e o Coletivo de Mulheres da Comurg a Anadir Cezario de Oliveira (Assistente Social); Eriene Severino de Carvalho (Estudante de serviço social); Simone Maria de Jesus Galvão (Estudante de serviço social); Lucimar Rodrigues de Souza Nunes (Artesã); Ana Maria Pereira dos Santos (Estudante de serviço social); Odair Martins de Sena (Pedagoga); Vera Lucia dos Santos Lima (Artesã); Silvani de Melo Siqueira (Artesã); Dayanne Oliveira silva (Artesã); Ana Lucia Rocha Paiva (Artesã); Maria Carla Jose Leite Tavares (Artesã); Rosangela F. Xavier de Biagi (Bacharel em Direito); Olindina de Souza Pereira (Artesã); Stefânne Gomes da Paixão (Artesã);.Maria Cristina Pacheco (Catadora); a SMDHA Arilene Martins (Educadora Social) e contou com o apoio do FMGO, SINTELGO, PROAFRO PUC Goiás, LEPQI UFG...

Assessoria de Pedro Braima na reunião do Coletivo de Mulheres que aconteceu no dia 28 de abril de 2016

Anadir Cezario e Fagner Tavares (SinteGO) um dos parceiros do projeto







A operacionalização, das oficinas acontece na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som), além do preparo do café da manhã, Almoço e lanche.  E o material reciclado das oficinas as participantes das oficinas que providenciam. Também tem uma equipe que compra alguns adereços e materiais didáticos para as oficinas.   



As oficinas vêm ocorrendo de forma expositiva e dialogada, o que possibilita as trocas, os saberes, a inter-relação entre o conhecimento popular e científico, o protagonismo das discentes na problematização das iniqüidades raciais e os desafios para o desenvolvimento de um mundo sustentável, para a promoção da equidade racial e igualdade de direitos para as mulheres e a população negra.



 Ocorre em 8 momentos, no primeiro há a organização dos materiais, espaços, café da manhã e a apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo há exposição dos objetivos/atuação da ONG e a explicação do preenchimento e importância da “Lista de presença”; o terceiro é realizada dinâmica de socialização com as oficineiras onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo propõe a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças étnico-raciais; de gênero e o respeito ao meio ambiente; o quarto ocorre de forma expositiva e dialogada onde contextualiza-se a dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade brasileira; E o trabalho vai acontecendo logo após a explanação inicial, pois são muitas tarefas e pouco tempo para realizá-los; o quinto é a parada para o almoço. O sexto momento retomamos as oficinas de trabalho novamente. As vezes fazemos o registro das oficinas realizadas e vamos divulgando nas Redes sociais. O sétimo momento foi uma parada para o lanche e a exposição dos trabalhos realizados avaliando os trabalhos do dia e já no oitavo momento é a arrumação do espaço e a guarda do material.










26/04/2016 Oficina de trabalho com o Coletivo de Mulheres da Comurg

Data:26/05/2016
Local: Sede da Dandara no Cerrado
Horário: 07 h às 16 h


A oficina iniciou com um momento de espiritualidade buscando forças para as companheiras que precisam encontrar luz para continuar sua caminhada.
Trocas de informações...

Partilha em torna da mesa.

Rostos comprometido com este novo dia.

Muita amizade e compromisso naquilo que assumiram neste projeto em prol de uma Goiânia mais justa, limpa e sustentável.

Compromisso com a transformação

Com a vida....

Consigo mesma.

Pois o motivo é o orgulho do que estamos contribuindo, mesmo com todas as adversidade encontrada no caminho.

Bolsas de lacres!

Muito aprendizado!!!

Vejam que lindas bonecas!!!

Bolsas


Cofrinhos!!!

Cavalinhos!!!!

Pode mostrar!!!

Pode se orgulhar de fazer parte deste grupo de trabalho.

Pois o pagamento é a alegria e o sorriso de cada uma .
Muita partilha!!!

Muito sabores na mesa
Muita imaginação e saúde!!

Vejam só o que dá!!!!