quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dandara no Cerrado com ações do 25 de julho de 2014

 Convite

O Grupo de mulheres negras Dandara no Cerrado convida você amigas e amigos, Dandaras para participar das Boas Vindas aos amigo/a (Crhistina e Luca) que chegam da Suíça para conhecer um pouco a história e a caminhada das Mulheres Negras Dandara no Cerrado e de algumas Comunidades Quilombolas do nosso Estado com uma acolhida na Sede do Grupo dia 24 de julho deste às 10h.

Também já aproveitamos para convidá-lo a tomar parte na Organização da Marcha das Mulheres Negras 2015, compondo com as demais organizações de mulheres negras de Goiás o grupo que dinamizará a participação do movimento social de mulheres negras em Goiás na marcha. O evento nasceu durante o Encontro Paralelo da Sociedade no Evento Afro XXI, em Salvador, em novembro de 2011.  
Em 2015 celebra-se 320 anos do assassinato  de Zumbi de Palmares e 143 Anos da Lei do Ventre Livre, marcando o Dia da Mãe Preta. E de seus desafios. 

É para celebrar a história de resistência, visibilizar a discriminação  e avançar na luta das mulheres negras que se constrói esta “marcha em movimento”. A Dandara no Cerrado soma-se a esta caminhada.

Ato público marca lançamento da Marcha das Mulheres Negras


 No dia 25 de julho de 2014, entre 9h e 12h, os movimentos de mulheres negras de Goiás realizarão ato público do Dia da Mulher Negra e Lançamento da Marcha de Mulheres Negras.
Contatos:
 
Janira 9679-9900
Marta Cezária 9628-6650
Anadir 9678-1213
_________________________________________________________________
Marcha em Curso…
A Marcha foi idealizada, no refeitório do Tulip Inn Hotel, Salvador-BA, por ocasião do Encontro Paralelo da Sociedade Civil para o Afro XXI: Encontro Ibero Americano do Ano dos Afrodescendentes (16 a 20 de novembro de 2011) e será gestada até 28 de setembro de 2015. Esse grande e dinâmico encontro, em síntese, é uma iniciativa voltada, a aumentar a mobilização/ articulação e fortalecer o processo organizativo de mulheres negras brasileiras tanto no meio rural quanto no urbano. Assim, a intenção é conseguir aglutinar o máximo de negras e organizações de mulheres negras, bem como outras organizações do Movine (Movimento Negro), sem dispensar o apoio de outras organizações de mulheres e de todo tipo de organização que trabalhe pela construção da equidade sócio-racial, de gênero e eliminação da homofobia, negrofobia e de todas as demais formas de discriminação e desigualdades. É bom destacar, entretanto que O protagonismo é de MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS.

Data Escolhida…

O ano de 2015 marcará os 320 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares, o qual, como qualquer outra pessoa, teve mãe, e, provavelmente, negra. O dia escolhido para essa grande marcha foi o 28 de setembro – “Dia da Mãe Preta”. Neste dia, no ano de 1871, foi assinada LEI Nº 2040, que veio a se chamar Lei do Ventre Livre. Entretanto, por cair esse dia em uma segunda-feira a atividade deverá se estender por mais um ou dois dias. Acreditamos, por motivos diversos, que a marcha das mulheres negras será importante para re-significar o Dia da Mãe Preta e para ampliar a visibilidade da luta e denunciar o desrespeito que a mulher negra vem sofrendo há séculos.