Relatório das ações do projeto na oficina de capacitação de gestores públicos e agentes
sociais.
Dia: 06/10/2015
Local: Escola Municipal Nova Conquista
Horário: 18h às 22h
Endereço: Rua I Qd 155 Lt 25 E Parque Tremendão, Goiânia-GO
Nº de participantes: 37 pessoas
Registro do Evento:
Foi realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 07/10/2015 das 18h ás 22h na Instituição de Ensino Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira, com 37 discentes da Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga); Marcos Dantas de Souza (psicólogo), Ariana Tozzatti (Fotografa), Equipe de capacitação.
A
operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das
pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca,
cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de
som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes
próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis
se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.
Acolhida
da coordenação da Escola a Equipe de capacitação dando as boas vindas aos
participantes.
A oficina se
deu em 5 momentos, no primeiro houve apresentação do cronograma da oficina e
das oficineiras (os);
Acolhida pela direção da Escola
o segundo houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de Inscrição” e a “Lista de Chamada”; Marcos Dantas e Fábia Cristiani faz sua apresentação e fala do objetivo do projeto com estas oficinas de capacitação.
O
terceiro momento foi realizada dinâmica de socialização com as (os) discentes
onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo houve
a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças
Racismo:
É
uma ideologia que prega a superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo
um significado social a determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou
genéticas e que imputa, ao grupo “desviantes”, características negativas que
justificam o tratamento desigual.
Discriminação
Distinção,
exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem
nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o
reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições)
de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico,
social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
Superar
o racismo e as desigualdades sociais
·
Implementar um conjunto de legislação, de
medidas judiciais e de políticas públicas que parte desde o aperfeiçoamento
daquelas de caráter universal, até iniciativas especiais que visam superar as
iniquidades;
·
Mudança da imagem e da representação social dos negros e negras, especialmente nos meios de comunicação;
·
Fortalecimento do debate sobre as relações raciais como termômetro para a qualidade da democracia brasileira
A juventude é marca registrada nas
oficinas do EAJA
Promoção
da Equidade Racial- Marcos Legais
·
Constituição
Federal
·
Declaração
Universal de Direitos Humanos
·
Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996 –
·
Estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional
·
SEPPIR
·
Lei 10.639/03, ensino da cultura e história
africana e afro-brasileira na educação básica;
·
Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto
da Igualdade Racial”;
·
PNSIPN (2010).
Desafios
para a Promoção da Igualdade Racial
·
Reconhecer
o racismo?!
·
Promoção da igualdade racial no ambiente
institucional
·
Educação anti-racista
·
Intersetorialidade
·
Singularidades étnico-racial
·
Valorização e preservação do patrimônio
cultural afro-brasileiro
·
Musicalidade
·
Corporeidade
·
Religiosidade
·
Culinária
Marcos
Dantas faz a exposição do tema e abre o dialogo com os participantes.
Os efeitos psicossociais do
racismo e as relações étnicos raciais.
·
A ciência do Século XIX e a escravização dos
negros e negras
·
Estigmas e estereótipos (sujos, marginais,
indolentes, malandros, preguiçosos, incompetentes)
·
Racismo a brasileira – um racismo sem
racistas
“Você é racista?” Não
·
A criança negra
Apelidos
– (macaco, piche, cabelo ruim); Livros
didáticos; A história
Mídia
·
Das 530 mil criança de 7 a 14 anos fora da
escola, 330 mil são negras e 190 mil são brancas (IBGE/Pnad, 2009).
·
Entre as crianças brancas , a pobreza atinge
32,9% entre as crianças negras 56%
·
Uma criança negra tem 70% mais risco de ser
pobre do que uma criança branca. (Crianças pobres – População de até 17 anos
vivendo em famílias com rendimento mensal
familiar per capita de até ½ Salário Mínimo.
Faz
uma reflexão sobre os efeitos que o racismo causa nas pessoas. O quarto momento ocorreu de forma
expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão político-cultural da
Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo
institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade
brasileira; O quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi
entregue o material educativo.
Servido
o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as (os) discentes e realizada a
avaliação com uma amostra de discentes. As fichas foram preenchidas
individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG
Dandara.
Desconstrução
do “mito da democracia racial”
·
Segregação racial
·
Transversalidade
·
Ações contínuas
·
Qualificação
·
Fortalecimento das políticas
·
Empoderamento
·
Papel social
·
Ação Afirmativa