sábado, 10 de maio de 2014

Mesa de Abertura do I Seminário do Coletivo das Mulheres da COMURG

Quero cumprimentar todas as autoridades aqui presentes na pessoa Alba Valeria.e desejar que este dia de trabalho seja de muitas realizações nas políticas públicas para as mulheres da Comurg e o crescimento coletivo de todas e todos trabalhadoras e trabalhadores desta autarquia na luta pela promoção da igualdade de gênero e o combate ao racismo institucional.



  Este Seminário com o Tema: Gênero, Raça e Etnia, vem culminar a caminhada feita nas rodas de conversas que aconteceram nas regionais da Comurg durante as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher neste órgão.


Agradeço a Equipe de trabalho, as parcerias, companheiras e companheiras desta Autarquia que não mediram esforços para este momento impar, que estamos vivenciando ao longo destes anos como funcionária na COMURG.

Bom Seminário
 Fala do Vereador Carlos Soares em nome da Câmara Municipal
 Marcando presença varias mulheres de coordenações e lugares diferentes dentro do Companhia
 Senhor Olímpio dando as boas vidas as participantes e dando sua contribuição ao evento.
 As participantes estão concentradas nas falas das autoridades da mesa
 Adriana continua comandando as falas com seu jeito gostoso de chamar cada pessoa para fazer sua saudação na abertura do evento



 A Teresa de Sousa Secretaria da Secretaria de Politicas para as mulheres saúda a todas e lembra do compromisso que o Governo Federal, Estadual e Municipal tem na luta em prol das mulheres deste país e especialmente com o compromisso de começar esta mudança dentro dos próprios órgãos públicos para que essas politicas possam chegar na ponta onde mais as mulheres precisam.


 Companheiras e companheiros dando seu apoio ao evento
 Veja como houve participação 
 Momento de falar de Igualdade Racial

 A Secretaria Ana Rita Marcelo de Castro da SEPPIR do Município de Goiânia, com sua fala comprometida empolgou o público participantes e chamou atenção para luta ao combate ao racismo institucional e parabenizou o trabalho do Núcleo de Igualdade Racial e do Coletivo de Mulheres da COMURG
 Foi uma manhã com muita riqueza, onde cada fala animava mais as mulheres neste grande trabalho.

  O Grupo Dandara no Cerrado (Fabia Cristiani Maria Luzinete M Mourão e  Letícia Teixeira) com a presença de várias companheiras deram sua contribuição durante todo o evento no antes e depois
 A fala da Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi muito importante trazendo a tona várias possibilidades nesta luta coletiva, saudando a plenária e a mesa das autoridades e foi grande guerreira para que esse evento fosse coletivo com o protagonismo das mulheres da COMURG

 Aqui foi uma parada para o café da Manhã e em seguida teremos uma mesa de debates.
 Marta cezaria coordenou a mesa de debates com as duas palestrantes: Creusa França com o tema : Mulher e politica e Elza Alves Rabelo com o tema: Movimentos sociais
 Muitas mulheres puderam dar sua contribuição, pois tivemos um bom tempo para debate

I Seminário do Coletivo de Mulheres da COMURG a ser realizado no dia 28 de março de 2014, na Sede da COMURG.

 O Coletivo de Mulheres da COMURG tem como objetivo articular, conscientizar e envolver as Mulheres e Homens na luta pela igualdade de gênero, e, como proposta de trabalho, desenvolver estratégias e ações especificas para o combate a dependência química, violência: doméstica, de gênero, étnico racial, sexual, moral e psicológico no âmbito institucional. Pretende também construir mecanismos eficazes que viabilize maiores condições para que todas as  colaboradoras (es), possam participar efetivamente no coletivo e ter o poder de voz, no que se refere aos seus direitos dentro deste novo espaço conquistado
 Anadir Cezario de Oliveira Coordenadora de Promoção e Inclusão Social, Adriana Barbosa de Oliveira da Secretaria Municpal de Saúde e Marta Cezaria de Oliveira do Forum Nacional de Mulheres Negras conversando sobre a abertura do evento
 Chegou o grande dia pois, aconteceram durante este mês ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher com Rodas de Conversas com o tema: Gênero, Violência Contra a Mulher e Autoestima em várias regionais da COMURG: Campinas, Sul, Norte, Setor Pedro Ludovico, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Leste. O encerramento foi este lindo evento como o tema I Seminário do Coletivo de Mulheres da COMURG  com o Tema: Gênero, Raça e Etnia.
 Fabia Cristiani e Leticia Teixeira do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado dando sua contribuição na acolhida e inscrição das participantes do Seminário.
 Elvira Teodoro(Coletivo de Mulheres e Dandara) e Ana Rita de Castro (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Município de Goiânia) conversando no evento com um belo sorriso.
 Aqui temos a Teresa de Sousa (Secretaria da Secretaria de Políticas para Mulher do Município de Goiânia) Neide Marinho sua Assessora, Vereador Carlos Soares, Alba Lauria ( Presidenta do Conselho Municipal de Direitos da Mulher) prestigiando o evento e sendo parceiras e parceiros nesta caminhada.
 Várias companheiras do Nucelo, do Coletivo e servidoras da COMURG.
 A representante da Deputada Iris (Creusa França ), Iolanda Avelino Presidenta da ONG Mestra e Vice Presidenta do Conselho Municipal de Direitos da Mulher
Adriana Oliveira revendo suas velhas amigas de COMURG, pois trabalhou nesta Companhia.
 O Coletivo de Mulheres da COMURG e o Núcleo de Inclusão Social, num processo de construção coletiva, conta com as seguintes parcerias: Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde, CMDM- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CONIR – Conselho Estadual da Igualdade Racial, COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Coletivo de Negras e Negros do IFG, Conselho Gestor de Saúde, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, ONG Mestra, Federação de Mulheres de Goiás, Fórum Nacional e o Estadual de Mulheres Negras.
 Acolhida na Chegada foi um momento de muitos encontros, falas.....
 Enquanto aguardam as autoridades o grupo aproveita para matar saudades
 Um dia para ficar na história e luta das mulheres trabalhadoras desta companhia e para todos os movimentos de mulheres de Goiânia.
 A presença das Secretarias da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial, Conselho Municipal de Direitos da Mulher foi muito importante para contribuir na implementação destas políticas para as mulheres.
 A alegria esta estampada no rosto de cada participante que aqui se fizeram presente.
 O poder participar deu a estas servidoras autonomia para buscar seus direitos e aprender encontrar saídas no coletivo, pois só é muito difícil vencer as barreiras do machismo, do patriarcalismo e das varias facetas da violências contras as mulheres.
 Adriana faz o cerimonial e faz memoria deste sonho coletivo nesta Companhia
 Cidona (Coletivo de Mulheres) foi uma grande guerreira para que o evento desse certo neste dia, pois a caminhada só esta começando.
 O Hino Nacional parece que falou muito alto neste dia, pois era um mar de mulheres, com vários companheiros que acreditam neste projeto.
 O Representante do Presidente deu as boas vindas e justificou a ausência do Presidente.
 Uma mesa que mostra a força dos poderes Executivo, legislativo e o Controle social
 Cada fala teve muita coisa boa e compromisso com este coletivo
 Também várias representações foram convidadas para sentarem aqui na frente em lugar de honra, pois nesta caminhada todas e todos são importantes.
 Mas por incrível que pareça a força da mulher aqui também foi grande, até mesmos nas representações, precisamos que mais companheiros cheguem se a nós.







Dia Internacional da Mulher 2014 - Mulheres negras articulando

 Essas mulheres buscam no seu dia a dia a celebrar o Dia Internacional da Mulher organizando se em pequenos grupos de discussão, seja em torna da roda de conversa ou em torno da mesa farta de comida, mas é daí que sai as suas propostas de construção coletiva e foi neste sentido com todos os desafios de 2014, nós mulheres negras estamos unidas em prol do combate ao racismo e o emponderamento das mulheres para combater todas as formas de violência.
 Veja como é bom estarmos juntas, por um único objetivo. Qualquer  companheiro ou companheira que acredita neste poder junte se a nós.

 Nossas camisetas falam por nós mesmas, seja em Goiânia, no Estado de Goiás ou a nível nacional, a luta é a mesma.
 Acreditamos que o controle social pode vencer a ignorância dos que não acreditam ou não sabem do poder que tem cada mulher. E quando se juntam, ficam ainda mais fortes.
Qualque