terça-feira, 11 de setembro de 2012




CARAVANA MINAS DO ROSÁRIO- MITOS DO BRASIL CENTRAL

Local: Associação de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas de Minaçu
dATA: 02  a  04 de março de 2012
EVENTO: ENCONTRO MULHERES NEGRAS, DIREITO HUMANOS E MÍDIA
Objetivos:
·         Aprofundar debates e reflexões sobre os direitos humanos e a discriminação étnico-racial e de gênero, no contexto do Ano Internacional dos Afro-descendentes;
·         Articular  a Rede de Entidades Negras e Quilombolas do Estado de Goiás;
·         Comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Beneficiários/as do Evento:
Comunidades Quilombolas urbanas e suas lideranças, sobretudo aquelas que atuam com a população negra e mulheres no Município de Minaçu - GO.
Apresentação:
O Encontro Resistência e Direito Humanos em Goiás objetiva dar tratamento à questão étnico-racial, através da apresentação de atividades educativas, pedagógicas e culturais relacionadas à cultura negra, trabalhando o Mês da Mulher e o combate ao racismo.
Atividade realizada na Sede da ADCQUIMI, Conjunto Habitacional Nova Esperança, no Município de Minaçu o evento é aberto a toda a comunidade do município e teve atividades de educação política voltadas para mulheres, quilombolas e as lideranças locais. As/os participantes receberam lanches, refeições, rodas de conversa, oficinas, escuta de Griôs, música, roda de prosa.
Dia 03/03/2012
Iniciamos os trabalhos com uma acolhida feita pela comunidade e em seguida falamos sobre parceiros do projeto e convidamos as autoridades Municipais e representantes das entidades realizadoras e Parceiros/as para fazer uma fala inicial.
Na Mesa de Abertura: Mulheres negras e o processo da Consciência Negra e Igualdade Racial no Brasil e em Goiás onde tivemos como Conferencista Marta Cezaria de Oliveira e Dita Carvalho Godinho
Paramos para tomar um lanche e ficamos sabendo da morte de um jovem da comunidade onde teve um briga na noite anterior e ele foi baleado e morto em sua própria casa. Sendo uma pessoa da comunidade quilombola local, algumas pessoas justificaram suas ausências, mas pediram para não cancelar o evento e que fizéssemos com poucas pessoas, mas que representavam a comunidade. Então o evento transcorreu num clima um pouco triste, pois duas famílias quilombolas estavam de luto: uma por ter matado e a outra por ter perdido o jovem e essa era uma das famílias que sempre participa.
A noite fizemos roda de conversas com a comunidade para ouvir os avanços e desafios do grupo e falamos mais sobre as ações da Caravana Minas do Rosários e suas ações. 
Nº de Participantes: 33 pessoas
Registro do Evento:
   
Apresentação e Dinâmica de acolhimento dos/as participantes   
Palestras sobre o  Estatuto da Igualdade Racial  e a Lei 10.639 Ensino das relações Étnico-raciais –  História Afro brasileira e Africana.
A dinâmica constou de leitura em grupo sobre o texto da apresentação da página 7 do  documento sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africana, Brasília, outubro de 2005 (SEPPIR E MEC) para entender o processo do Ensino para a Comunidade negra no Brasil Colônia, Império e República. Vendo o processo de conquistas, mas precisamos avançar nos direitos humanos destas comunidades.
  
O debate foi muito rico e cheio de esperança pelas participantes e especialmente pela juventude e adolescentes presentes no evento.
   Em seguida fizemos uma roda e organizamos os grupos resgatando a própria histórias das comunidades quilombolas de Goiás- Grupo do Prata, Grupo Nova Esperança, Grupo Maiadinha e Grupo Pombal.
  
   
A partilha trouxe a história dos sonhos contido no Estatuto da Igualdade Racial  e na Lei 10.639 Ensino das relações Étnico-raciais –  História Afro brasileira e Africana; meio ambiente tendo um Brasil preservado, sem racimo e desigualdades
 
Os cartazes trazem a expressão e entendimento da discussão do dia. Momento de partilha e fala dos participantes sobre os temas debatidos.
 
Cada grupo usou sua criatividade para aprofundar os temas: 10.639 – Direito adquirido façamos ser reconhecido; Somos todos diferentes; Lutar sempre desistir nunca, afinal somos todos brasileiros;
  
Não há vitória sem luta, nem luta sem vitória; História Racial esta batendo sempre no peito como um tambor: Igualdade, Brasil sem racismo; Em Brasil para todos temos preservar a natureza.
   
Oficina da Infância sem Racismo
   Várias crianças e adolescentes que participaram do evento também deram sua contribuição discutindo a infância sem racismo, sem violência e comemorando o Dia Internacional da Mulher na comunidade, após brincar com as cores, ouvir histórias sobre os dois temas foram pintar, colar, desenhar o que ficou destas histórias e o que sonham.
   
Na oficina Identidade Negra e Corporeidade: trabalhando e libertando nossos cabelos, Marta Cezaria de Oliveira fala da importância da identidade negra para resgatar nossa dignidade e um foco que estamos trabalhando é a libertação dos nossos cabelos e corpos oprimidos
   
As rodas de conversas foram simultânea coordenada por pessoas do grupo Dandara
   
Mulheres Negras e Organização
  
Apresentação dos grupos a partir dos seguintes temas:
1.    Combatendo a Violência de Gênero – Marta Cezaria de Oliveira;
2.    Direitos Humanos e Resistência em Goiás - Elza Santana Flores
3.    Infância sem Racismo (crianças e adolescentes) – Vera Lucia Santos Lima
  
Encerrando o evento fizemos a escolha das pessoas que vão dar continuidade a estas ações na Comunidade Quilombola. Também fizemos a revisão das ações pensada em 2010 para Agenda Política das Mulheres Negras de Goiás- Revisão coletiva da agenda da Agenda Política. Com os seguintes temas:
1.    Saúde e segurança alimentar
2.    Educação
3.    Segurança pública
4.    Trabalho, Renda
5.     Moradia
6.    Quilombolas
7.    Mulheres negras na política

Com pirulitos e bombons encerramos o evento com alegria da delegação para o Encontro estadual ter novas lideranças e adolescentes querendo construir uma nova ordem nas relações étnicos raciais.


Coletivo de Negras e Negros dos alunos da PUC-GO



VENHA PARTICIPAR DO ENCONTRO DE NEGRAS E NEGROS!
Convidamos você para um Encontro, que dará início ao Coletivo de Negras e Negros dos alunos da PUC-GO. Acontecerá no dia 12 de setembro de 2012, às 19:00 horas no Terraço da Área 2. Teremos uma mesa redonda com a presença de Érica Pereira dos Santos (do coletivo Negro do IFG) e de Douglas Alves Viana da UFG.
Contamos com sua presença!

Seminário Temático “Atendimento às Situações de Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil”



SEMINÁRIO TEMÁTICO
Atendimento às Situações de Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil

20 e 21 de setembro de 2012
Auditório da Área I (Biblioteca) da PUC Goiás

APRESENTAÇÃO

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, por meio da Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu - PROPE, da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil - PROEX, e do Instituto Dom Fernando – IDF promovem o Seminário Temático “Atendimento às Situações de Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil”. O Seminário Temático compõe a matriz curricular do Curso de Especialização em Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que se encontra em andamento. Este curso tem financiamento assegurado por meio de convênio firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, para o Projeto Invertendo a Rota, que tem por finalidade contribuir na implementação do Plano Nacional de Combate à Exploração Sexual, com a articulação de ações entre organizações não governamentais e governamentais, por meio de quatro programas:
§  Capacitação de Recursos Humanos (Curso de Especialização: Violência e Exploração Sexual infanto-juvenil);
§  Educação Social nas Rotas; Rota da Cidadania: Educação, Saúde, Assistência e Profissionalização;
§  Repropondo: Atendimento a Autores de Violência Sexual;
§  Tecendo a Rede da Cidadania.


OBJETIVO

Contribuir com as reflexões realizadas sobre a temática do curso e ampliar o debate com a sociedade. Aprofundar e socializar metodologias de trabalho para o enfretamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.


PROGRAMAÇÃO (inicial)
20 de setembro
08h – Inscrição
09h – Abertura
09h30 às 11h30 – Conferência: Uma análise nacional da violência sexual contra crianças e adolescentes.
                Conferencista: Karina Aparecida Figueiredo -Secretaria Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

14h00 às 15h45 – Mesa redonda: O Atendimento ao Autor de Violência Sexual contra criança e adolescente – adolescente.
Ms. Bruno Costa – Psicólogo da Universidade de Brasília, membro do grupo de pesquisa sobre Grupos Multifamiliares com Adolescentes que Cometem Abuso Sexual, membro do grupo Personna - grupo de estudos sobre psicopatia e criminalidade. Mestre em psicologia cínica e cultura pela UnB.
Florença Ávila –"Violência Sexual e Subjetividade: reflexões sobre o adolescente autor de violência sexual no contexto clínico" -Psicóloga, especialista em Terapeuta de Casais e Famílias e mestranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília - UNB. Psicóloga no CAEP e no Invertendo a Rota / PUC-GO .
16h00 às 18h00 – Mesa redonda: O Atendimento ao Autor de Violência Sexual contra criança e adolescente – adulto.
Ms. Karen MichelEsber – As representações sociais das vítimas para autores de violência sexual. Doutoranda em Sociologia; Mestre em Psicologia Social; Especialista em: Terapia de Famílias e Casais, Terapia Sexual e Psicologia Jurídica - PUC Goiás; Área técnica de Saúde no Sistema Penitenciário - Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde - SES/GO.
Dra. Ana Cristina Resende – Diferentes perfis psicológicos de autores de violência sexual. Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor titular do Curso de Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua principalmente nos temas: avaliação psicológica, avaliação de personalidade, método de Rorschach e psicopatologia. Deptº PSI / PUC-GO
Ms. Mônica Barcellos Café – O atendimento ao Autor de Violência Sexual contra crianças e adolescentes, experiências do Invertendo a Rota. Mestre em Educação Brasileira pela UFG.  Especialista em Psicodrama. Psicóloga no CAEP e na PUC-GO / Cepaj / Invertendo a Rota. Militante do Movimento de Meninos e Meninas de Rua de Goiás.

21 de setembro
08h30 às 11h30 – Mesa redonda: Atuação no enfrentamento da exploração sexual comercial infanto-juvenil.
Inspetor Fabrício Rosa – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF/GO);
Dra. Renata Vieira da Silva Freitas – DPCA de Goiânia;
Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia.

14h00 às 17h30 – Mesa redonda: Diferentes experiências no atendimento de crianças e adolescentes em exploração sexual comercial.
Projeto Camará – São Vicente – João Carlos Guilhermino da Franca - Educador e Coordenador Geral do Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, Acompanhante Terapêutico, Consultor Técnico do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual , Presidente  do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente/SP.
IBISS-CO – Campo Grande – Estela Márcia Rondina Scandola - assistente social, militante dos direitos humanos, associada do IBISS-CO, doutoranda em Serviço Social pelo ISCTE-Lisboa.
ViraVida / SESI – Brasília

O seminário é aberto ao público. A inscrição será gratuita e poderá ser efetuada no local do evento. Será entregue o certificado para os participantes com 75% de frequência.