MS fará abertura de mostra em homenagem ao Dia da Consciência Negra nesta terça
Data: 19/11/2012
Exposição é parte da programação
do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será
lançada nesta terça-feira, às 14h, apresentará uma linha do tempo desde a
chegada da população negra ao Brasil até a construção de direitos de
universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS)
Como parte da programação do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será lançada, nesta terça-feira, às 14h, a exposição Igualdade Racial no SUS é pra Valer! A mostra ocupará todo o túnel que liga o edifício sede ao anexo, em Brasília (DF). Baianas vestidas com trajes típicos, carregando vasos com água de cheiro, farão a lavagem simbólica do túnel, em referência à cultura afro-brasileira. Após a cerimônia de abertura será servido um coquetel com comidas típicas da Bahia, como acarajé e tapioca.
Igualdade Racial no SUS é pra Valer! apresentará uma linha do tempo desde a chegada da população negra ao Brasil até a construção de direitos de universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Fotos de trabalhadores da Saúde com frases sobre racismo institucional, informações sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, além de cartuns e dados que apresentam o retrato das desigualdades de raça e gênero no País, completam o trabalho. Estão previstas na abertura as participações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, e do Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, o cantor Chico César.
Uma das estratégias do Ministério da Saúde para enfrentamento ao racismo institucional, a mostra é fruto da parceria com a Secretaria de Políticas para a Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR) e faz parte de uma ação para implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída por meio da Portaria nº 992/2009, que busca reconhecer o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais e trabalha-las a fim de garantir a promoção de equidade.
Na quarta-feira (21), a partir das 13h30, será realizada uma Roda de Conversa com o tema O que é Racismo Institucional? O evento será no Espaço do Servidor, no 3º andar do edifício anexo, e dá continuidade ao debate sobre a Promoção da Igualdade Racial.
Racismo institucional - O racismo se reafirma no dia-a-dia pela linguagem comum, se mantém e se alimenta pela tradição e pela cultura, influencia a vida, o funcionamento das instituições, das organizações e também as relações entre as pessoas. Constitui-se na produção sistemática da segregação étnico-racial e nos processos institucionais. Manifesta-se por meio de normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano de trabalho, resultantes da ignorância, falta de atenção, preconceitos ou estereótipos racistas.
scom Segep - Ministério da Saúde