segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MS fará abertura de mostra em homenagem ao Dia da Consciência Negra nesta terça

MS fará abertura de mostra em homenagem ao Dia da Consciência Negra nesta terça

Data: 19/11/2012
Exposição é parte da programação do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será lançada nesta terça-feira, às 14h, apresentará uma linha do tempo desde a chegada da população negra ao Brasil até a construção de direitos de universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS)


Como parte da programação do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será lançada, nesta terça-feira, às 14h, a exposição Igualdade Racial no SUS é pra Valer! A mostra ocupará todo o túnel que liga o edifício sede ao anexo, em Brasília (DF). Baianas vestidas com trajes típicos, carregando vasos com água de cheiro, farão a lavagem simbólica do túnel, em referência à cultura afro-brasileira. Após a cerimônia de abertura será servido um coquetel com comidas típicas da Bahia, como acarajé e tapioca.
Igualdade Racial no SUS é pra Valer! apresentará uma linha do tempo desde a chegada da população negra ao Brasil até a construção de direitos de universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Fotos de trabalhadores da Saúde com frases sobre racismo institucional, informações sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, além de cartuns e dados que apresentam o retrato das desigualdades de raça e gênero no País, completam o trabalho. Estão previstas na abertura as participações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, e do Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, o cantor Chico César.

Uma das estratégias do Ministério da Saúde para enfrentamento ao racismo institucional, a mostra é fruto da parceria com a Secretaria de Políticas para a Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR) e faz parte de uma ação para implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída por meio da Portaria nº 992/2009, que busca reconhecer o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais e trabalha-las a fim de garantir a promoção de equidade.

Na quarta-feira (21), a partir das 13h30, será realizada uma Roda de Conversa com o tema O que é Racismo Institucional? O evento será no Espaço do Servidor, no 3º andar do edifício anexo, e dá continuidade ao debate sobre a Promoção da Igualdade Racial.

Racismo institucional - O racismo se reafirma no dia-a-dia pela linguagem comum, se mantém e se alimenta pela tradição e pela cultura, influencia a vida, o funcionamento das instituições, das organizações e também as relações entre as pessoas. Constitui-se na produção sistemática da segregação étnico-racial e nos processos institucionais. Manifesta-se por meio de normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano de trabalho, resultantes da ignorância, falta de atenção, preconceitos ou estereótipos racistas.

scom Segep - Ministério da Saúde