quarta-feira, 17 de maio de 2017

11/05/2017 Sessão na Camara Municipal de Goiânia




Aconteceu no dia 11 de maio de 2017, uma sessão na Câmara Municipal de Goiânia, a qual a Vereadora Sabrina Garcez apresentou a proposta da Dandara no Cerrado para receber o Titulo de Utilidade Municipal. Algumas Dandaras estiveram presentes. O horário foi das 10 horas até as 12h. Foi um desafio, pois fomos informadas na noite anterior desta sessão.

Vereadora Sabrina Garcez apresentando a proposta na sessão na Câmara Municipal 
Hoje na Câmara Municipal de Goiânia com a vereadora Sabrina Garcêz, Jocelia Santos Vereador a Dr Cristina,  Eriene Severino de Carvalho, Letícia Teixeira na votação do Projeto de Utilidade Pública Municipal do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado.






08 e 09/2017 Curso Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC



Curso "Marco Regulatório das organizações da Sociedade Civil - MROSC"  realizado nos dias 08 e 09 de maio de 2017 das 08h30 às 17h30. No Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo (CRER) - Auditório Valéria Perillo - Avenida Vereador José Monteiro, 1655 - Setor Negrão de Lima - Goiânia/GO. Com o Formador: José Alberto Tozzi




O foco foi o  Decreto Nº 8726 e Editais de chamamento público municipais, estadual, Minutas de Decreto de Consulta Pública, Tribunal de Contas< ITG 2002 (R1) Entidades sem finalidade de lucro....Lei 13.019, isto aqui é uma síntese de tudo que vimos. O importante é entender bem essas Leis e Decretos.




Prestação de Contas do Resultado Social e não fica só no resultado financeiro.
Saímos dos Convênios e agora é Termo de Cooperação ou de Fomento. Contrapartida financeira não tem mais.Prestação de Contas Simplificada.



Trabalho em Grupos: Edital de Chamamento Público Mogi Mirim; Decreto N° 3513 Paraná; ITG 2002 (R1) Entidade Sem finalidade de lucro...
Grupos estudando os documentos e preparando a apresentação.
Grupo da área de contabilidade fazendo a apresentação do trabalho
Foi um momento muito especial do encontro
Lanche
Vimos também um visão sobre o Planejamento da ONG: Visão sistêmica; metodologia de gestão; Marco Regulatório...Busca de recursos; Projeto; governança - grupo que toma decisões e gerência o andamento da entidade.
Sustentabilidade da ONG; Prestações de Contas; Controle; Conta bancária para cada projeto; Extrato bancário deve estar em comunhão com a prestação de conta. O estrato bancário é o controle na prestação de contas.
Geração de Renda transformar o conhecimento adquirido nos projetos em atividade econômica. Prestação de serviços, Produção de mercadorias, Venda de mercadoria....
Nosso grupo de trabalho:Maria Lucia, Marta Cezaria, Valdirene e Pedro.
Casa Civil Sistema Estadual de Legislação
Pensar na sustentabilidade nos 3 níveis: pagar suas despesas sem projetos de governo; Oferecer contrapartida; Executar pequenos projetos. Procurar não usar nem público e nem privado. Criatividade e renovação; interesse social; Parcerias; Ensino e Pesquisa; Fiscalizar o Estado.