quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Oficina Regional de Mobilização contra a violência contra as mulheres

 

Convite Oficina Mobilização Conta a Violência Contra as Mulheres


 O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e o Fórum Estadual de Mulheres Negras convida você para participar da Oficina Regional de Mobilização contra a violência contra as mulheres, com ações do projeto: Vozes Negras Femininas, Aqualtunes, Nzingas, Dandaras e Acotirenes soltam suas vozes” é um projeto da Organização Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul” Raimunda Luzia de Brito" (CMNEGRAS/MS),Campo Grande/ MS. 
O Projeto pretende impactar a triste realidade da violência doméstica através de uma mobilização reflexiva no combate à violência voltado para as jovens e mulheres negras, com a Assessoria da Ana Jose Alves Lopes (MS) e Silvania Verissimo (SP) do Fórum Nacional de Mulheres Negras.

Evento: Oficina Regional de Mobilização contra a violência contra as mulheres
Dia: 10 e 11 de outubro de 2014 (Sexta feira e Sábado)
Horário: 08 h às 17h30 ( com lanche e almoço no Local do evento)
Local: Sede do Dandara no Cerrado
Endereço: Rua C 176 nº. 717 Qd 424 Lt21 – Jardim América

Público Alvo: Jovens e Mulheres Negras, CMDM, CONEM, CONIR, COMPIR, SMPM, SEPPIRGyn, SEMIRA, SUPIR, SUPEM, Rede de violência de Atenção as Mulheres, Crianças e Adolescentes e outras.

Contamos com sua participação para enriquecer e fortalecer este momento de troca de experiências, formação, capacitação.

Confirme sua participação por e-mail ou telefone (62) 3286 4907 / 96781213 / 9628 6650 / 8629 3442 ou e-mail: mdandaranegras21@gmail.com  

Carinhosamente,

Deuzilia Pereira da Cruz

Coordenadora Geral do Grupo

30 de caminhada dos Encontros das Irmãs Negras e Indígenas Missionárias de Jesus Crucificado

 Nilda Ramos (MJC) morando em Equador e tem um lindo trabalho com mulheres negras lá em Esmerada.
 Aqui um grande reencontro de Anadir Cezario com Irmã Cidoca, mulher que a incentivou a estudar e lutar por seu empoderamento enquanto mulher negra empreendedora. Foi choro e muita emoção!!!! Também Irmã Maria Abadia costa que abraçou a caminhada da Dandara no Cerrado e faz o nosso coração balançar aos 78 anos ele se dedicou 4 anos no nosso meio sendo exemplo de força e fá..,..
Irmã Maria Jose Xavier representante da Equipe Geral das MJC faz uma linda fala acolhendo este momento histórico.
Aqui Regina Celli, Coordenadora Geral da MJC, jovem comprometida com a luta da Irmãs negras e Indígenas na Congregação. Professora Janira Sodré, PUC Goias e IFG companheira e amiga sempre presente na caminhada da mulheres negras. Irmã Maria de Jesus Assis Vieira representante da Equipe de Coordenação da Região de Goiânia, asse momento mulher negra amiga e companheira que acompanha nossa caminhada de mulheres negras e negra maranhense e que se dedica a causa da mulher negra, conterrânea da Janira Sodré. Marta Cezaria (MJC)/Dandara no Cerrado) Irmã Maria Raimunda Ribeiro da Costa, essa mulher foi e é o esteio de toda luta do movimento negro no Brasil dentro e fora da Congregação, mulher que esteve presente na construção do MNU, APNS, GRENI, Pastoral Afro, e outros. Quilombola guerreira de Curvelo, Minas Gerais. Mulher e que tem uma história difícil de colocar em palavras. Anadir Cezario em momento de agradecimento a tudo que cada uma dessas mulheres foram na sua vida e caminhada.
Aqui temos Janira, Maria Raimunda, Anadir e uma companheira que conhece o nosso trabalho no Rio de Janeiro, é leiga, mãe mas quis participar desta caminhada histórica das Irmãs Negras e Indígenas.
Só a história poderá falar desta caminhada.....
Aqui temos a Irmã Maria da Gloria  outra guerreira...São tantas que nem vou falar seus nomes todos.

Aqui a roda de conversa e admiração vai rolando.....
Enquanto chega o almoço para celebrar a vida....
Mulheres Guerreiras!!!!
Mulheres poderosas que faz a história!!!!
Mulheres que resistem o racismo e a discriminação !!!!
Maria Julia, mesmo com uma perna faz essa caminhada das irmãs negras neste 30 anos de encontro, Maria da Gloria que alimentou com seus quitutes, bolos, comidas e  vida nova.  Ir Geralda  Ferreira da Silva (MJC/Dandara no Cerrado) uma das pessoas contribuiu com o Livro "Tecendo Memória, Gestando o Futuro" Oscar Beozzo e outras Irmãs e continua registrando a história a partir de uma Equipe na Congregação.
Anadir Cezario e Irmã Lucila Maria de Melo outra pessoa que faz parte de nossa história
Celebrar!!!!
Reviver a memória!!!!
Gente nova que integra a essa caminhada!!!
Maria Lícia e Maria Célia Cavalcante integra a Marcha das Mulheres Negras 2015!!!!
Vanda viveu muitos anos em Angola e sabe da importância desta caminhada.
Vanda Menezes (MJC) apoio esta luta
Nosso Bloco esta na rua rumo a 2015!!!!



Juntas faremos mais!!! Estamos juntas na Marcha 2015!!!



Irmã Gildete Maria dos Santos, eu ainda poderei apoiar, pois não sei se vou poder estar presente por causa de saúde.!!!!


Irmã Geralda Sales Moura, mulher negra /indigena (MJC/Dandara)


Irmã Maria de Lourdes Fonseca (MJC) morou muito tempo em Angola/Africa

Estou longe, mas apoio a Marcha 2015!!!

Também quero apoiar!!!



26 de agosto Reunião do Núcleo Impulsor da Marcha das Mulheres Negras em Goiás

 O objetivo da Reunião foi a avaliação das ações do 25 de julho de 2014 em Goiânia, Alto Paraíso São Jorge e ações no transporte coletivo
Também teve como foco o repasse das participações no Latinidades, Encontro do CEBI, Encontro Nacional das Irmãs Negras Indigenas - MJC, Criação da Coordenação Ações Afirmativas na UFG, Encontro de Pesquisadoras e Pesquisadores Negros. e também foi apresentado o material da Marcha das Mulheres do Amapá......

 estiveram presentes as representações: LPEQI UFG, Proafro PUC Goiás. Semira, Conir, Dandara no Cerrado, Coletivo de Negros e Negras da PUC Goiás e IFG, FNMN. MJC
 Vimos que alcançamos o objetivo na Lançamento da Marcha em Goiás. Foi avaliado algumas falas maxista e racista nas falas das participantes no evento e discutimos o quanto as pessoas ainda tem que discutir e debater a questão racial em Goiás, pois sempre mesmo que tenha caminhado muito na luta sindical, feminista, mas a fala ainda é racista. Discurso de mulher branca....de poder....
 Foi também discutido as várias agendas futuras como o grito dos Excluídos, o Plebiscito, o Encontro das Mulheres Negras,o Jantar Afro do Grupo Dandara, Pensar a próxima reuniaõ da Marcha e as agendas no interior.
 Foi muito trabalho e pouca representação nos eventos assumido aqui  e no interior. Mas conseguimos dar o recado da Marcha com as comunidades quilombolas 

 
 Tivemos muitos assuntos.
 Foi muito boa a participação de todas no processo de construção da Marcha em nosso Estado.
 A próxima reunião fica para depois das eleições, pois tem muito trabalho a ser feito e já vem novas agendas.