domingo, 23 de agosto de 2015

26/03/2015 III Seminário do Coletivo de Mulheres da Comurg

Data: 26/03/2015
Local: Auditório da FIC,
Endereço: Campus Samambaia, UFG, Goiânia-GO
Nº de Participante: 120 pessoas

Registro do evento:
O Coletivo de Mulheres da COMURG tem como objetivo articular, conscientizar e envolver as Mulheres e Homens na luta pela igualdade de gênero, e, como proposta de trabalho, desenvolver estratégias e ações especificas para o combate a dependência química, violência: doméstica, de gênero, étnico racial, sexual, moral e psicológico no âmbito institucional. Pretende também construir mecanismos eficazes que viabilize maiores condições para que todas as colaboradoras (es), possam participar efetivamente no coletivo e ter o poder de voz, no que se refere aos seus direitos dentro deste novo espaço conquistado.

Fábia Crisitiani e Cléo Gonzaga prontas para ir para o seminário


III Seminário do coletivo de mulheres da Comurg. O evento tem como tema: Trabalho, Cultura e Comunicação no Auditório da FIC, Campus Samambaia, UFG. Tendo como Comissão Organizadora: Coordenadora geral a Professora Luciene Dias, Coordenação de Comunicação: Kaito Campos, Ralyanara Freire, Coordenação Executiva: Anadir Cezario de Oliveira, Ariandeny Silva de Souza Furtado, Fábia Cristiani Marçal Albino, Karla Leal Amorim, Maria Luzinete Martins Mourão

Meninas do Coletivo de Mulheres da Comurg.

Liliam Maia, Anadir Cezario, Alessandra Soares e Luciene Dias no III Seminário assistindo apresentação da Mesa de exposição.
Portanto, o Coletivo de Mulheres da COMURG e o Núcleo de Inclusão Social, num processo de construção coletiva, conta com as seguintes parcerias: Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde, CMDM- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CONIR – Conselho Estadual da Igualdade Racial, COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Coletivo de Negras e Negros do IFG, Conselho Gestor de Saúde, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, ONG Mestra, Federação de Mulheres de Goiás, Fórum Nacional de Mulheres Negras, Forum Estadual de Mulheres Negras


A realização do III Seminário: Coletivo de Mulheres da COMUR,  Núcleo de Igualdade Racial e Inclusão Social, Companhia de Urbanização de Goiânia – COMURG , Coordenadoria de Ações Afirmativas da UFG – CAAF, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Jornalismo e Diferença FIC UFG.
Parceiros: Conselho Estadual da Igualdade Racial (CONIR), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Coletivo de Negros e Negras do IFG, Federação de Mulheres de Goiás (FMGO), Fórum Estadual de Mulheres Negras (FEMN), Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN), Secretaria Municipal de Saúde / Conselho Gestor de Saúde, PUC Goiás/ PROAFRO

Apoios: Prefeitura de Goiânia, Companhia de Urbanização de Goiânia, Associação dos Servidores da COMURG- ASCOM, Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Instituto Federal de Goiás – IFG, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI- UFG, Sindicato dos Empregados nas Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Ambiental, Coleta de Lixo e Similares do Estado de Goiás – SEACONS

As trabalhadoras da Comurg foram organizadas para este evento a partir de rodas de conversas nos PAs (pontos de Apoios) da Comurg distribuídos nas regiões de Goiânia: Regional Leste, Regional Norte, Regional Sudoeste, Regional Oeste, Regional Centro, Regional Campinas...foi mobilizado muitas mulheres nestes PAs e escolhidas sempre algumas representantes para participar do Seminário.

Anadir Cezário faz sua fala de agradecimento, Maria Luzinete Martins Mourão Karla Leal Amorim e a Equipe de Comunicação da UFG.
Aqui estão algumas delas felizes por poder esta participando deste momento histórico.


Mulheres trabalhadoras da Autarquia Municipal que ao longo de dois anos vem discutindo o empoderamento das mulheres para combater a discriminação racial, a violência de gênero, o abuso sexual no trabalho, a violência psicológica e tantas outras formas de violências vivenciadas por estas trabalhadoras.

Aqui Doutora Luciene Dias Coordenadora geral do Evento acolhe a delegação do Coletivo de Mulheres na pessoa da Anadir Cezario de Oliveira uma das guerreiras deste coletivo e da Dandara no Cerrado





Aqui é a chegada das mulheres representantes do Coletivo de Mulheres da Comurg chegando na Universidade Federal de Goiás como pessoas que tem por direito adentrar esta universidade em busca de troca de saberes. Também faz presente neste momento as companheiras da Dandara no Cerrado Maria Luzinete, Alessandra, Fábia Cristiani e Liliam Maia.







Estamos na s atividades após o almoço iniciando com a fala da Professora Luciene Dias apresentando as novas palestrantes Angelita de Lima, que trás o olhar da violência contra as mulheres. Professora Anita Canavarro  ambas da UFG e colaboradoras do Seminário. E os jovens estudantes de jornalismo e comunicação da UFG.







Esteve presente também na Abertura do Seminário o Presidente da Comurg o Senhor Armando e qual deu as boas vindas as participantes e parabenizou o bom trabalho realizado por este Coletivo de Mulheres e desejou bom seminário a todas as participantes. Deuzilia Pereira da Cruz coordenadora Geral da Dandara no Cerrado faz presente no Seminário com seus pais ( Senhor Bernardo e Dona Alzira) quilombolas Kalunga da Comunidade Prata, Cavalcante-GO.




O público fica muito atento a esse momento da fala da mesa. Estão presente no Plenário do seminário a representante da Secretaria Municipal da Mulher Senhora Neide Marinho e a Presidenta do Conselho Estadual da Mulher Alba Láurea.






Aqui temos a mesa de abertura do III Seminário com a Presença na mesa das companheiras Anadir Cezario e Luciene Dias a qual profere a palestra sobre o Tema do III Seminário: Trabalho, Cultura e Comunicação com explanação de conteúdo, filme ilustrador do tema, dados e muita informação em data Show.


Ralyanara Freire coordena a mesa com representantes das mulheres do Coletivo de Mulheres da Comurg para apresentar o resultado do trabalho realizado na Oficina de Fotografias realizada na preparação do Seminário. As mulheres fazem suas falas e depois é apresentado o resultado em Data Show sobre a exposição “A Mulher que eu Vejo”. Momento de muitas informações troca de saberes e fazeres





Lanche com as equipes de trabalho




A caminhada foi uma grande marcha das mulheres no Campus Samambaia onde alunos, mulheres participantes do III Seminário foram caminhando com cartazes e muitos dizeres mostrando que estão ocupando esse espaço que é público e que precisa trabalhar dentro e fora da sala de aula




Anadir Cezario e Marta Cezaria com sua Mãe a Dona Conceição Teixeira de Oliveira com seus 80 anos participando deste momento histórico da caminhada das mulheres negras de Goiás trazendo a discussão do Trabalho, Cultura e comunicação com um grupo quase nunca visto pela sociedade que são as trabalhadoras na limpeza urbana. Mulheres que faça chuva ou faça sol elas estão trabalhando para que as ruas e praças estejam limpas, floridas.

Coletivo de Mulheres registrando sua participação coletiva antes de entrar no Ônibus.



Mulheres em marcha!!!! Contra a violência contra as mulheres



Esteve presente também neste momento o registro da Comunidade Kalunga (Deuzilia e Dona Alzira), Federação de Mulheres de Goiás, (Jucilene Barros e Lydiane Rodrigues),  Forum Nacional de Mulheres Negras (Marta Cezaria), Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado (Anadir Cezario e Fábia Cristiani).



Voltando do amoço.
Foto no final do evento com as pessoas que ficaram até o momento do lanche após a caminhada pelo Patio da UFG

Saindo do Auditório para o Ato Público

Equipe de estudantes que ajudaram na construção do Seminário e realização

Mulheres no Pátio da Comurg
Mulheres embarcando rumo ao III Seminário


Mesa da fala da Dra[ Luciene Dias e Anadir Cezario.

Dona Leonor trabalhadora da Comurg mostrando seus dons pessoais artístico como Cantora e uma grande mulher que dá seu testemunho de mulher que iniciou sua vida de trabalhadora ainda muito jovem dentro desta autarquia e que vivenciou várias formas de violências contra as mulheres, Assedio sexual mas conseguiu sobreviver com sua sabedoria e a forma de expressar sua alegria era ir cantando com sua vassoura enquanto varia. É uma mulher compositora e cantora que sonhou em gravar seu CD, mas por não saber muito isso ainda não foi possível.


Mulheres deixando a Comurg rumo a UFG.
Turma animada.
Momento de muita riqueza neste Ato Público
Aqui acontece o Ato Público das Mulheres no III Seminário Trabalho, Cultura e Comunicação logo após a Oficina de Gênero e raça coordenada pela Professora Angelita Lima

A caminhada foi uma grande marcha das mulheres no Campus Samambaia onde alunos, mulheres participantes do III Seminário foram caminhando com cartazes e muitos dizeres mostrando que estão ocupando esse espaço que é público e que precisa trabalhar dentro e fora da sala de aula


Professora Angelita Lima fazendo sua fala no III Seminário e o público continuam firme em busca de troca e conhecimento.
Isso é participação!!!


A organização do evento viu que este Ato público ele marca a ação pública do seminário e chama atenção da sociedade e das autoridades para reconhecer a riqueza da luta das mulheres em prol dos seus direitos seja na Comurg, seja na universidade, mas descobrimos que a luta conjunta nos impulsiona a caminhar em busca de direitos.

Dra. Luciana de Oliveira também falou as participantes

O auditório ficou repleto de pessoas do coletivo de Mulheres, ONGs, Conselhos, Universidades, professoras de várias áreas do conhecimento, gestores público.
compromisso com a luta!!!!!
                                                  Sorrisos!!!

Encerramos a caminhada com um lanche para as participantes do III Seminário e neste momento também foi acontecendo os agradecimentos até a volta para os ônibus que retorna a Comurg e outras pessoas vão de moto, de carro, de transporte coletivo. E o que temos a dizer que este dia foi muito rico e que valeu todas as madrugadas para articular estas mulheres

Valeu todas as parcerias e apoios recebidos desde o momento da articulação nos PAs até este dia.

No fim ainda éramos muita gente, pois quase ninguém arredou o pé do evento.


Momentos de agradecimentos Karla Leal Amorim, Fábia Cristiani do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado.

Aqui momentos de agradecimentos e registro da presença, do compromisso com este Coletivo de Mulheres da Comurg e com as luta da caminhada das mulheres em Goiás. Aonde a Universidade e a sociedade vão contribuindo e construindo políticas públicas para as mulheres goianas.  .


É difícil nomear os nomes mas é bom registrar este universo de mulheres que abraça a luta pela igualdade de genro e raça no trabalho e na universidade: Luciana de Oliveira, Anita Canavarro, Sofia Canavarro Benite, ... Luciene Dias, Ralyanara Freire, Anadir Cezário, Karla Leal,  Janira Bueno e tantas mais....


Momento do almoço no Restaurante Universitário no Campus Samambaia da UFG.





No corredor ao lado do Auditório acontece a exposição A mulher que eu vejo. E a recepção das/os participantes que são acolhidos pela equipe de recepção do curso de jornalismo, quem  acolhe e ao longo do evento vem colhendo reportagens com a fala das participantes para alimentar a pagina criada pela CAAF-UFG.



Sabemos da importância deste momento de formação/informação sobre o dia a dia destas trabalhadoras da Comurg e este seminário trouxe esta oportunidade para esse conhecimento e busca de soluções para melhorar as condições de vida destas trabalhadoras.