A Conferência iniciou com um café da Manhã, muita acolhida e em seguida foi a composição da Mesa de abertura com Leda Vice Prefeita, Marcia Vice Presidenta do CMAS, Vereador Ademir, Kelê SMS, Jeová representante do Conselho Tutelar e a Conselheira Marta Cezaria de Oliveira- CEAS GO. Momento do Hino Nacional e a fala de 3 pessoas da mesa: Leda, Ademir e Kelê.
A Secretaria do Conselho fez a leitura do Regimento e deu por aberta a conferência com a aprovação do Regimento. Em seguida passou a apresentação da palestrante e da importância de tê-la aqui para ajudar a entender melhor este momento de conferência do SUAS
Hoje vocês estão aqui representando o município e temos certeza que conseguiram avaliar e pensar propostas que vai contribuir com o processo estadual e nacional.
Conversamos sobre os avanços do SUAS. A política de assistência social, nesses 20 anos, provocou rupturas com o legado do assistencialismo e da filantropia, no entanto, ainda estão presentes nos municípios brasileiros, práticas de gestão influenciadas pelos princípios do mérito, da seletividade, do familismo, do clientelismo, as quais ainda provocam retrocessos no campo socioassistencial, e alimentam a cultura política do favor e da tutela dos usuários.
FAZ-SE NECESSÁRIO E URGENTE GARANTIR QUATRO PILARES NO SUAS:
Financiamento;
Fortalecimento das Instancias (CIT,
Congemas, Fonseas);
Reordenamento e fortalecimento
dos serviços, benefícios e programas;
Participação social como eixo central.
Essa tarefa é de todos nós que atuamos na Política de Assistência Social, mas é um conjunto de ações que o município deveria parar para juntos pensar junto esse processo conferencial para que aconteça os verdadeiro ajuste naquilo que o município não conseguiu avançar, especialmente por ser uma politica que ainda vive com pires na mão para manter suas ações efetivadas. E muitos municípios ainda não tem o necessário para que ela caminha bem.
Desde sua criação, o Sistema Único de Assistência Social tem construído fundamentos sólidos para assegurar e garantir segurança de renda, de acolhida, de convivência familiar e comunitária, de autonomia, de apoio e de auxílio para milhões de cidadãs (os).
No entanto, o cenário vivenciado durante a execução do II Plano Decenal do SUAS trouxe desafios de maior complexidade e amplitude. Essa realidade demanda a formulação de estratégias inovadoras e o fortalecimento da capacidade de resistência, articulação social e mobilização coletiva, elementos essenciais para preservar a continuidade e o aprimoramento desta política pública.
Explanação dos Eixos da Conferência para que os trabalho de grupo tenha facilidade para elaborar as propostas.
Temas e Eixos, apresentando os objetivos, temas prioritários para o debate, argumentação e algumas questões instigadoras para o debate. Os eixos de debate e deliberações da 14ª Conferência de Assistência Social são:
● Eixo 1: universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
● Eixo 2: aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
● Eixo 3: integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
● Eixo 4: gestão democrática, informação no suas e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
● Eixo 5: sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS. Para este processo conferencial o CNAS estabeleceu orientações fundamentais visando assegurar a plena participação social. São diretrizes que devem ser rigorosamente observadas e implementadas tanto na etapa estadual quanto no Distrito Federal.
Em seguida paramos para almoçar e dar inicio aos trabalhos nos grupos.
Houve um momento após os trabalhos de grupos onde pararam para agradecer a palestrante pela exposição do tema com tanta verdade e acessibilidade dando-a uma Cesta em forma de agradecimento.
Uma foto da Conferência da turma que chegou e não saiu até terminar tudo.