quarta-feira, 18 de junho de 2014

13-06-2014 3ª Reunião da Marcha das Mulheres Negras em Goiás

 3ª reunião sobre a Marcha das Mulheres Negras Brasileiras - 2015 
 realizada no dia 13/06/2014, às quatorze horas e trinta minutos, no Auditório do Museu Antropológico da Universidade Federal  de Goiás – UFG – Praça Universitária. Goiânia – Goiás. 


A reunião teve como objetivo discutir, propor, planejar ações, formar a Coordenação Estadual da Marcha das Mulheres Negras Brasileiras - 2015 em Goiás, bem como repassar alguns informes sobres às reuniões anteriores e realizar novos encaminhamentos.  


 A reunião foi coordenada por Marta Cezária de Oliveira – Fórum Nacional de Mulheres Negras, Sônia Cleide Ferreira da Silva - Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, Anadir Cezário de Oliveira - Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado representando o Coletivo de Mulheres da COMURG, Roberta Pereira Vilela – SEPPIR – GO, tendo como Secretaria Maria Luzinete Martins Mourão - Fórum Estadual de Mulheres Negras.
  Esteve presente na reunião representantes de outras organizações. Sônia Cleide Ferreira da Silva - Grupo de Mulheres Negras Malunga, iniciou os trabalhos sugerindo a apresentação das pessoas presente: Taisa da Silva Rocha – representando a SEPPIR - GO – Secretaria Municipal de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Goiânia. Janira Sodré Miranda – PUC- Goiás. Fátima Regina Almeida de Freitas – PROAFRO/PUC Goiás, Érica Pereira dos Santos – Coletivo de Negras e Negros do IFG - Instituto Federal de Goiás. Ângela Esteu Café – CONEM – Conselho Estadual da Mulher, Anadir Cesário de Oliveira – Coletivo de Mulheres da COMURG. Maria Luzinete Martins Mourão - Fórum Estadual de Mulheres Negras de Goiás. Letícia Teixeira de Oliveira - Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Marta Cezário de Oliveira – FNMN – Fórum Nacional de Mulheres Negras. Raimunda Montelo Gomes – SEMIRA – Secretaria de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial /Rede Saúde. Marilene Martins de Souza – SEMIRA - Secretaria de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Alessandra Soares Ramos - PROAFRO/PUC Goiás. No final das apresentações foi justificada a ausência de duas representantes: Vatulce... – e Nilda. Itamara Crhystina - ADCQUIMI - Associação de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas de Minaçu. Jucilene Barros – Confederação de Mulheres de Goiás. 




 Nome das entidades que vem participando da articulação até o momento em Goiás: Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. SEPPIR GO – Secretaria Municipal de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Goiânia. Grupo de Mulheres Negras Malunga, CONEM – Conselho Estadual da Mulher, Fórum Estadual de Mulheres Negras de Goiás, ADCQUIMI - Associação de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas de Minaçu, Rede de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Goiás, Congada Irmandade 13 de Maio, SEMIRA – Secretaria de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial. Fórum Goiano. PROAFRO PUC Goiás,  APNS –Agentes da Pastoral Negro,  CONIR – Conselho de Igualdade Racial do Estado de Goiás,  SUPPIR- Superintendência de Igualdade Racial,  NEADI – Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas. 










Convidados para parceria: UEG – Universidade Estadual de Goiás, OVG – Organização das Voluntárias de Goiás, ACIEG – Associação Comercial do Estado de Goiás, OAB - Organização dos Advogados do Brasil,..... Ministério Público.




 Sônia Cleide relata os encaminhamentos da primeira reunião, do processo de formação da Coordenação Estadual da Marcha e informa como cada entidade irá participar.  No mesmo eixo propõe a realização do planejamento das ações, formação de uma comissão e comitês para acompanhar todo processo. Reporta a questionamentos e dúvidas levantadas, relata algumas definições e propostas nas reuniões anteriores. 



Ângela Esteu Café, com o objetivo de divulgar a Macha, propõe exposição de fotos, tendo como suporte “Foto Clube Olhares”. 



  Janira Sodré confirma a autorização do flayer pela PUC Goiás . 


Sônia Cleide fez um breve relato sobre as reuniões anteriores, ocorridas nos dias: vinte e sete de maio de dois mil e quatorze (27/05/2014) e de como foi o processo de formação da Coordenação Estadual da Marcha das Mulheres Negras Brasileiras - 2015
 Marta Cezaria de Oliveira, utilizando data show, fez um pequeno relato/memória sobre o processo de construção da Marcha das Mulheres Negras Brasileiras, fazendo um recorte sobre a importância de se fazer a leitura de todos os documentos relacionados à Marcha, para que todas (os) se integrem de todo processo de construção. 


´
E ainda faz um recorte que seria importante trazer os sindicatos e outras entidades para a Marcha como parceiros.  




 Momento da Memória da Marcha das Mulheres Negras

 Marta Cezaria fala sobre a programação do Dandara no Cerrado já construída, fazendo um pequeno relatório/histórico sobre o dia vinte e cinco de julho (25/07), no qual o Dandara no Cerrado comemora com ações/atividades desde mil novecentos e noventa e seis (1996) e que este ano o tema escolhido foi a Marcha das Mulheres Negras - com essa chamada Mulheres Negras e Participação Política nas atividades do Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe - 25 de julho de 2014 tendo a seguinte agenda do Forum Estadual de Mulheres Negras e a Dandara



  Através de fotos apresenta, relata a participação na Conferência Nacional de Mulheres e fala do Lançamento feito na III Conferencia Nacional de Promoção de Igualdade Racial em Brasília dois mil e treze (2013). E ainda apresenta o documento básico (FBI)  onde explica o que vem a ser a Marcha de dois mil e quinze (2015) em sua composição, de toda a articulação a nível nacional


Roberta Vilela fala da importância da comunicação, com recorte relacionado ao cuidado do que se publica na rede (internet) e se coloca a disposição, bem como sua instituição que representa. 


  Agenda: Encontro de mulheres Negras de Minaçu; Data: 05 e 06 de julho de 2014. Encontro de mulheres Negras de Uruaçu (Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino e Uruaçu) - GO Data: 11 a 13 de julho de 2014. Encontro de mulheres Negras de Goiânia. Data: 18 de julho de 2014, Local: Sede da Dandara no Cerrado. Ato Público – Lançamento da Marcha das Mulheres Negras de Goiás rumo a Brasília 2015. Data: 25 de julho de 2014, Local: Praça do Bandeirante, Goiânia-GO. Festival Latinidades – Feira Preta, Data: 26 a 28 de julho de 2014. Local: Brasília-DF. Encontro das Culturas, Data; 26 a 27 de julho de 2014, Local: São Jorge, Alto Paraíso – GO

 Raimunda propõe um chamamento em julho nos eventos que acontecerão no corrente mês, tais como: Afrolatinidades, Rodas de Conversa, Encontro de Cultura, entre outros. Mobilizar outros grupos como o da juventude, universitários, utilizar textos de escritoras negras emponderadas, como Lélia González e outra como motivação. 


  

 Janira Sodré endossa a fala de Raimunda, no que se refere a não centralização, pois a Marcha é de todas (os). Entre uma fala e outra se observou a necessidade de uma Coordenação descentralizada, adotando o processo de construção coletiva. 

 Marta Cezária sugere para o grupo PROAFRO a divulgação em rede.  

 E temos ainda rodas de conversas e encontros com a AMNB e Malunga sobre Advogacy. E outras ações que não foram faladas hoje na reunião. Janira Sodré informa que o Grupo de Leitura sobre a Lélia Gonzáles inicia no dia quatorze do corrente mês, na PUC Goiás. É aceito propostas como: Nominação dos grupos que participarão da Marcha, criação de cartazes, cartilha e formação de um grupo de percussão proposto por Roberta Vilela. Proposto por Elisênia...- Grupo Colcha de Retalho, levar a discussão da marcha da mulher negra para o grupo da Marcha das vadiasJanira Sodré encaminha a discussão propondo a formação da equipe de comunicação, ficando assim definida: Erica Pereira dos Santos – Coletivo de Negras e Negros IFG - Instituto Federal de Goiás, Letícia Teixeira Oliveira – Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Fátima Regina e Alessandra Soares - PROAFRO/PUC Goiás, ficando em aberto para quem mais quiser contribuir.