segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

27 a 29/11/2018 Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Bolsa Família

Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Goiás.
Data: 27 a 29 de novembro de 2018
Local: Auditório do Hotel ...em Goiânia

Abertura com apresentação cultural - Ciranda da Arte

Solenidade de Abertura. iniciou-se com a Composição da Mesa logo em seguida o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida a fala das autoridades presentes.

 
A coordenação da Mesa feita pela Coordenadora do Bolsa Família Denise Borges Barra de Azevedo a qual foi passando a fala para cada autoridade presente na Mesa de Abertura.

O público estava atento a tudo que foi sendo colocado por cada autoridade dentro da sua representatividade

Momentos de muita reflexão e sabedoria em cada fala das autoridades.

Uma Mesa com muita representatividade Estadual e Nacional

A Palestra com Tiago Falcão falou da Importância do Cadastro Único e o Programa Bolsa Família - identificação das famílias em situação de pobreza, a Redução das Desigualdades e o Enfrentamento da Pobreza - Avanços e Desafios. Todos e todas atentas as falas do Secretário Nacional de Renda Cidadã/MDS.

NA mesa de Abertura tina representantes da secretaria de Educação, Presidenta do conselho Estadual de Assistência Social, Coordenadora do Bolsa Família, Coordenadora da Saúde, Coordenadora do INSS, Representante do Secretário Murilo Mendonça, Tiago Falcão Secretario Nacional de Renda Cidadã/MDS.

A tarde tivemos a Mesa : Intersetorialidade nas Politicas Sociais: Perspectivas a partir do Programa Bolsa Família com Simone Medeiros-SECAD/MEC, Adriana Pinto Rodrigues/SENARC, Maria Janaína Cavalcante Nunes/Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Camila Farjado Presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social e Gerente de Proteção do SUAS-Goiás

O Secretário na sua fala trouxe presente a Auto Declaração de Renda: Ricos e Pobres. O Cadastro Único: Conhecer para incluir.

No dia 28 iniciamos com o Painel: Tecendo Redees - Desafios e Oportunidades com Gloria Delfim Walker e Joseleno Vieira dos Santos


Glória Delfim fala de tecer redes da proteção social. Fios da discussão: Alinhamento Conceitual, Porque e para que? Como fazer? e encerra sua fala com uma dinâmica de entrosamento.

Joseleno Vieira Santos fala sobre o que é Inclusão Social? E sobre o individuo trazendo em sua fala uma exposição em data Show fazendo memória desta caminhada no Estado e a importância da Rede.

A tarde aconteceu várias Mesas Temáticas: GPTES - Cadastro Único e os Grupos Tradicionais coordenado por Luiza Lobato Andrade - Senarc/MDS e Lucilene Santos Rosa a qual convidou Marta Cezaria e mais duas Quilombolas presente para falar um pouco sobre este tema. Foi um momento rico de partilha de saberes em torno do que é ser negra diante da realidade do nosso Estado, Onde a maioria são negros e não tem consciência desta realidade.  Especialmente quem estar na linha de frente nestas políticas nos municípios.

Aconteceu outras Mesa e Temáticas sobre Integralidade, Proteção Social, Governança e Território com Gloria Delfim Walker e Luzenir Corrêa de Oliveira Pires - Analista de Políticas de Assistência Social- Secretaria Cidadã - Goiás. Condicionalidades da Educação e Saúde no Âmbito Intersetorial com Deuzilene Aparecida de Faria Souza - Coordenadora Estadual do Bolsa Família na Educação, Maria Janaína Cavalcante Nunes e Cristiano Martins da Silva - Coordenação Estadual do Bolsa Família na Saúde. 

No dia 29 aconteceu as Oficinas : Segurança Alimentar e Nutricional com Maria Janaína Cavalcante Nunes - Goiás.
  • O acompanhamento familiar no âmbito do SUAS no processo de fortalecimento da intersetorialidade do Programa Bolsa Família - Luzenir corrêa de Oliveira Pires;
  • Segurança Alimentar e Nutricional - Maria Janaína Cavalcante Nunes - Goiás.
  • Indicadores de Vulnerabilidades das crianças e Adolescentes do Programa Bolsa Família na Educação - Deuzilene Aparecida de Faria Souza;
  • Reunião Descentralizada CEAS-GO-Acordão TCU - Becchara Rodrigues de Miranda  - CNAS
  • Averiguação, Revisão Cadastral e Inclusão dos Beneficiários BPC no Cadastro Ùnico - Reflexo da Portaria nº 03/2018/MDS - com Liomar Leite de Morais Lima - Coordenador Geral de Operacionalizaçãotro Único (Decau/Senarc); Felipe Jardim - Coordenador de Gestão de Benefícios Assistenciais (SNAS);Tânara Kuhn Machado - Assistente Social Agência da Previdência Social Goiânia/Leste (INSS);Wanessa de Deus Trindade - Coordenadora de Filial e.e. e Marcos Alberto Rocha Augusto - Gerente  de Filial/Gerência Executiva e Negocial de Governo Goiânia/GO (Caixa Econômica Federal).


Apresentação Cultural - Ciranda da Arte

IGD - Gestão Descentralizada - Sergio Monteiro da Silva - Coordenador Geral de Execução Orçamentária e Financeira (Deop)


Reunião Extraordinária CEAS-GO
Encerramento.


27/11/2018 Nucleo Mulheres do Brasil em Goiás

No dia 27 de novembro aconteceu as 17 h  no Grupo EmPez a Reunião do Grupo de Mulheres do Brasil /Goiás sobre a Coordenação de Helena Ribeiro, Malu e as coordenadoras dos comitês do Estado de Goiás

Apresentação dos Comitês.

Registrando o momento

Muita partilha


Riqueza de experiencias. 

Cada uma com sua dedicação a aquilo que faz em nome do Grupo Mulheres do Brasil em Goiás

A riqueza de saberes

Escuta e diálogos.


A cada experiência partilhada fomos conhecendo bem o que cada comitê fez ou esta fazendo em prol da sua causa que faz acontecer as Ações do Grupo de Mulheres do Brasil nos Estados.

Marta Cezaria e Thais fala do Comitê da Igualdade Racial

Grupo Mulheres Brasil - Naúcleo Goiás.






30-11-2018 Mutirão da Dandara no Cerrado

No dia 30 de novembro foi mais um momento de mutirão e convivência na Sede do  Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. Onde Anita Canavarro, Luiz Magno, Claudio Benite, Luiz Carlos, Andir Cezario, Deuzilia Pereira da Cruz, Marta Cezaria,  Paulo Adriano Cruvinel e o seu filho Ryan também estava dando sua contribuição.

Momentos de muita descontração e diálogos gostosos foram acontecendo e muito trabalho.

Marta Cezaria e Anita Canavarro também aproveitou o momento para dialogar e partilhar a vida.

Foram muitas fotos no final do trabalho e muitas risadas.

Licores de vários sabores pensados e preparados com muito carinho e dedicação para as lembrancinhas do Encontro Nacional de Mulheres Negras + 30 Anos.

Cola etiqueta faz poses ri e acredita que quando se trabalha no coletivo tudo fica mais leve.

Somos resistentes, pois os vidros são pequenos,. Mas foram tantas caixas pesadas que deu para cansar nesta última etapa.

Foi uma manhã muito divertida e com muita garra para deixar tudo pronto.

É lindo trabalhar com pessoas que tem coragem de doar sua vida, seu tempo em prol da construção coletiva de um grupo de mulheres negras.

Que legal aqui apareceu um pouquinho o Ryam, pois foram tantas fotos e sáo agora vi que ele não estava nas fotos.

Sorrisos!!!Compromissos!!!Dedicação.
Leveza!!!

Afetos!!!

Isso é ser comprometida com o projeto Dandara no Cerrado. Tivemos outros mutirões de trabalhos durantes a semana com Rita de Cassia, Anadir Cezario, Adriano, Luiz Carlos, Ademir Junio, Rafaela Everly.....


29-11-2018 UNOPAR

Aconteceu no dia 29 de novembro de 2018. o Encerramento do Curso  sobre Serviço Social Coordenado por Edar Jessie e Anadir Cezario com Alunas da UNOPAR

Houve confraternização, palestra, entrega de doações para a ONG Dandara no Cerrado ofertado pelas alunas do curso.

Anadir Cezario, Luiz Carlos e Edar Jessie representando a coordenação deste momento e fazendo uma fala sobre a ONG Dandara no Cerrado

Esses momentos enriquece muito as novas Assistentes Sociais e é uma forma leve de comprometer com causas sociais durante sua caminhada no Curso de Serviço Social. Conhecer bem as Políticas do SUAS ajuda você na caminhada de Assistente Social no mercado de trabalho.

Anadir fala da sua experiencia enquanto Assistente Social e atuação na ONG como voluntária.

São momentos de alegria e reflexão.





Dedicação.

Entrega.

Doações feitas pelas alunas.
Momentos especiais

Poucas  tenha essa oportunidades ascensível em seus estudos.


Conhecimento e aprendizado coletivo.

Material do Projeto Investiga Menina! na ONG




Quando se conhece participa melhor das discussões e da caminhada.



Registro deste momento especial de formação e recebimento de certificados dos cursos que participaram ao longo do ano.
Momento de mostrar a unidade e compromisso de grupo.


Entrega das doações a ONG Dandara no Cerrado