segunda-feira, 25 de maio de 2015

Kizomba da Sustentabilidade aconteceu na Sede da Dandara no Cerrado


Foi um dia muito legal na Sede do Grupo onde as famílias que vieram puderam saborear e divertir bastante. Veja estes sorrisos comprovam o que estamos dizendo. 
A família da Anita Canavarro e Claudio Benite estiveram presente e foi muito bom estes momentos em família
Aqui fica o registro deste grupo que ama muito este espaço e estes momentos vivenciados entre as pessoas da Dandara no Cerrado, Amigos/as , parceiros na luta pelo combate a desigualdade social e o combate a todas as formas de violência, bem como o combate ao racismo.
Jucilene Barros (Federação de Mulheres de Goiás) Leila Couch (Dandara no Cerrado)
Vera Lucia Santos Lima nossa representante do Conselho Diretor da ONG assumindo a sua função neste dia no Bar.

Esta dobradinha esta uma delicia!!!!

Estas princesas espalhando o novo olhar das Dandaras.

Vejam só esse novo olhar!!!!nas crianças e nas jovens Dandaras.
A mesa fica mais bonita com a presença de amigas e amigos!!!
A cozinha com sua cheia de mulheres talentosas em todos os espaços da vida!!!


Sofia Benite e Ana Clara com seus lindos sorrisos !!!


Essas mulheres se complomentem com a Marcha das Mulheres Negras!!!!

Lindos/as e maravilhosos/as na festa da vida!!!

Muito sabor!!!
Muita riqueza!!!
Simplicidade!!!!
O cabelo sempre em processo mesmo nestes momentos celebrativos

Família maravilhosa!!!!

Cada prato um sabor que só se encontra por aqui!!!
A vida é assim!Linda e maravilhosa com cada pessoa presente!!!

Cada momento vivido é muito legal!!!

`Lindo ver chegar as pequenas Dandara nos braços das Dandaras mais antigas






















15 de abril de 2015 Seminário Mulher e Democracia pelo Direito ao Trabalho

Relatório
Realizado o 1º Seminário Mulher e Democracia pelo Direito ao Trabalho, salário igual por trabalho igual em Goiás, no auditório da Faculdade Alfredo Nasser em Aparecida de Goiânia-GO com o apoio da prefeitura, da Superintendência da Mulher de Aparecida de Goiânia, Grupo de Mulheres Negras Dandara do Cerrado e da ONG Mestra.
As mulheres estão organizando as fichas e cartas para distribuir aos participantes.

Iniciou-se o Seminário Pró-igualdade de Trabalho e pela Aprovação da PLC130/2011 com a apresentação da mesa, e logo depois, leitura da carta aberta que foi feita pela Fábia Cristiani, representante do coletivo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. O seminário foi conduzido por Lidianne.  

Logo foi dada a palavra pra mesa que iniciou na pessoa de Jucilene Barros da Diretoria da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB), Presidente da Federação das Mulheres de Goiás (FMGO) com uma breve explicação do que é a Federação, do que é a Confederação das mulheres, fazendo uma homenagem ao aniversário da FEDIM (Federação Democrática Internacional de Mulheres), e foi explicada o que é e a importância da PLC130/2011 para o desenvolvimento das mulheres do Brasil no mercado de trabalho com respeito e igualdade de condições no mercado de trabalho, a importância da participação das mulheres no sindicato, na indústria e nos espaços políticos e isso passando pelo grande desafio de vencer o mais absurdo dos preconceitos e da desigualdade, em referência a pesquisas que mostram que a mulher ganha em média 30% a menos que os homens. Logo falou o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia Ozair José que formulou um pouco dos projetos da cidade e declarou o seu apoio a PLC130/2011, em seguida foi dada a palavra para a Presidente do Conselho do Direito da Mulher de Aparecida de Goiânia, Aparecida Luiza que falou da Casa dos Conselhos e do papel do Conselho do Direito da Mulher na cidade, logo em seguida, foi dada a palavra para a advogada e jornalista Silvana Marta que declarou apoio e admiração às mulheres da CMB e o seu compromisso de lutar junto pedindo apoio e assinaturas para os Senadores e Deputados.


Fábia Cristiani Marçal albino do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado fez a leitura da Carta sobre o Projeto Lei para iniciar a coleta de assinatura dos presentes e foi distribuída uma copia a cada participante.

Seminário Mulher e Democracia pelo Direito ao Trabalho- Lidiane Rodrigues faz a fala de abertura do evento.
Marta Cezaria de Oliveira fez sua fala trazendo presente a realidade vivida pelas mulheres brasileiras baseada em estudos do SOS Corpo -  Instituto  Feminista para a Democracia, “Nós mulheres Trabalhamos demais e temos direitos de menos!
·        


 Nós mulheres trabalhamos muito, desde muito cedo e por toda a vida com nosso trabalho, dentro e fora de casa, geramos riquezas para a economia do País;
 ·         Entretanto, no mundo do trabalho, somos as mais exploradas e oprimidas;
 ·         Somos a maioria na população em situação de pobreza;
 ·         Temos os mais baixos rendimentos na classe trabalhadora;
 ·         Estamos nos trabalhos mais precários; informais; terceirizados sem carteira assinada;
 ·         Somos a maioria da população desempregada e da população desempregada e da população que busca emprego;
 ·         Temos as maiores e mais exaustivas jornadas de trabalho;
 ·         Sofremos violência, assédio moral, assédio sexual, maus tratos físicos, exploração e até situações de escravidão (trabalho em troca de comida e moradia), sobretudo nas casas de famílias que empregam mulheres e meninas no trabalho doméstico.

 Toda esta situação ameaça a nossa autonomia econômica e nos mantém dependentes, reduzindo nosso poder sobre os rumos de nossas vidas.



Foi dada a palavra pra Marta Cesária, do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado falou sobre a condição da mulher negra na sociedade, das mulheres desempregadas, da dependência financeira da luta do dia-a-dia, dos índices de violência, da desigualdade salarial uma injustiça histórica que expõe a mulher uma das violências mais sutis imposta, tirando a mulher da condição de sujeito da sua história tendo assim as mesmas informações o mesmo espaço, sendo usurpado e do significado do dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher). 
Falou sobre ser negro,sobre o racismo institucional e o esmagamento que a mulher negra sofre na sociedade.

   Chamou a atenção e pediu ao vice-prefeito Ozair José, creches setoriais 24hrs para que seja coibida a violência contra as crianças. A advogada da federação das mulheres de Goiás.


Kelly Goncalves fechou os debates falando da importância das lutas das mulheres em todos os espaços. 
O Dr. Arivaldo Fernandes que é professor, advogado foi nosso então palestrante do evento e falou sobre os aspectos legais da PLC130/2011, destacando os pontos favoráveis e relevantes: “O Brasil tem uma ascendência de sociedade escravocrata” .Destacou, a “casa grande senzala”. 


O papel da mulher na sociedade brasileira foi discorrido, e a importância da mulher no desenvolvimento econômico do Brasil e as limitações pela falta de responsabilidade do estado nas políticas para as mulheres como a desigualdade salarial, creches, a condição mínima das mulheres nos espaços de poderes e declarou seu total apoio a PLC130/2011.




Esteve presente Orlanis Maranhão da diretoria da CAMAP, Rosa Nunes Presidente do PRTB Mulher, José Netho Presidente do PPL-GO, Cladiomir da Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia, Lidianne Rodrigues Capitã de Congada do Terno de Congo Santa Efigênia de Aparecida de Goiânia e representante das comunidades tradicionais e de matrizes africanas de Goiás, Divino Eterno diretor de desenvolvimento representando as faculdades Alfredo Nasser,



 Estudantes do curso de direito e de pedagogia se fizeram presentes e assinaram o abaixo assinado para a aprovação da PLC130 2011, assim como, vários representantes de vários partidos como o PMDB e PPL; pessoas da sociedade civil de várias partes do estado e apoiadores da luta.