segunda-feira, 27 de maio de 2019

18-05-2019 2ª Vivências Interculturais em Produção de Ciências


O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e o LPEQI/CIATA/UFG realizou a 2ª Oficina Vivências Interculturais em Produção de Ciências com as Cientistas: Gina Vieira Ponte de Albuquerque e Marcia Maria dos Anjos Mascarenha com Ações do “Projeto Investiga Menina! ”  Apoio: Benfeitoria/Baobá, Movimento Coletivo, Coca Cola no dia 18 de maio de 2019, das 08h às 13h na Sede do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. O evento iniciou com o café da manhã e encerrou com o almoço e muito bate papo da turma que só sai daqui as 16h.



 Gina Vieira Ponte de Albuquerque: Mestranda do Programa do Pós-Graduação em Linguística, da Universidade de Brasília. Graduada em Letras- Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Brasília É autora e executora do Projeto Mulheres Inspiradoras que foi agraciado com o 4º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o 8º Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação, o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa e com o MEC. Ainda pelo projeto Mulheres Inspiradoras, recebeu também, o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, pelo qual atua como embaixadora, tendo proferido mais de 20 palestras sobre Igualdade de Gênero e Educação em Direitos Humanos em escolas, universidades e centros de pesquisa. É defensora da educação para a igualdade étnico-racial e de gênero e concebe a educação como instrumento de fortalecimento da democracia e para a transformação social

Gina faz uma bela exposição de sua vida como mulher negra da periferia em Ceilândia no Distrito Federal
Registramos a presença do grupo que estavam até o fim da Vivência. Ronilde Brandão, Gustavo Augusto, Anita Canavarro, Marta Cezaria, Deuzilia Pereira, Emylle de souza, Sulem Nogueira, Marilene Ferreira Azevedo, Neibia R de Oliveira Lacerda Alessandra P. Silva,..Ademir Junio, Hilda Maria Alvarenga, Gina Albuquerque, Igor Canavarro Benite, Anadir Cezario, Thomás C Benite,Camila Rocha Leitão, Vera Lucia dos Santos, Kauã Amaro, sofia Canavarro Benite, Luzia Aparecida A Bastos,Rita de Cassia Araujo....Morgana Abranches, Ana clara Gomes, Claudio Benite, Luiz Carlos Pereira de Oliveira e...Para manifestar nosso compromisso e solidariedade a Professora de Quimica, Pesquisadora Doutora Joana Darc Félix Souza em relação a todas as manifestações de racismo que vem sofrendo. Nós estamos com você Joana Félix.
Alguns livros apresentados pela Gina Albuquerque em sua palestra
Gilna Albuquerque e anadir Cezario de Oliveira celebrando este momento de encontro e partilha de vida na Sede da Dandara no Cerrado.
Vera Lucia dos santos Lima contemplando a fala da palestrante.
Deuzilia `Pereira da Cruz Coordenadora Geral da ONG Dandara no Cerrado alegrando este momento com seu sorriso cativante.
Todas atentas as falas de Gina Albuquerque que fala com muita certeza sobre mulheres inspiradoras mesta linda manhã de vivências Interculturais de Produção em Ciências com as ações do Projeto Investiga Menina
Muita escuta e partilha. 
Rita de Cassia Araujo com este olhar contempla cada segundo desta Vivência com dados riquíssimos para nossa caminhada.
Professora de Química, Doutora Anita Canavarro Benite, esbanja seu sorriso com este momento de muita riqueza, partilha e fortalecimento da luta das mulheres negras nas ciências e sua contribuição hoje em escolas de Ensino Médio e comunidades.

Aqui adultos, adolescentes e crianças caminham juntos, pois esta riqueza ninguém poderá roubar de nós. Coisas que juntas e juntos construímos na história do povo negro por uma ciências mais perto de nós e  educação que é acessível a todos. Basta ter oportunidades.

Veja Sofia que ficou sentada o tempo todo ouvindo o que Gina tina as nos ofertar. E com este lindo sorriso ela, seus irmãos e Kauã também deram suas contribuições nesta construção coletiva hoje pela manhã.
Gina Albuquerque e Morgana Abranches Bastos (Mestranda do LPEQUI/CIATA/UFG) registrando este momento histórico de suas caminhadas.
Professora Hilda Maria Alvarenga e Alessandra absorvendo toda riqueza que esta Vivência esta trazendo a cada participante deste momento impar com a nossa palestrante, companheira, mulher negra e amiga Gina Albuquerque
Gina continuando sua partilha de vida e experiência nesta construção de uma nova forma de fazer a educação acontecer. Onde alunos/as sentem o prazer de ir a escola.
Thomas confirma que criança pode estar onde ela quiser, basta que assuntos possam contemplar eles numa palestra. Olhos abertos e muito esperto. 
Escuta profunda. Estudantes de Serviço Social buscando sempre aprendizado e integração a partir destas vivências coletivas.
Esta manhã esta cheia de muitos assuntos gostoso de ouvir, de partilhar e aprender.
Hoje nosso dia foi voltado as mulheres inspiradoras e isso ajudou muito pois somos parte da história de mulheres que nunca desistem do que acreditamos e estamos sempre caminhando pra que outras possam também caminhar.
Sonhar!!!
Partilhar!!!
Conhecer e reconhecer!!!
Saborear a vida que nasce a cada instante.
Os vídeos nas apresentações enriqueceu muito esta manhã de partilha e experiências exitosas partilhadas nesta manhã com tantas amigos e amigos que aqui estiveram e que juntas construímos uma nova relação.
Para coroar este dia lindo a Gina apresentou os vários prêmios, conquistas e participações que fez com que esta proposta de Mulheres Inspiradoras fossem espalhadas por 15 escolas no DF e várias solicitações feitas pelo Brasil.
São partilhas verdadeiras!!!
Perguntas e respostas. Partilhas e diálogos.
Sonhar!!!Sonhar....
Saber ouvir é escutar o outro e aqui vivenciamos isto.
A turma da cozinha estão a todo vapor para que a deliciosa Feijoada prometida na Campanha do Projeto Investiga Menina esteja a altura das pessoas que fizeram sua doação no Site do Baobá. Quem não veio para comer aqui vai nossos agradecimentos por cada doação feita na Campanha para a realização deste projeto neste ano.
Luzia Aparecida Abranches Bastos que assumiu a fazer a comida no dia de hoje.
Este casal teve uma manhã bem puxada, mas teve ajuda de mais companheiros para que outros pudessem participar o tempo todo da palestra da Gina Albuquerque.
 E depois que a comida ficou pronta todos se juntaram para participar dos debates finais.
Sempre tem alguém trocando experiências. Luiz Carlos Pereira de Oliveira e Claudio Benite estão no café da manhã fazendo esta experiência.
Muita partilha após o fim das falas da Gina Albuquerque
Todos se voltam para ouvir a outra. momento lindo.
Muita escuta!!!Choro de emoção com este momento.
A Palestrante Gina Albuquerque esta concentrada ouvindo a fala das participantes.
Muito bom mesmo este dia.
Sonhar!!! Gina Sonhou e realizou e realiza.....
Mulheres Inspiradoras, resultado de uma caminhada com aluno/as e suas Deusas inspiradoras.
Resultado de um lindo trabalho que começa com uma história de quem sabe o que quer para os alunos e alunas deste país.
Valeu Gina Albuquerque!
Muita emoção.
Certezas!!!
Esperança no amanhã.
Aqui registro algumas mulheres que foram lembradas e que são Mulheres Inspiradoras.


Essas são algumas mas hoje somos tantas....
É muita emoção ver e rever mulheres que continuam nos inspirando...
Vamos lembrar mais algumas...

Veja Carolina Maria de Jesus
Você conhece? Já leu seus escritos?....
Cristiane Sobral...Está bem perto de nós. Conhece? Já leu algum Livro que ela escreveu? Já participou de algum evento com esta mulher?
Maria da Penha. 
Nise
Mulheres (Mães e Jovens)da Ceilândia - DF 
Campanhas
Histórias...
Guerreiras não importa a idade...
...Irena Sendler...
Deuzilia Pereira da Cruz Quilombola Kalunga Guerreira
Gina Albuquerque e Anadir Cezario de Oliveira duas guerreiras 
...Mulheres que geram vida e transforma realidades...
Grandes mulheres que constroem esse país
Emyl Souza Senna Farias  e Sofia Canavarro Benite que já estão construindo sua história de Mulheres Inspiradoras.
Ana Clara Gomes e sua Câmara registrando novas historias
Mulher Negra doutoranda.
Vera Lucia dos Santos Lima Mulher Negra Artesã e Anita Canavarro Benite Mulher Negra Doutora em Química que formas outras mulheres e homens nas áreas de químicas e outras. Coordena o Projeto Investiga Menina e é Coordenadora do LPEQI/Ciata/UFG.  E as duas são ativistas na ONG Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado

...Veja uma criança que inspira...
...desde de Pequena é uma Guerreira Dandara no Cerrado...
Sofia Canavarro Benite é e será essa continuidade de mulheres negras dos tempos novos com outro olhar da realidade vivida por mulheres negras. Grande Menina.
Somos tantas que não irei nominar todas.
Vivência Intercultural em Produção em Ciências na Sede da ONG Dandara no Cerrado.
...Continua com cada uma de nós...