quarta-feira, 22 de maio de 2019

17/05/2019 2ª Oficina: Vivências Interculturais em Produção de Ciências - Colégio Estadual Solon Amaral

O Diretor do Colégio acolhendo a Equipe de trabalho e a palestrante. 

O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e o LPEQI/CIATA/UFG realizou a 2ª Oficina Vivências Interculturais em Produção de Ciências com as Cientistas: Gina Vieira Ponte de Albuquerque e Marcia Maria dos Anjos Mascarenha com Ações do “Projeto Investiga Menina! ”  Apoio: Benfeitoria/Baobá, Movimento Coletivo, Coca Cola no dia 17 de maio de 2019, das 08h às 12h na Sede do Colégio Estadual Solon Amaral.

Amanda (Bolsista) e Gina Albuquerque (Palestrante) aguardam o inicio dos trabalhos do dia. 
Gina Vieira Ponte de Albuquerque: Mestranda do Programa do Pós-Graduação em Linguística, da Universidade de Brasília. Graduada em Letras- Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Brasília É autora e executora do Projeto Mulheres Inspiradoras que foi agraciado com o 4º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o 8º Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação, o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa e com o MEC. Ainda pelo projeto Mulheres Inspiradoras, recebeu também, o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, pelo qual atua como embaixadora, tendo proferido mais de 20 palestras sobre Igualdade de Gênero e Educação em Direitos Humanos em escolas, universidades e centros de pesquisa. É defensora da educação para a igualdade étnico-racial e de gênero e concebe a educação como instrumento de fortalecimento da democracia e para a transformação social

Gina traz em sua fala no primeiro momento a importância do acolhimento de um aluno na sala de aula. e Para ilustrar esta experiência ela trás sua própria experiencia quando criança. 

Os participantes todos muito atentos a fala da palestrante.

Foram vários momentos de muita explicação e emoção quando ela relembra a discriminação vivida na sala de aula e a decisão tomada por ela de ser uma aluna invisível na sala de aula.

 Mas um professora percebeu e a chamou colocando a no colo e deste dia em diante sua história começa uma nova etapa.

 Não dá para contar tudo, mas aos poucos vocês iram pesquisando Cientistas Negras, Mulheres nas Ciências, Mulheres na Educação e vão conhecer melhor esta criança Gina e a história de uma grande professora que sabe acolher crianças discriminadas na sala de aula.

Gina trouxe para sua fala várias mulheres que mudam a história da educação no mundo e convidou todos e todas as alunas a conhecerem esta mulheres inspiradoras.

Falou de algumas e os participantes tiveram contatos com alguns livros que fala destas mulheres inspiradoras em nossas vidas..
Falou também do Projeto que desenvolve e seus resultados no DF e em outros lugares. Foi uma manhã de muita riqueza e dedicação em prol da Educação.
Encerrou sua fala pendido que encontremos caminhos, pois alunos crianças, adolescentes e jovens querem estudar, precisamos encontrar novos caminhos para que eles possam permanecer na escola por amor e não por obrigação. Esse desafios vem junto com a mudanças de novas formas de aprendizagens e acolhimento.


 Marcia Maria dos Anjos Mascarenha: é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (2000), mestra em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2003) e doutora em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora associada da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Engenharia Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGECON). Orienta alunos em iniciação científica (PIBIC e PIVIC), mestrado e co-orienta aluno de doutorado de outro programa. Tem experiência na área de Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Reutilização de Resíduos, Solos não saturados, Erosões e Ensaios de laboratório

 A professora Márcia falou sobre o Projeto "Meninas também fazem Engenharias"
Fez uma linda oficina mostrando o poder solo com uma leitura informativa sobre vários tipos de solos e ao longo da fala foram apresentados aos participantes amostras de vários tipos de solos.

Uma bela demonstração deste momento histórico para os participantes presentes nesta oficina.

Também teve um grupo de estudantes, bolsistas e estagiarias que contribuíram com as oficinas. Na parede do lado de fora ficou uma mostra deste momento de vivência no muro do Colégio.

Aqui outro momento depois que foi explicado e demonstrado como transformar solos em tinta os alunos foram fazer uma pintura livre usado sua criatividade. Foram tantos trabalhos lindos que saíram deste momento.

Muita observação e dedicação!!!

Sorrisos!!! com o resultado obtidos por eles.

 Mais um pouco de fala e Marcia foi para os finalmente de sua fala.
Momentos riquíssimos de aprendizagem.

Veja que lindo o resultado final da oficina.


A vivência foi muito boa com as duas cientistas.