quinta-feira, 9 de abril de 2015

02-03-2015 Oficinas de Capacitação da equipe de Formação de gestores públicos e agentes sociais

A Oficina de Capacitação da Equipe de trabalho com ações do Convênio nº 7829797/2013-SEPPIR/PR com a SMPPIR a qual contrata o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado para prestar serviços de capacitação a partir de uma seleção de currículo e capacidade técnica o que constitui objeto do presente contrato a prestação de serviço por empresa especializada para capacitação dos gestores públicos e agentes sociais através de oficinas com vivências artísticas e culturais a serem desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial.
 Participantes da Oficina: Leomar P de jesus, Watusi Santiago, Ariana Tozzatti,, Janira Sodré Miranda, Clécia Santana dos Santos, Fábia Cristiani Marçal Albino, Marta Cezaria de Oliveira, Marcos Dantas de Souza, Mariana Cunha Pereira, Leonardo Dias Barbosa, Renata dos Santos Caetano, Flávia Simone Araujo, Sheila de Moura Alves, Aletícia M. Carvalho, André Silva Ferreira, Rosinalda C. S. Azevedo, Sonia Cleide Ferreira da Silva, Ana Claúdia Alves Azevedo, Ana Rita Marcelo Castro, Ariandeny Furtado, Marsônia M dos Santos.


  Lanche para os participantes da oficina
 Arranjo da ornamentação do ambiente estava muito característico com o mundo do povo negro
 Nossos símbolos falam por si só!!!!
 Equipamentos utilizados na oficinas: Data Show, fichas, listas de presença, apostilhas.....
 Ariana e Marta Cezaria conversando sobre as fotos do evento.
 Portanto nesta oficina tivemos como Palestrante Janira Sodré Miranda, Professora de Teoria da História e História da África do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro da PUC Goiás. Presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial/Goiás

 Janira inicia agradecendo o convite feito pela Secretária Ana  Rita e ao A ONG Dandara no cerrado. traz para o grupo refletir o caso da Elaine Moura, mostrando o racismo como sistema e como ele opera no mundo. Inicia este momento de sua palestra trazendo o grupo para a realidade histórica do racismo no Brasil com a ilustração de um belíssimo quadro histórico que vem mostrar um pouco esse universo do qual estamos falando.
 A palestra foi muita rica e tivemos vários momentos para interagir durante a fala da Janira Sodré.
 Tivemos momentos de aprofundamento do tema em grupos com textos relacionados a tema proferido durante a palestra.
 Todas as pessoa ficaram atentas a tema aprofundado, pois é a nossa vida, o nosso dia a dia e com essa base teórica que tivemos neste dia  podemos compreender mais como se dá o racismo institucional ao longo dos anos e que é possível revertê-lo do nosso meio.
 O debate foi muito bom e a hora esta passando muito rápida.
 Cada pessoa preencheu uma ficha para que tenhamos os dados das e dos participantes da oficina.
 Foi muito legal ter a Janira Sodré como palestrante nesta abertura da formação, pois ela traz o conteúdo de uma forma leve e com muita sinceridade no processo da desconstrução do racismo institucionalizado na sociedade como um todo.
 Foram várias falas durante o debate e uma complementando a outra.

 Esses momentos de formação são a riqueza e o crescimento das pessoas que acreditam que sempre tem algo a aprender e a compartilhar.
 Estiveram presentes nesta capacitação funcionários da Equipe da SMPPIR, ONGs, entidades do movimento negro, das religiões de matriz africana, Artistas, professoras/es,

 A Secretaria Ana Rita Marcelo de Castro da SMPPIR faz a apresentação da proposta de trabalho e do processo que será feito para que os órgãos de governo possam participar e também como será a participação da Sociedade civil nas oficinas de capacitação.
 Lembra que neste momento teremos 5 encontros de 4 horas e dois ficaram para depois. a equipe deve vir sempre para as oficinas para que tenhamos uma fala coesa e que possam trazer aliados e não intimidá-los ou tirar futuros parceiros na luta contra o racismo institucional.




 Fábia Cristiani coletou as assinaturas e cuidou do registro das fichas para ter os dados dos participantes destas oficinas.