sexta-feira, 29 de outubro de 2021

28-10-2021 Seminário Regional Outubro Rosa


O Seminário Regional feminista na luta contra a pandemia e o momento político atual na vida das mulheres negras aconteceu com representantes das Mulheres da Guarda Municipal,  Mulheres do Coletivo de Comurg, Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Mulheres do quilombolas de Mineiros-GO, Mulheres Negras de Campo Grand - MS,



 ....o evento neste momento de pandemia foi um convite a pensar no coletivo ações, pois sendo online, com muito amor e cuidado, acolhimento e aconchego que nos encontramos no dia 28 de outubro2021 Das 19h às 21h, via google meat. Tudo isso com o apoio da Articulação de Mulheres Brasileiras que nos impulsionam a continuar a trilhar em busca de vida e vida digna. vencendo todas as barreiras e acreditar nos direitos humanos das mulheres e um planeta sustentável com os saberes ancestrais.


Outubro é um mês muito especial, pois todas as organizações de mulheres e de saúde pensar um pouco mais no cuidado com mulheres, especialmente mulheres negras que com as questões de raça, econômica e social tem agravos mais sérios e menos atendimento para prevenir canceres e outros agravos mais sérios sobre a vida das mulheres negras e seus familiares. Também muitas vezes não encontram espaços em seu dia a dia para se cuidar e cuidar de que mais amamos. Sabemos que o SUS é um plano de Saúde para todos, mas deixa a desejar na Saúde da população negra.


O foco deste debate feminista na luta contra a pandemia e o momento político atual na vida das mulheres negras teve como palestrante Doutora Cristina Lopes Afonso -  Secretária dos Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia-GO, Fazendo uma explanação sobre o Câncer de Mana e o novo ciclo pela dignidade menstrual. E a Mediadora da Live Anadir Cezario de Oliveira coordenadora do Núcleo de Promoção e Inclusão Social da Comurg, Conselheira Municipal de Assistência Social, Conselheira do Conselho dos Direitos da Mulher de Goiânia, do Conselho Diretor da ONG Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado 

As falas iniciais foram uma avaliação do dia anterior onde a maioria desta mulheres participaram do evento no Paço Municipal  com um Lançamento de uma campanha permanente sobre o Câncer de Mana para mulheres e homens buscando prevenção permanente  e acompanhamento desta nova politica pública lançada junto com a Secretária de Saúde e a Universidade Federal. As mulheres presentes gostaram muito deste dia e estão cheias de esperança e percebendo que é muito importante estar em um coletivo que pensam em todas as mulheres e especialmente as trabalhadoras da Comurg.


Então,  refletir e pensar possibilidades que possamos trilhar na vida com saúde e dignidade, Conhecendo e entendendo como podemos fazer acontecer esta experiência no Coletivo de Mulheres da Comurg, com as Dandara no Cerrado, com o movimento feminista que nos conclama a estarmos atentas a realidade de muitas mulheres negras que não conseguem ter acesso a saúde e nem tem planos de se cuidando bem de sua saúde e dos seus


A palestrante Doutora Cristina trouxe conceitos e a da importância de todo diagnósticos sobre essa doença e o processo de mutações e transformação do câncer nas mulheres. Reforça o diagnóstico precoce. fala do Exame, do auto exame, da mamografia e ainda lembra sobre as cadeirantes neste processo. Trouxe as estatísticas de que em cada 4 mulheres 1 tem câncer. Falou sobre as politicas públicas para o tratamento do Câncer e colocou a Secretaria de Direitos Humanos a disposição nesta jornada.  

As participantes também partilham muito. Fizeram perguntas. Outras só ouviram e agradeceram este momento de muito aprendizado, partilhas e acolhimento e que estes momentos de formação e encontros devem continuar, pois enriquece e fortalece muitas mulheres.
Ana José Alves -Mulher Negra de Campo Grande e também gestora dá sua contribuição lembrando que estamos em maioria neste momento falando de gestão governamental e que todos os debates nos lembra o Outubro Rosa Choque, que é a necessidade de pensar as politicas publicas de saúde na vida das mulheres negras e que inicia sempre partindo da Anemia Falciforme, Miomas, problemas de pressão, Diabetes Mielites e outros agravos com dito anteriormente.  Que somos poucas mas com uma caminhada de resultados e que isto nos leva a continuar na luta. Anadir lembra que estamos envelhecendo ou quase aposentando. Portanto as novas que chegam tem que abraçar estas políticas para dar continuidade as esses anos de luta.