quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

10-02-2022 Visita de Thema Cruz na Sede da Dandara no Cerrado


No dia 10/02/2022 recebemos na Sede da Dandara no Cerrado a visita da primeira-dama de Goiânia, a senhora Thelma Cruz, que conheceu um pouco mais sobre o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, sua história de formação, ações e projetos em andamento, como o @investigamenina, o @p.afrocientista e a Farmacinha Popular.

Em uma tarde cheia de prosa, a primeira-dama firmou parcerias e traçou novos rumos junto às Dandaras.


Anadir Cezario acolhendo a Thelma Cruz na entada da Sede da ONG

Maristela Camargo e Rosangela Di Biagi fazendo a acolhida das pessoas que chegam para este momento de vivência e partilha de vida. de sonhos, esperança na caminhada. Deuzilia acolhendo a nossa companheira Lurdinha.

Dialogando e apresentando a Dandara no Cerrado

Dialogando sobre a vida

Marta Cezaria e Deuzília Pereira Cruz  apresentando e falando sobre nossos produtos  produzidos pela ONG temperos, geleias e licores para ajudar na sustentabilidade da ONG.

Aqui a 1ª Dama conhece um pouca a história do Grupo olhando e folheando o Livro Mulheres Negras do Brasil de Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil, 2007 o qual traz uma pequena memória de quem somos neste país e onde estamos.

Ainda apresentando a ONG

Dandaras fazendo a doação de uma camiseta símbolo de compromisso com a caminhada das mulheres negras em Goiânia.

Na cozinha espaço de acolhimento e celebração de compromissos com a realidade das mulheres, pois os direitos humanos tem sido desafiador para nós.

dialogando ainda na cozinha.

Muitas memórias.


Iniciamos a conversa em torno da mesa expondo nossos desafios e tentando buscar juntas as saídas que foram conversadas quando recebemos a Cessão de Posse da Área no Residencial Santa Fé II.
Foram muitas falas e muito acolhimento na explanação de nossas propostas e projetos.

Estiveram presentes neste momento da visita as seguintes pessoas: Thelma Cruz, Anadir Cezario, Deuzilia Pereira da Cruz, Rosangela Di Biagi, Ana Clara Gomes, Maristela Camargo, Maria de Lourdes Peres. Marta Cezaria, Sandrine Sara, Diego Barbosa Dias, Flavia Modesto...

Escuta. Observação e partilha.

Olhar concentrado e expectativas.
Mesa lugar onde as ideias circulam e se articulam.

Troca de saberes e sonhos!
Registrando este momento.


Despedidas
registrando a presença no livro da sede o qual vai construindo a história de quem passa por aqui para conhecer a Dandara no Cerrado. essa é a primeira vez que recebemos em nossa sede a visita de uma Primeira Dama.
A Luta Continua......



 

11-02-2022 Reunião com a Secretaria Municipal de Póliticas para as Mulheres

 




Realizamos no dia 11 de fevereiro de 2022, uma reunião com a Secretária de Políticas para Mulheres, Tatiana Lemos, para planejar a inauguração do novo terreno que será a sede do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, depois de 11 anos de espera e luta acreditando que sonhos são possíveis de serem realizados.

A reunião teve como objetivo a busca de parceria para as ações do Dia Internacional da Mulher junto a secretaria e as Dandara no Cerrado.

 

O evento está previsto para março e se firma como fruto de uma longa luta para a construção de um lugar que se destina a articular ações de formação, capacitação e divulgação de conhecimentos sobre a população negra e, principalmente, das e para as mulheres negras.

 

Vem novidades por aí no mês da Mulher!

 

Em breve divulgaremos a data e horário desse acontecimento.

 

12-02-2022 Roda de Conversa "Dandaras em memória e movimentos"


Marta Cezaria de Oliveira e Deuzília Pereira da Cruz abriu a 1ª Roda de Diálogos Culturais, resgatando as memórias das Dandaras e a trajetória do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. O Grupo é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, sediado na cidade de Goiânia, estado de Goiás, que promove ações de incidência social há cerca de 30 anos, em combate ao racismo e às várias violências contra mulheres. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Arte e Cultura em Direitos Humanos Aldir Blanc - Concurso nº 16/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura - Governo Federal.



Portanto com sua presença conhecemos um pouco sobre essa a trajetória do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, a partir de testemunhos de várias companheiras. Com o vídeo “Trabalhando Sonhos’” revivendo um pouco quem somos, para que existimos e os nossos sonhos futuros.




Foi uma manhã de muita partilha, emoção, esperança e a realidade vivenciada nos impulsiona a continuar caminhando trilhando o caminho da trajetória ao longo destes anos em 1001 – Ervas & Sabores, Mulheres Negras Construindo a Consciência Cidadã, resgate da autoestima, 25 de julho Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, Saúde da população negra, Negra que te quero Negra, resgate cultural da cidadania das mulheres negras, Produção Coletiva Dandara no Cerrado, Projeto Ciranda - Roda das Mulheres Negras Dandara com as Comunidades Quilombolas, Mulheres Quilombolas: Protagonismo e Práticas Sustentáveis para geração de Renda, Aruanda - liberdade e autonomia para as mulheres em Goiás, Caravana minas do Rosário- mitos do Brasil Central, Ifaradá: Resistência e direitos Humanos, Mulheres que Transforma Lixo em Lucro, Investiga Menina!

Aqui você pode conhecer um pouco desta história: https://www.youtube.com/watch?v=E4SrSrn9ClA&t=304s

 Aqui está um pouco do que experimentamos enquanto ONG que lutam para combater a violência contra as mulheres acreditando que é importante assegurar geração de trabalho e renda, moradia, estudos e acolhimento. Assim a auto estima nos impulsiona para continuar trilhando em prol dos direitos humanos das mulheres.