quinta-feira, 7 de março de 2013

8 de março 2013 - Vamos expressar através de nosso corpo nossa luta e resistência



 
Caríssimas,

Segue um quadro do processo de construção do 8 de março em vários estados.
Mais uma vez vamos ocupar as ruas e o mês de marco  com virada feminista, caminhadas, exposições, danças,  oficinas, palavras de desordens,  e até com um delicioso cozido com pirão, carne e verduras lá do Calafate que vai dar mais sustância e energia nas atividades e com nossas bocas que não se calam .
Vamos estar com todas as nossas formas e jeitos e querendo todos os direitos
Vamos estar exigindo dos governos políticas e serviços
Vamos denunciar o modelo desenvolvimentista e a criminalizaçao dos movimentos sociais
Vamos expressar através de nosso corpo nossa luta e resistência
Vamos, loucas que somos, para as estações dos metrôs, para as rodoviárias
Lançaremos livros e bradaremos o grito da PARIDADE JÁ!
Denunciaremos as atitudes conservadoras e fundamentalistas dos novos governos municipais e os retrocessos em relação a democracia participativa e representativa
Denunciaremos a falta de orçamento para efetivaçao das políticas voltadas às mulheres
Lançaremos dossiês, denunciaremos o crescente índice de violência contra nós mulheres exigiremos a implementaçao da LMP;
Vamos estar com nosso feminismo dizendo não aos fundamentalismos, ao machismo, ao racismo, a lesbofobia, a violência
E dizendo sim   -   ao Fortalecimento do Feminismo
                              -   ao Estado Laico
                              -    a construção de uma sociedade democrática e justa e
                              -    a Conquista da Liberdade para todas as mulheres.
Parabéns a todos os agrupamentos, movimentos, coletivos, ONGs, organizaçoes, grupos que estão construindo o 8 de março.
Viva Nós, Viva as Mulheres!
Eu avisei, vou repetir,  AMB está aqui!
Fundamental somos nós, nossa luta e nossa bocas que nesse 8 de março e sempre denunciaremos as violações dos nossos direitos!

abs
Nilde Sousa
Sec Executiva AMB


Estado/
Agrupamento
Processo organizativo do 8 de março


DF
Realização: Fórum de Mulheres do Distrito Federal e Entorno (FMDF)
Quem já tá nessa: Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Blogueiras Feministas, Central das Religiões de Matriz Africana do DF (Afrocom), CFEMEA, Cidadãs Positivas, Intervozes, Marcha das Vadias DF, Pretas Candangas, Promotoras Legais Populares (PLPs

Virada Feminista contra os fundamentalismos
É tempo de cantar! De bailar, de gritar, de amar, de revolucionar. Tempo de dizer chega!, para esse mundo de machismo, racismo, homofobia, classismo e fundamentalismos! De transformar nossa realidade e construir uma sociedade livre de opressões. Somos muitas vozes, muitas cores, muitos ritmos, várias crenças. Se você vai - ou gostaria de - realizar alguma atividade em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, junte-se aos movimentos feministas e de mulheres do Distrito Federal.


BAHIA
– Coletivo de Mulheres do Calafate/Grupo de Mulheres da Jaqueira do Carneiro
O Coletivo de Mulheres do Calafate articulado na Rede Social do Calafate e o Grupo de Mulheres da Jaqueira do Carneiro (comunidade vizinha) estará realizando a II Caminhada das Mulheres.
AS BOCAS DAS MULHERES DO CALAFATE E JAQUEIRA DO CARNEIRO NÃO SE CALAM!!!!
 - Café da manhã, arrastão com percussão, carro de som com palavras de desordem, bruxinhas, alegria, irreverência e um delicioso cozido (pirão, com carnes e verduras) marcarão a caminhada das mulheres do Calafate e Jaqueira do Carneiro - 
 "Eu já falei, vou repetir, a AMB está aqui" Do Calafate para o mundo!!!
 Quem estiver em Salvador está convidada.......o sol está lindo e vai brilhar nesse dia!!!!!!


Goias/
Fórum Goiano de Mulheres
O FÓRUM GOIANO DE MULHERES já realizou cinco reuniões de preparação ao 8 de março.
O Fórum realizará 06 atividades, mais as atividades coletivas que vão para a programação unificada do Março Mulher.
O Tema trabalhada pelas compas de Goiás é : MULHERES: TODAS AS FORMAS, TODOS OS JEITOS, TODAS AS LUTAS, TODOS OS DIREITOS!
A questão do fundamentalismo é mesmo muito importante e estão construindo uma nota pelo Estado Laico, uma vez que foi criada uma secretaria de assuntos religiosos  ligadas a igreja universal do reino de Deus. 
O Fórum está confeccionado chapéus da AMB para dar visibilidade e identificação durante as ações.


PATOS

Farão caminhada pela principal rua de Patos para chamar atenção da gestão municipal para implementação dos serviços como a secretaria da mulher que foi implantada em 2012 e implementação... a construção de centro de referencia, seminário regional de enfrentamento à violência contra a mulher.

PARÁ
FMAP, AMB,

Coletivo que está organizando 8 de março unificado:
FMAP/AMB, Coletivo Marias, Juntas, MST, FASE, MMM, FMRU, ABL – jovens + Pará, AISFAIO, RECID, UMB, mulheres do PSOL, SDDH, CRP,CMB, MLA, Mocambo, Mamep, Gmb, MMT, Só Direitos, MML,
O FMAP e AMB realizaram várias reuniões para discussão do 8 de março e fizeram chamamento para outras entidades/movimentos para construção de um 8 de março unificado.
Mote: “Nossa Boca é fundamental contra os fundamentalismos”
Carater: de luta, resistência, denuncia – resistir e incidir
- Incidencia sobre o município - pauta
  Março de Lutas
Ação Unitária – Caminhada no dia 08 de março pelas ruas de Belém. A caminhada será organizada em 04 alas trabalhando o mote contra os fundamentalismos, com denuncias,  reafirmação das lutas feministas e conquistas
Ala 1: Autonomia, Estado Laico e Direitos Humanos- com a discussão sobre autonomia e liberdade , aborto, projeto "cura gay", prostituição, racismo, homofobia, , intolerância religiosa ,tráfico humano, trabalho escravo
Ala 2: Feministas em luta pela saúde integral e contra a violência a mulher: Mortalidade materna, violência obstétrica, saúde mental, feminização da aids, política de saúde da mulher, alto índice de violência contra a mulher , Lei Maria da Penha.........
Ala 3:  As mulheres, o Modelo de Desenvolvimento e as Políticas Públicas: Justiça sócio- ambiental, criminalização dos Movimentos Sociais, Trabalho, Reforma Urbana, creche, agroecologia e soberania alimentar, reforma agrária.
Ala 4:  Mulheres nos Espaços de Poder: Reforma Política, Espaços de Poder, Homenagem às Mulheres que contribuiram com a luta de emancipação política e social e mulheres revolucionárias.
Agenda:
Dias 05 a 09/03/2013 - Mostra de cinema  - “As Mulheres e a ‘Arte’ de Viver”.  Exibiçao de filmes e debate – temas abordados: gênero e geração; gênero e sexualidade e saúde mental; mulher e política; mulher brasileira e a luta pela vida na ditadura
05 a 07/03 – II Encontro das Mulheres do campo e da Cidade – Marias e MST
Dia 06/03 – Lançamento do livro : Mulheres Negras na Primeira Pessoa – AMNB e Calendário CEDENPA
06/03 -Roda de Conversa: Tráfico, Migração e Prostituição –Mulheres em Movimento/Só Direitos
07/03 - Debate  - Violência e rede de serviços – DCE/UFPA


Ceará –
Fórum Cearense de Mulheres


















































Movimento Ibiapabano de Mulheres – MIM
Na semana do 8 de Março, o Fórum Cearense de Mulheres lança a exposição Corpos que Falam. A exposição apresenta fotos em que os corpos das mulheres se expressam como forma de luta e resistência feminista - ao patriarcado, ao capitalismo, ao racismo, a lesbofobia e, no contexto atual, aos vários fundamentalismos e conservadorismos que buscam oprimir e controlar o corpo e a vida das mulheres.
Hoje, mais que nunca, minha boca, tua boca, nossas bocas são fundamentais contra os fundamentalismos!
A exposição acontecerá no Restaurante Dona Chica, de 6 a 22 de março de2013

Em demanda do Fórum Cearense de Mulhere e demais movimentos de mulheres é realizada a audiência pública sobre “Mulheres e direitos reprodutivos”, em resposta ao projeto de lei que institui a marcha pela vida e contra o aborto, de autoria do atual presidente da camara.

Para o dia 8 de março está sendo preparado um grande ato “unificado” e as mulheres do FCM estarão na ala “Contra os fundamentalismos” denunciando como nossa boca é fundamental para garantir nossos direitos.
Dia 9, estaremos na comunidade quilombola de Águas Pretas em Tururu, com mulheres de lá, da comunidade de Conceição dos Caetanos (também de Tururu), de Alto Alegre (Horizonte) e do grupo Criarte do Parque São Vicente (Fortaleza) e do FCM...a atividade é referente ao 8 de março e aproveitaremos para lançar a publicação da AMNB, "Mulheres Negras em Primeira Pessoa".

O  MIM vai realizar Seminários sobre o Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres e sobre a LMP,  nos 06 dos 08 municípios que compõem a região.
O MIM iniciou uma Campanha pela criação da Delegacia dos Direitos das Mulheres que há 09 anos reivindicam  junto aos governos do Estado. Estão também com abaixo assinado nas ruas, reforçando a pressão já que o atual governo se comprometeu a "instalar 08 Novas Delegacias das Mulheres no Estado", e estão reivindicando que uma delas seja na região.
Nos Seminários pensam em reforçar a simbologia das BOCAS e trabalhar a questão dos Fundamentalismos que têm sido determinantes na naturalização da violência contra nós mulheres! Vamos incorporar essa proposta e enriquecer nossa atuação!!

TO
Casa 8 de março
Programação :
6 de março: 9 horas - programação com as mulheres do MST, no
acampamento Sebastião Bezerra
7 de março: 9 horas: sessão solene na Assembleia Legislativa
                 14 horas - UBS da 307 norte - palestra com as
mulheres da comunidade
                  17 horas - CRAS da Arse 122 - palestra com mulheres
do MNLM e da comunidade da Arse 122
8 de março: 9 às 17 horas: ação global promovida pelo FórumAMT, Casa
Oito de Março em parceria com a SEMUS e com estudantes de direito da
UFT: atendimentos de saúde, beleza, informações, distribuição de
material de prevenção, roda de conversa sobre a campanha contra os
fundamentalismos e grande brechó.
8 de março: 20 horas: confraternização na praia das Arnos pelos 15
anos da Casa Oito de março.
Roda de conversa sobre a campanha contra os fundamentalismos.
16 de março - 14h - Oficina sobre a Lei Maria da Penha com estudantes
de direito - Grupo Mandala e PLPś
23 de março - 14h - Seminário aberto sobre a Lei Maria da Penha -
Escola de Tempo Integral Pe Josimo.   Grupo Mandala e convidad@s da Rede



AMB – RIO
As compas da AMB-Rio informam que vão fazer um 8 de março lindo e atuante!!!
No dia 08/03 pela manhã estarão no Mercadão de Madureira com as mulheres da AMUCANTI e as Loucas de Pedra Lilás!!!
Na  parte da tarde, vão  para diversas estações do metrô e do trem com performance  "Ovelhas rosas da família" que estão ensaiando com as Loucas de Pedra Lilás.

No dia 09/03 – a atividade será no Morro da Coroa com as compas Bordadeiras da Coroa que estarão inaugurando sua nova casa!!!

No dia 10/03 estarão no Morro do Vidigal tb com as Loucas...
Durante o mês de março terão em Cabo Frio, Rio das Ostras, e Buzios .


MA
Fórum de Mulheres do Maranhão
Programação:
Dia 04 - Palestra Mulher e poder – Lançamento livro Gênero Política e Poder
Dia 07 - Audiência Mulher no Legislativo
              Mesa Redonda: Sexualidade, Gênero e Feminismos

Dia 08 - Mesa Redonda: Mulheres na Política: compromissos com a luta por mudança e Igualdade de Gênero
- Palestra-  Participação das Mulheres no Poder: a paridade de gênero nas eleições do PT
- Controle Social e Políticas Públicas: Saúde da Mulher e os compromissos do Estado e Municípios  - Atividade realizada pela Coordenadoria da Mulher 
- Performance Espelho de Vênus – Grupo NAFEM

Dia 14 - Audiência Pública com Secretaria Municipal da Mulher
Tema: Hospital da Mulher ( São Luis)
- Mulheres no Movimento sindical e as relações de gênero: prioridades para 2013 
Dia  19 - Pesquisas Mulher e Relações de Gênero: desvendando dados da realidade das mulheres na educação, política e situação da violência


Espirito Santo

Fórum de Mulheres do ES e mais 25 entidades










Os temas  levantados são: Pela  fim da violencia contra   as mulheres, a internação compulsória(exterminio da população de rua na região metropolitana da Grande Vitória), as   politicas públicas para mulheres e o plano Estadual dos Direitos Humanos.
O cenário de retrocesso dos novos governos municipais; conservadores e fundamentalista tomaram atitudes  fechando  os  poucos organismos municipais de políticas para as mulheres e omissão do governo estadual  na situação crescendo de homícidios de mulheres vítimas de violência doméstica.

DIA 03 DE MARÇO
Tema 1- Plano estadual de  DIREITOS HUMANOS E AS  POLITICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES
TEMA 2- DIALOGO SOBRE MULHERES E A  INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA*
(Entendemos  que precisamos acumular esse debate, a  partir  da  nossa  analise)

DIA 08 DE MARÇO-
Ato político na principal Praça da cidade de Vitória - Praça Costa Pereira: intervenções teatrais, tribuna livre, marcha fúnebre,  distribuição do jornal BOCA LILÁS pela  ruas e comércios, exibição de vídeos, apresentações  culturais.
-Também haverá atividades de  mobilização nos bairros com oficinas,  roda-de conversas nas organizações,  grupos de mulheres, escolas, durante  todo o mês de março.


PE
Forum de Mulheres PE/AMB
Ato Unificado no 8 de março  - FMPE, AMB, Via Campesina, UBM, CUT, Marcha, trabalhadoras domésticas, MTC, dentre outras...
 Atividades:
- Passeata
- Lançamento de Dossiê sobre a vida das mulheres em Pernambuco e rodas de conversas com mulheres, em Recife.
- Documento para gestão estadual







PB
Roda de Conversa sobre conservadorismo e criminalização das mulheres – João Pessoa.

Ato Público na Praça Clementino Procópio marcará
o Dia Internacional da Mulher em Campina Grande-PB

Um ato público, na Praça Clementino Procópio, vai marcar o Dia Internacional da Mulher em Campina Grande, comemorado na próxima sexta-feira, 08 de março. O Ato tem como tema a denúncia de todas as formas de violência contra a mulher.

Durante o ato as entidades vão coletar assinaturas para um abaixo-assinado exigindo a abertura da delegacia da mulher nos fins de semana e feriados. O abaixo-assinado será entregue as autoridades de segurança pública junto com um documento contendo estatísticas de casos recentes de violência contra a mulher na Paraíba. Haverá a panfletagem com mensagens e dados sobre o tema, além da exposição de faixas e cartazes sobre o tema.  
O ato está sendo organizado por : Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba/Articulação de Mulheres Brasileiras, Grupo Flor e Flor: estudos de gênero/UEPB, Centro de Ação Cultural (CENTRAC), Associação das Trabalhadoras Domésticas, União Brasileira de Mulheres-CG, ONG Menina Feliz, Diretório Central dos Estudantes da UEPB e da UFCG. Apóiam o ato: SINTAB, Centro Acadêmico 8 de Março/Serviço Social/UEPB,Grupo de Apoio à Vida (GAV), PROAMEV, Menina Feliz, CIPMAC, Movimento Negro, Associação dos Homossexuais de Campina Grande




















Está faltando o seu informe – estamos aguardando