domingo, 3 de novembro de 2013

Goiânia cria o Comitê Saúde da População Negra

 A maioria da população brasileira é negra. Portanto, a PNSIPN é uma proposta para a maioria da população brasileira.
A PNSIPN é uma proposta para o SUS!
É preciso eliminar o racismo!
É preciso uma nova gestão para o SUS: racismo faz mal à saúde!
 EXISTEM DOENÇAS QUE SÃO EVITÁVEIS
EXISTEM COMPLICAÇÕES DE DOENÇAS QUE SÃO EVITÁVEIS
EXISTEM MORTES QUE SÃO EVITÁVEIS 
No entanto desigualdades no acesso às diferentes formas de prevenção, aos serviços de saúde e a profissionais capazes cuidar de nossa saúde sem pre-conceitos tem como resultado:
MULHERES NEGRAS TÊM MENOS ACESSO A EXA-MES PREVENTIVO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA;
MULHERES NEGRAS RECEBE PIORES CUIDADOS NA GRAVIDEZ E NO PARTO;
MULHERES NEGRAS MORREM MAIS E MAIS CEDO QUE AS MULHERES BRANCAS POR DIFERENTES CAUSAS;
Mulheres negras são vítimas de racismo no SUS.
Para mudar esta situação, a luta de negras e negros fez com que se criasse a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra/ PNSIPN com o objetivo de:
Enfrentar o racismo e suas consequências para a saúde de mulheres e homens negros;
Eliminar o racismo institucional no SUS
Cuidar, com qualidade, da saúde da população negra
Faz 7 anos que a PNSIPN foi criada. Mas até agora os gestores do SUS não colocaram esta Política em ação, o que evidencia a força do racismo institu-cional no Sistema Único de Saúde

27 de outubro: Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes




 Dados de triagem neonatal apresentam que aproximadamente 3500 crianças brasileiras nascem com doença falciforme todo ano, tornando a Anemia Falciforme a doença genética de maior incidência no Brasil. No entanto é desconhecida pela maioria dos profissionais da saúde, o teste do pezinho (exame que indica a doença) não é realizado em todas as maternidades e hospitais.
(Saiba mais: http://www.cehmob.org.br/downloads/escola.pdf).
O racismo e a discriminação fazem mal à saúde!
Saúde da População Negra é direito. O Estatuto da Igualdade Racial imprime força de lei à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Saúde da População Negra é direito, é lei. Racismo e discriminação fazem mal à saúde. Mobilize-se. Levante essa bandeira
 Representantes da Sociedade Civil e governo em Goiânia se unem para esta luta
 0 Café da manhã foi a caráter.
 As mulheres gestoras, sociedade civil e conselho se unem nesta campanha no Mês da Consciência Negra


27 de outubro: Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

Veja quais as principais doenças causadas pela anemia falciforme e como ela pode ser detectada nos primeiros dias de vida.


A doença falciforme é uma alteração genética, caracterizada pela má formação das hemoglobinas A dos eritrócitos. Entre as doenças falciformes, as mais freqüentes são a anemia falciforme (HbSS), a S talassemia ou microdrepanocitose e as duplas heterozigoses, HbSC e HbSD, sendo que anemia falciforme é a mais grave e a mais comum desse grupo. Os principais sintomas resultam da dificuldade de os eritrócitos com hemoglobinas mutantes exercerem seu papel no transporte de gases pelo organismo e, entre eles, estão as crises dolorosas, principalmente, nos músculos, ossos e articulações; inchaços dolorosos na região dos  tornozelos e punhos, principalmente no início da vida; anemia crônica, devido a destruição dos erirtócitos e icterícia.
Você sabia que a Anemia Falciforme é umas das doenças que mais afeta a população Brasileira ?
Devido à grande miscigenação do Brasil e, em especial a Bahia, a doença falciforme, assim como outras doenças genéticas, puderam se estabelecer e passar adiante sua informação genética.

A doença falciforme teve origem na África e hoje pode ser encontrada em todos os continentes devido, principalmente, à disseminação de africanos no período escravocrata. No Brasil, a imigração de negros africanos foi muito intensa, principalmente na Bahia, o que justifica a elevada presença de portadores da doença e pessoas com o traço falciforme - aqueles que têm um dos genes mutantes para a doença, mas não suficientes para a sua manifestação. Mesmo sabendo que o Brasil, principalmente a Bahia, recebeu muitos negros africanos portadores da doença falciforme, ela não ficou restrita a eles. A miscigenação intensa foi responsável por espalhar entre os integrantes das mais diversas etnias essa patologia e, sendo assim, pode ser encontrada em negros, caucasianos, asiáticos e indígenas.
Doença falciforme “se pega”?
A doença falciforme é passada através da herança genética, não se pega por contato, transfusão ou contato sexual. A herança é passada dos pais aos filhos, através dos genes, contidos no DNA. Recebemos a metade de nossa herança genética do pai, através do espermatozoide e, a outra, da mãe, através do óvulo. Estas metades se unem durante a fecundação, compondo a informação genética da criança. 
Indivíduos portadores contêm apenas uma carga genética modificada, denominada traço falciforme. O traço falciforme não é uma doença. Significa que a pessoa herdou de um dos seus pais o gene (DNA) para a hemoglobina A e do outro, (DNA) da hemoglobina S, ou seja, ela é AS. As pessoas com traço falciforme são saudáveis e, portanto, não precisam de tratamento porque a doença não se manifestará.

A anemia falciforme tem cura?
Estudos recentes com células-tronco demonstraram bom prognóstico para o tratamento da anemia falciforme, porém o risco ainda é grande e ainda está em fase experimental. Outras condutas terapêuticas ainda estão sendo estudadas, como a hidroxiuréia.

O diagnóstico da doença é realizado através do teste do pezinho na primeira semana de vida. Para crianças acima de quatro meses de vida, jovens e adultos, o diagnóstico é realizado mediante exame de sangue e eletroforese de hemoglobina, disponibilizado no SUS. As pessoas portadoras da doença falciforme devem procurar o serviço de referência, hemocentros ou hospitais públicos para que possam ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, a partir do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O seu tratamento ainda está em estudo e, desta forma, os centros de saúde buscam minimizar os sintomas, instruir e dar suporte psicológico aos portadores e familiares para uma melhor qualidade de vida. 


Liga Acadêmica da Doença Falciforme (LADF) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) /


Texto elaborado pelos acadêmicos: 
Aline Taranto Carletto – Estudante de Biomedicina e Diretora de Marketing












 Mesa das autoridades

 Fala das autoridades























Fórum de Eleição dos Representantes da Sociedade Civil no CEMASGyn

 O Conselho Municipal de Assistência Social de Goiânia - CMASGyn, em consonância com as normas legais em vigor, deflagrou o processo Eleitoral (2013 – 2015), através da resolução nº 056 /2013. A renovação do quadro de representantes da sociedade civil no CMASGyn reveste-se de uma importância inquestionável neste momento, para buscar a garantia de maior qualidade no desenvolvimento da Politica de Assistência Social no Município de Goiânia.
A comissão Eleitoral legalmente constituída, está buscando alternativas para conseguir a participação das entidades inscritas no CMASGyn e neste sentido convido a V.S.ª, a participar da programação que culminará com a escolha dos membros representantes da sociedade Civil no CMASGyn, com a seguinte programação:
1- Fórum de Capacitação das entidades de Assistência Social, aconteceu no dia 10/10/2013, das 09h00min ás 17h00min na Av. Meia Ponte, nº2748, Setor Canta Genoveva, no Auditório da CONAB.


2- O Fórum de Eleição dos Representantes da Sociedade Civil, aconteceu no dia 31/10/2013 das 14hs ás 17hs, no Auditório do SESI-FIEG, á Av. Araguaia, nº 1544, Edifício Albano Franco, Setor Vila Nova.

A habilitação para o processo Eleitoral de acordo com as normas legais
Em vigor são: efetivarem suas inscrições ao pleito de 2013 a 2015, conforme edital publicado, através de oficio endereçado a Presidente da Comissão Eleitoral, que estejam em pleno exercício de suas atividades, tendo sua situação regularizada e atualizada neste Conselho.
Contamos com sua valiosa participação nos dois eventos pela importância de ambas, pois são complementares, fundamentais para a construção e consolidação da Assistência Social enquanto Politica Pública – direito do cidadão e dever do Estado.
  Representantes do Grupo Dandara no Cerrado e  Psicologia
  Representantes do Grupo Dandara no Cerrado, PUC Goiás e  Psicologia







 Comissão organizadora






 Aguardando o inicio do processo da Eleição







 Representantes da Sociedade Civil




 MESA DA ELEIÇÃO
 LEITURA DO REGIMENTO.