terça-feira, 14 de agosto de 2018

11/08/2018 III Vivência Intercultural do Projeto Investiga Menina! ma Sede da ONG Dandara no Cerrado

Evento: III Vivência Intercultural com o Investiga Menina!
Data: 11 de agosto de 2018
Local: Sede da ONG Dandara no Cerrado
Nº de participantes: 66 pessoas que assinaram a lista de presença

Pós-doutora Joana D'arc Félix de Sousa, PhD em química pela Universidade de Harvard, 82 prêmios por seus projetos e pesquisas nas ciências; Anadir Cezario de Oliveira, Assistente Social,  Coordenadora administrativa e Financeira da ONG Dandara no Cerrado, Ana Maria Canavarro Benite (Anita) Doutora em Química, presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores Negras e Negros (ABPN), Professora da UFG, Coordenadora do LPEQI e Coletivo Ciata, Integrante da ONG Dandara no Cerrado e coordenadora do Projeto Investiga Menina!; Doutora Jaqueline Civardi, professora de Matemática e Educação Inclusiva na Universidade Federal de Goiás-UFG; Wanessa Ribeiro dos Santos, Estudante de Serviço Social pela UNOPAR participando da III Vivência Intercultural do Projeto Investiga Menina!


Renaldete Pereira dos Santos, mulher quilombola Kalunga participando deste momento histórico na sua caminhada ao lado de cientista tão renomada como Joana Felix e Jaqueline Civardi.


Gustavo Augusto A Faustino feliz por ver como Joana D'Arc Félix de Sousa, superou a falta de estrutura, a fome e o preconceito para se tornar cientista, PhD em química pela renomada Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

Acolhida na chegada da ONG e assinatura da presença

Acolhida da Jaqueline Civardi na Sede da Dandara no Cerrado pelas coordenadoras do Projeto Anita Canavarro e Marta Cezaria falando da alegria de saber que ela esta também nesta caminhada da luta pela inclusão de pessoas negras e outras na área das ciências.

Rita de Cassia Araujo, Integrante da ONG e do Projeto Mulheres que transforma lixo em lucro fazendo a acolhida na Sede da Dandara no Cerrado e coletando as assinaturas.

Joana D'arc Félix de Sousa, e Anadir Cezario de Oliveira registrando este encontro fraterno com a Cientista que inspira muita gente na sua caminhada.

São momentos muito marcante na caminhada de cada uma presente neste evento.

Dia produtivo, estou muito feliz por ter a oportunidade de partilhar de vivências motivadoras como á dessas mulheres. Agradeço ao grupo Dandara No Cerrado, pela oportunidade e pela acolhida.


Doutora Jaqueline Araújo Civardi, professora de Matemática e Educação Inclusiva na Universidade Federal de Goiás-UFG, com Renaldete Pereira dos santos, jovem quilombola Kalunga que sente muito a vontade neste dia de hoje com a presença de tantas pessoas negras para ouvir as duas cientistas. Grande aprendizado. 
Anita Canavarro e Marta Cezaria dialogando com Jaqueline Civardi sobre a importância deste momento de vivência intercultural na Sede da ONG Dandara no Cerrado o qual se dá dentro de momento uma formação a todas as pessoas que querem participar deste processo coletivo e no Colégio Estadual Solon Amaral ele é mais voltado para aquela comunidade escolar.
Joana D'arc Felix de Sousa fazendo uma foto para o Jornal O Popular na Sede da ONG.
Marta Cezaria trocando umas palavras com Joana D'arc enquanto vamos para mais uma tarefa de gravação no quintal da Sede da Dandara no Cerrado.


Como todas e todos querem registrar um pouquinho desta história, vai aí mais uma foto dela com seu sorriso amigo.
Agora ela fala para as ações do Investiga Menina!

Anita Canavarro apresenta as cientistas negras Joana D'arc Félix e Jaqueline Civardi

A platéia esta todos atentos a cada fala nesta vivência

Joana tem muita coisa para falar neste dia e as participantes estão todas atentas a cada fala da cientista.

Nem precisa escrever é só ver o que foi dito.
Essa turma é muito animada e estão aproveitando as falas das cientistas.

...investimento na educação é sinal de eficiência...

Olhares!!!

Sentimos neste encontro que juntas e no coletivo é possível construir novas possibilidades com o pouco que temos em mãos, mas o saber é o maior prêmio que cada um recebe.

Aqui somos muitas e muitos e podemos fazer mais, pois a universidade deve estar a serviço para poder ir fazendo a transformação social e surgir novos caminhos, novas possibilidades.
Sonhar é possibilidade de realização do sonho.

É bom ver pessoas buscando cada dia o sabor das ciências exatas que torna a vida bem próxima e mais leve. a comunidade negra representada por este momento da vivência intercultural só tem a agradecer tudo que vimos e ouvimos.
Jaqueline Civardi fala de sua experiencia enquanto cientista negra professora de inclusão na UFG mostrando que é ela e como se dá essa relação enquanto mulher negra nas ciências.


A vida nos ensina a perceber como se dá o racismo com as mulheres nas exatas. O importante é acreditar em você e ter o apoio dos seus nesta jornada. Só assim vencemos as barreiras do preconceito, do machismo, patriarcalismo e do racismo

 Grande momento com ações do Projeto Investiga Menina na III Vivência Intercultural na Sede da Dandara no Cerrado com Joana D’arc Félix de Sousa e Jaqueline Civardi duas grandes cientistas negras e muitas companheiras e companheiros que acreditam na caminhada participou deste momento de partilha de vida e experiencias exitosas na áreas da Exatas. Grandes munheres presente com muita vida para partilhar.

 O tempo nos convida a ouvir e repensar ações em prol de uma educação como a que estamos construindo , mesmo com tantos desafios. aqui estamos e temos certeza que o caminho é este.
Dailir Rodrigues da Silva, Pureza Lopes de Matos ( Integrantes da ONG Dandara no Cerrado) e Renaldete observavam com muita atenção a fala das companheiras.

É bom ver que o pessoal mesmo com muito calor não sairão do espaço, pois estava muio rico o debate dialogando  cientistas e participantes.

Wanessa e Valquíria Sousa Durões com  registrando este momento impar.

Morgana Abranches Bastos e Jaqueline Civardi trazendo a alegria do sorriso e dever cumprido nesta manha de vivência.

Geisa  Louise  integrante do Investiga Menina com Jaqueline Civardi

Ouvir e sentir nesta vivencia é tudo


Aqui registramos o Baners do investiga Menina! e as duas cientistas com as futuras cientistas
Mais um pouquinho...

Jordana Avelino e Joana D'arc. É muito xodó neste dia, pois vale muito ter carinho e amor por pessoas com as nossas convidadas, tanto as cientistas com participantes deste dia.


E tem mais xodó...
...diálogos e mais diálogos...


Morgana e Joana isto é muito carinho!
Momento de debates . Tantas perguntas  e muita curiosidades. Partilhas com sabedoria .
Tentei registrar o final, mas a foto oficial ainda não chegou.
Fim de tarde depois de tantas partilhas e gargalhadas  deixamos aqui um registro com Igor Canavarro Benite, Claudio Benite, Ana Canavarro Benite, Joana D'arc Félix de sousa e Marta Cezaria de Oliveira num abraço fraterno.
 Biank M Cotrim e Joana D'arc Félix 


Renaldete e Itamara Crhystina Marques com Joana.