quarta-feira, 8 de outubro de 2014

27 a 30 de agosto de 2014 Oficinas de aprendizagem, formação e momento cultural

 Oficina de Capacitação, Roda de Conversa, momento cultural com as mulheres negras, jovens debatendo a questão de gênero e direitos Culturais na Sede do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, em Goiânia, GO.

 Na parte da manhã aconteceu uma oficina de comidas típicas preparando o Café da Manhã, com rodas informativas e aprendizado coletivo onde quem sabe ensina que não sabe.


 A oficina teve aprendizado de cuscuz numa cuscuzeira alternativa que pode ser feito por qualquer pessoa com porções individuais (uma lata de leite ninho e um copo de plástico de uma Garrafa térmica) serve como cuscuizeira. Quem ensina a técnica é o Gari Alcione. Outro aprendizado foi a Tapioca e o Beiju com Dailir Rodrigues e Ir Geralda Ferreira. Pão de queijo com Ana e Anadir Cezário.
 Celebração da vida!!!
 presentes!!!!Chamengo!!!!
 Cada pessoa que participou pela manhã teve muito, o que aprender com os saberes e sabores tradicionais do povo negro.
E com isso tivemos uma mesa recheada de saberes e sabores nesta manhã. Em torno da mesa começou na primeira conversa sobre direitos Humanos e Saberes tradicionais pensando num novo modo de alimentação nos eventos, no nosso dia a dia, bem como a falta deste nas famílias fazem com que muitas famílias vão se deteriorizando, pois a mesa ainda é o centro do encontro das famílias, lugar do diálogo amigo....

Acione nosso professor de cuscuz, Marta Cezaria e Ana na etapa do beiju e seu ritual. Fábia Cristiani mostra como é bom aprender algo novo, com explicações simples e na partilha dos saberes e sabores de um pão de queijo bem quentinho feito com carinho e dedicação. 




 II Parte da Oficina:
Aqui novos participantes chegam logo após o almoço para a nova etapa das oficinas do dia. Essa vai sem bem melhor, pois será um momento festivo onde a própria comunidade prepara a comida, as rodas de conversas dentro de um projeto da vivência cultural dentro da diversidade. Aqui temos pessoas que estão desde cedo nas oficinas da Anadir Cezario, Leticia Teixeira, Irmã Maria Abadia (MJC), Professora Janira Sodré, Professor Julio Vann, Irmã Gildete Maria dos Santos (MJC), Marta Cezaria, Fabia Cristiani



 Agora começam chegar novas participantes aonde umas chegam e outras/os vão, pois é uma oficina de participação no mínimo de 4h horas, podendo participar de manhã até a noite.
 Professora Janira Sodré acolhe os novos participantes o amigo Niltinho e o Professor Euzébio com as mesas todas preparadas para o momento cultural

 Elvira de Jesus, Anadir Cezario e Alessandra Soares começam com a nova etapa da cozinha e vão preparando os sabores e saberes que cada uma traz consigo para este momento e vai ter mais pessoas contribuindo nesta construção coletiva. Leila Kouch chega e começa, o dialogo aí mesmo na cozinha
 

Esse momento cultural tem feijão tropeiro, arroz branco, churrasco com muita musica e animação.

Homens e mulheres somam nos afazeres e isso é muito bom.

 Julio Vann preparando o churrasco

Aqui os preparativos seguem em frente cada uma com sua forma de fazer os saberes e sabores acontecer.








 A equipe que vai comando as tarefas da oficina de comidas é muito boa.


 Professora Anita Canavarro com suas crianças entra na dança da oficina, Alessandra também com sua filha Ana Carolina enquanto os adultos trabalham as crianças brincam com materiais didáticos na Biblioteca e às vezes vão para mesa da área do fundo para rabiscar e pintar com tinta guache.



 As crianças comem cedo então vamos , vamos é hora de começar a servi-los.  




 Mais convidadas chegam para o momento cultura e mais uma criança vem junto, pois que trabalha com mulheres tem que ter este espaço acolhedor para as crianças independente da idade. Aqui temos 3 gerações: Bisavó, Vó, Mãe e filho


  Ademir Junio começa articular liga para sua Tia Lidia que faz aniversário hoje e todos a cumprimenta, pois faz parte deste momento celebrar a vida.

 O feijão tropeiro já saiu.


 A festa esta começando a ficar animada e as cantoras e cantores estão chegando para fazer acontecer o Happy Hall deste dia e celebrar a vida de várias aniversariantes e aniversariantes deste mês.






 Muito Axé e muita alegria!

 É muito legal estar aqui!!!!
 Sorrisos!!!!
 Encontros!!!!
 Cada pessoa vão se posicionando no espaço
 A festa esta começando a ficar animada e as cantoras e cantores estão chegando para fazer acontecer o Happy Hall deste dia e celebrar a vida de várias aniversariantes e aniversariantes deste mês.

 Que voz!!!!
Aqui a companheira Janaina começa a animar a festa com sua linda voz e violão. Ainda temos Rita (Bahia) Wilton Jhon, Tó Tó, Rodrigo

 Que bom estes momentos de formação celebração
 Maria das Neves desfila com sua beleza pela festa e também a companheira Fátima Regina. Poses e mais pose. Flashes e mais Flashes vai exalando pelo ambiente e as rodas de conversas vão se formando.
 Professora Janira e Flavia Simone, grande acolhida de cada pessoa que chega.
 A diversidade mostra um grupo que combate a homofobia, a lesbofobia, o racismo, machismo e defende o direitos humanos da juventude e das mulheres.
 Maria das Neves desfila com sua beleza pela festa e também a companheira Fátima Regina. Poses e mais pose. Flashes e mais Flashes vai exalando pelo ambiente e as rodas de conversas vão se formando.

 É muito som!!!!
 Muita animação!!!
 Professora Janira e Anadir cezario, grande acolhida de cada pessoa que chega.

 Mostramos que é possível, fazer formação como o povo negro fazia para preparar a comunidade para os embates políticos do seu tempo e aqui revivemos um pouco desta experiência a partir dos saberes e sabores que vivem e revivem dentro de cada pessoa que tem no sangue o desejo da mudança.
 Que amor!!!!
 Africanos presentes em nossas ações.
  E um Grupo de Africanos se faz presente na Noite de saberes e sabores e Ariandeny Furtado os acolhe.





 Em seguida somos convidadas/os a ir até a sala para um momento muito especial, para a música para celebrar a vida de tantas pessoas presente neste momento e que fez aniversário este mês. Claudio (dia 08), Anita e Elvira (dia 12), Janira Sodré (dia 27), Julio Van (dia 23), Ademir Junio (dia 19) e ariandeny (dia 16) de agosto de 2014. Muito Axé e parabéns a todos.






 Aqui a responsabilidade e o compromisso é muito legal, pois cada uma tem algo a dizer na entrega do primeiro pedaço de bolo.

 Não existe coisa mais especial que celebrar a vida desta forma – coletiva e junto de amigas e amigos que luta em prol de uma sociedade justa e solidaria.


No fim da oficina tem gente chegando para saborear este momento único.