quinta-feira, 10 de março de 2016

08-03-2016 Homenagem As Mulheres na Assembléia Legislativa de Goiás

Em nome das homenageadas, Marta Cezaria conclama mulheres à luta

 

Foi muito bom estar na assembleia e receber este Prêmio que é meu de todas que acredita que é possível mudar a história de Goiás e do Mundo.

Eu recebi em nome de tantas mulheres e companheiros que me ajudaram a construir minha história este Prêmio. Obrigada!!!!



 A representante do Grupo Mulheres Negras Dandara do Cerrado, Marta Cezaria de Oliveira, discursou em nome de todas as homenageadas em sessão solene na celebração do Dia Internacional da Mulher, a qual se realizou na tarde desta terça-feira, 8, no Plenário Getulino Artiaga. A sessão homenageia mulheres goianas de destaque, que prestam relevantes serviços à sociedade, com a entrega da tradicional Comenda Berenice Teixeira Artiaga.

Conforme ao Site da Assembleia....
"Falar de mulher é bom demais, mas se comprometer com nossa luta é um desafio”, disse Marta, ao abrir o seu discurso. Sem papel em mãos e com um discurso autêntico, ela agradeceu a homenagem, concedida pela deputada Isaura Lemos (PC do B), mas cobrou dos demais deputados homenagens como esta a outras mulheres quilombolas, assim como ela. “Em Goiás temos muitas quilombolas, mas quase não as vejo sendo homenageadas. Há mais de 300 anos elas marcam a história das mulheres no Estado. Me dói muito não vê-las recebendo homenagens”, disse.
A homenageada também falou de inúmeras dificuldades que as mulheres ainda enfrentam, como o preconceito com a raça negra e o feminicídio, que é acentuado por inúmeros fatores, e que ainda evidenciam a vulnerabilidade da mulher. Marta enfatizou que mudanças neste sentido precisam ser feitas, mas, segundo ela, caminham a passos curtos. Neste sentido, ela cobrou mais ações práticas da Secretaria da Mulher.
Ao findar o seu discurso, a homenageada citou diversos nomes de mulheres que marcaram a história da humanidade, por características como força, luta e determinação, e conclamou a todas as mulheres para que sejam como elas."

Ao abrir à sessão solene, depois de ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar de Goiás, o presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (DEM), reconheceu o valor das mulheres e aplaudiu a combatividade das mesmas. Mais tarde, durante a cerimônia, o parlamentar cedeu a presidência da sessão às deputadas Isaura Lemos (PCdoB), Adriana Accorsi (PT) e Eliane Pinheiro (PMN), responsáveis pela realização dessa reunião especial

“No balanço sobre o evento da entrega do Prêmio Berenice Artiaga, realizado na Assembleia Legislativa de Goiás, no dia 08, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Isaura Lemos (PCdoB) se disse feliz com a repercussão da homenagem e com a representatividade das homenageadas. Praticamente todos os partidos se fizeram presentes e o número de deputados na sessão superou as expectativas. “Um Plenário lotado com a presença de mulheres e lideranças feministas de diversos matizes foi muito significativo”, observou Isaura Lemos.”

“A deputada delegada Adriana Accorsi (PT) disse que o dia era de comemoração, mas também de reflexão. “Mulheres ainda recebem menos que os homens, realizam jornadas duplas de trabalho, e quase não encontram representação na esfera política”, declarou. Eliane Pinheiro parabenizou as homenageadas e disse que elas modificam a realidade de Goiás por meio de ações sociais e engajamento político.”




Ao abrir à sessão solene, depois de ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar de Goiás, o presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (DEM), reconheceu o valor das mulheres e aplaudiu a combatividade das mesmas. Mais tarde, durante a cerimônia, o parlamentar cedeu a presidência da sessão às deputadas Isaura Lemos (PCdoB), Adriana Accorsi (PT) e Eliane Pinheiro (PMN), responsáveis pela realização dessa reunião especial




“Em nome das homenageadas discursou Marta Cezária de Oliveira, fundadora e diretora do Grupo Mulheres Negras Dandara do Cerrado. “Falar de mulher é bom demais, mas se comprometer com nossa luta é um desafio”, declarou. Ela destacou a luta das mulheres contra o preconceito e o feminicídio, e o ambiente de vulnerabilidade em que as mulheres ainda se encontram.”



Quem também discursou foi Marta Cezária de Oliveira, fundadora e diretora do Grupo Mulheres Negras Dandara do Cerrado. Há mais de 20 anos na luta pelo direito das mulheres goianas, principalmente das negras e quilombolas, Marta arrancou aplausos da plateia em diversos momentos de sua fala – espontânea, e não previamente elaborada.
“Falar de mulher é bom demais, mas se comprometer com nossa luta é um desafio”, declarou. Ela destacou as inúmeras dificuldades que as mulheres ainda enfrentam, como o preconceito e o feminicídio, acentuado por inúmeros fatores, e que ainda evidenciam a vulnerabilidade da mulher.

Marta Cezária falou em nome das 67 homenageadas no evento de hoje: uma sessão solene pensada para enaltecer mulheres goianas que prestam relevantes serviços à sociedade, com a entrega da tradicional comenda Berenice Teixeira Artiaga. A insígnia leva o nome da primeira mulher eleita deputada estadual em Goiás, nos idos de 1951.




“A Mesa dos Trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: secretária de Estado da Mulher, deputada Lêda Borges, que representou o governador Marconi Perillo; secretária Municipal de Políticas Para as Mulheres, Teresa Cristina Sousa, que representou o prefeito do município de Goiânia, Paulo Garcia; secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa; chefe de gabinete particular do governador, Glória Miranda Coelho; coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público do Estado, promotora de Justiça Simone Disconsi de Sá; vereadora Tatiana Lemos, representando a Câmara Municipal de Goiânia; presidente da Indústria Química do Estado, Andrea Aurora Guedes Vecci; sub-defensora pública geral do Estado, Lúcia Silva Gomes Moreira; presidente da Federação das Indústrias do Estado, Pedro Alves de Oliveira; diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro; representante do Comando de Operações Especiais, Camila Sietto.”


“O presidente da Casa, Hélio de Sousa (DEM), abriu a sessão, mas cedeu espaço para que a condução da mesma fosse feita pelas deputadas que propuseram a realização do mesmo: Isaura Lemos, Adriana Accorsi (PT) e Eliane Pinheiro (PMN). A solenidade foi presidida pela deputada Isaura Lemos e encerrada com a entrega da Comenda Berenice Artiaga, primeira mulher eleita deputada estadual em Goiás. A homenagem tem por fim destacar as mulheres cuja história de vida está ligada às lutas feministas.
Todos os deputados indicaram nomes para a homenagem, extensiva a 67 mulheres. Em seu discurso, Isaura Lemos rememorou a história e a cultura em que as mulheres estão inseridas desde a formação dos núcleos familiares em tempos remotos. Conclamou a todas para ocuparem espaços no poder público e cadeiras no parlamento.”


A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), segunda a subir a tribuna, disse que o dia era de comemoração, mas também de reflexão. "Mulheres ainda recebem menos que os homens, realizam jornadas duplas de trabalho, e quase não encontram representação na esfera política", declarou. A deputada disse também que o Brasil teve, somente no ano passado, mais de 63 mil denúncias de violência doméstica contra a mulher, o que representa um caso a cada sete minutos.

Isaura Lemos rememorou o passado inglório das mulheres, relembrando tragédias e dores já vividas por aquelas que nasceram com o sexo feminino, durante séculos. A parlamentar destacou o fato de em alguns países árabes, que exigem o uso de burca, mais mulheres ocuparem cadeiras nos parlamentos do que no Brasil e apontou, ainda, que Goiânia é uma das cidades de destaque no ranking da violência contra a mulher.

Última parlamentar a discursar, Eliane Pinheiro diz enxergar a trajetória das mulheres como difícil, mas também vitoriosa. Ela acredita que a capacitação, a meritocracia e o esforço devam prevalecer ao gênero, à raça, à condição social, à orientação sexual e à religião. Por fim, ela frisou que mulheres como essas, que modificam a realidade do Estado através de ações sociais e engajamento político, merecem receber medalhas.