terça-feira, 8 de novembro de 2011

Oficina das Frentes de Enfrentamento a Violência e ao Racismo da AMB

 A Oficina aconteceu no Bairro de Santa Teresa - RJ- Colegio Assunção no período de 31 de outubro a 02 de novembro de 2011, tendo representantes de quase todos os Estados Brasileiros.
 As dinâmics de trabalho foram intertivas e cheias de vida, onde a realidade brasileira esteve presente em todos os dias de trabalho
 A riqueza do rabalho realizado deixou todas participantes com muita convicção que para enfrentar o racismo é preciso que todos saibam ocupar o seu pedaço de responsabilidade neste processo e que temos muito a caminhar, pois muitas as vezes somos violentadas constantemente em nossas ações e compromissos assumidos  para que outras possam caminhar e vencer as barreiras que nos oprime.
 O Grupo trabalhou bastante e o conteúdo final foi riquíssimo.

 O processo de filmagem e fotografias rolou o tempo todo pra que possamos ter vídeos e filmes que nos ajude na reflexão dentro das articulações estaduais junto aos foruns de mulheres e outros.

 O frio e a chuva não impediu a noss vontade de planejar e pensar ações para o enfretamenbto a racismo que fere e mata o povo negro nas ruas, favelas, repartições públicas e muitas vezes com pensamentos, palavras, olhares de preconceito e discriminação que também mata muitas mulheres e negros neste país.

 Dinâmicas com muia legria e axé foram nossas companheiras nesta etapa



Encontro da Irmãs Negras e Indigenas MJC

 Dinâmicas de integração do Grupo de Irmãs das vária comunidades Missionárias
 O evento constou de dinâmicas, trabalho em grupos, partilha de experiências e exibição de Filme.




Mutirão e Reunião de trabalho na Dandara

 O Grupo Maria Abadia Rosangela, Anadir e Vera Lucia  troca experiência no encontro do Grupo e mostra alegria por este momento de convivência na Sede do Dandara.
 Aqui as Irmãs MJC Marta Cezaria, Geralda Sales e Maria Abadia, que são Dandara, mostra a aegria de poder viver esta experiência com o Grupo Dandara de amizade e compromisso com tantas mulheres negras.
 A Coordenadora Geral do Grupo Elza Flores  faz os preparativos para a Feira Cultural do dia 30 de outubro na CAJU e  Vera Lucia também faz os preparos para a Feira. Anadir Cezario e Rosangela preparam o Almoço para o Grupo.
 O Grupo se prepara para a reunião ( Rosana, Cristina, Mariana, Anadir, Maria de Fatima Reis, Cinthia Marques, Janira Sodré) inicia a Roda de conversa fazendo os informes gerais.
 Aqui continuamos a reunião com a pauta dos vários informes sobre a participação nas reuniões e eventos em nome do Grupo ( Teunião Preparatória do Encontro Iberoamericano - Movimento Negro Brasileiro em Brasilia- DF: Marta e Janira; Reunião da CONEN em Brasilia: Lucilene Vitório, Fatima; Conferencia Estadual da Mulher: Anadir, Rosana e Vera: e outros informes.
 O Professor Julio Vann - IFG nos fz a proposta de um trabalho com o Grupo e ficamos encntada com a proposta do trabalho a ser desenvolvido com o Grupo Dandara.
 Depois de tanta informação passamos para a nossa programação das ações em prol do Mês da Consciencia Negra em Goiás e no Brasil com a participação da Dandara, PROAFO - PUC GO, IFG, UFG e do Forum Estadual de Mulheres Negras.

 Adriana e Deuzilia Pereira Cruz tamb~em esteve conosco na reunião e pode contribuir muito, trazendo presente a comunidade quilombola Kalunga e os seus desafios.
  1.  A partilha nesta roda foi tão intensa que não é possivel colocar tudo no papel, mas foi um encontro muito proveitoso.

 Aqui foi um momeno de aprendizado na áre da informática com as mulheres Dandara
 Todas as mulheres devem estar antenadas



Seminário Gestão Participativa e Controle Social no SUS

Nos processos da gestão do SUS, a gestão participativa constitui estratégia que busca efetivar o acesso à saúde com qualidade, resolutividade e transparência nos gastos públicos. Nesta perspectiva, integram-se os diversos  instrumentos de gestão, como os mecanismos de escuta permanente da população, representados pelas ouvidorias do SUS; os espaços intergestores onde ocorrem as relações de pactuação da gestão; e as ações de auditoria que desencadeiammedidas para o aprimoramento da gestão do SUS.
Todas essas ações permitem articular as políticas e estratégias do Sistema Único de Saúde no sentido de promover a equidade e assegurar a universalidade do acesso à saúde.
Para tanto, os mecanismos institucionalizados de controle social, representados pelos Conselhos de Saúde e pelas Conferências de Saúde, são prioridade. É fundamental fortalecer as instâncias de governança da saúde, e isso ocorre por meio de ações de qualificação da participação social, entre as quais os processos de educação permanente para o controle social.

O Seminário Gestão Participativa e Controle Social no SUS vem promover a troca de experiências e saberes sobre participação social, gestão participativa e controle social entre os diversos atores, apoiando a construção de novos modelos de gestão, regidos sob a lógica das necessidades, demandas e direitos de toda a população.