terça-feira, 8 de novembro de 2011

Seminário Gestão Participativa e Controle Social no SUS

Nos processos da gestão do SUS, a gestão participativa constitui estratégia que busca efetivar o acesso à saúde com qualidade, resolutividade e transparência nos gastos públicos. Nesta perspectiva, integram-se os diversos  instrumentos de gestão, como os mecanismos de escuta permanente da população, representados pelas ouvidorias do SUS; os espaços intergestores onde ocorrem as relações de pactuação da gestão; e as ações de auditoria que desencadeiammedidas para o aprimoramento da gestão do SUS.
Todas essas ações permitem articular as políticas e estratégias do Sistema Único de Saúde no sentido de promover a equidade e assegurar a universalidade do acesso à saúde.
Para tanto, os mecanismos institucionalizados de controle social, representados pelos Conselhos de Saúde e pelas Conferências de Saúde, são prioridade. É fundamental fortalecer as instâncias de governança da saúde, e isso ocorre por meio de ações de qualificação da participação social, entre as quais os processos de educação permanente para o controle social.

O Seminário Gestão Participativa e Controle Social no SUS vem promover a troca de experiências e saberes sobre participação social, gestão participativa e controle social entre os diversos atores, apoiando a construção de novos modelos de gestão, regidos sob a lógica das necessidades, demandas e direitos de toda a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário