sábado, 5 de julho de 2014

1º de julho de 2014 - Articulação do Dia 25 de Julho de 2014 em Goiás

 Informe sobre a Logo da Marcha de Mulheres Negras - recebemos e podemos enviar o material para gráfica.
Janira Sodré apresenta em Data Show o material do Cartaz e Flyer para o dia do Lançamento.

Fechamos a agenda e programação durante s estes dias do mês de julho e vimos as agendas futuras com seminários, visitas, lançamento nas cidades do interior e os debates em prol da Marcha das Mulheres Negras.

 Foram dados vários informes e tivemos ainda um grupo pequeno de pessoas participando, mas cada dia chega gente nova na organização. Isto é muito bom.
 Janira Sodre apresentou a lista com as Regionais do Sintego e teve algumas correções e ficou da Ieda Leal passar uma nova lista para que seja feito as agendas. 
 Ieda Leal lembrou que temos 80 faixas para ser fabricadas paras as ações do Lançamento e que com urgência cada entidade envia uma frase para faixa para ela.
 Angela Café deu informes dos locais por onde ela passou e ficou alguns agendas prontas. e ia ver a agenda na cidade de Goiás.


A Próxima Reunião ficou agendada para o dia 21 de julho quando será entregue os materiais e fazer os últimos preparativos. Pois algumas pessoas vão estar participando do Latinidades em Brasilia -  DF na mesma data.
Também houve a aprovação do cartaz e do Flyer com algumas alterações e ficou de colocar as artes só das ONGs de Mulheres Negras que faz parte da Comissão Impulsora da Marcha em Goiás. E as outras entidades e  movimentos negros na sequencia, governos e parceiros, mas sem as logo por causa do tamanho da Flyer.

2º SEMINÁRIO DO COLETIVO DAS MULHERES DA COMURG


Igualdade de Gênero com ações do Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe

Apresentação

O Coletivo de Mulheres da COMURG tem como objetivo articular, conscientizar e envolver as Mulheres e Homens na luta pela igualdade de gênero, e, como proposta de trabalho, desenvolver estratégias e ações especificas para o combate a dependência química, violência: doméstica, de gênero, étnico racial, sexual, moral e psicológico no âmbito institucional. Pretende também construir mecanismos eficazes que viabilize maiores condições para que todas as  colaboradoras (es), possam participar efetivamente no coletivo e ter o poder de voz, no que se refere aos seus direitos dentro deste novo espaço conquistado.
Portanto, o Coletivo de Mulheres da COMURG e o Núcleo de Inclusão Social, num processo de construção coletiva, conta com as seguintes parcerias: Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde, CMDM- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CONIR – Conselho Estadual da Igualdade Racial, COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Coletivo de Negras e Negros do IFG, Conselho Gestor de Saúde, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, ONG Mestra, Federação de Mulheres de Goiás, Fórum Nacional de Mulheres Negras, Forum Estadual de Mulheres Negras.

“HÁ MOMENTOS QUE SUA ATITUDE
FAZ A DIFERENÇA”

2º SEMINÁRIO DO COLETIVO DAS MULHERES DA COMURG

Data: 10 de julho de 2014
Local: Sede da COMURG
Av. Nazareno Roriz, 1.122 – Vila Aurora
Goiânia, GO

Histórico do Dia 25 de Julho
Em 1992, na República Dominicana, cerca de 400 mulheres negras do mundo inteiro, reunidas para o 1º. Encontro de Mulheres Negras da América Latina e caribe firmaram o 25 de julho como o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, a ser celebrado em clima de reflexão, luta e festividade.
Essa data vai além da celebração do Dia Internacional da Mulher, à medida que marca a luta pelos direitos humanos das mulheres negras no intuito de visibilizá-las, possibilitando assim a discussão de temas relativos à condição das mesmas, apontando para a superação das desigualdades históricas baseadas na opressão de classe, gênero e raça.
Comemorar o dia 25 de julho é assumir o inteiro teor da luta antirracista, unindo as lutas do povo negro às da plataforma feminista para transformar a mentalidade e as práticas discriminatórias, contribuir para a implementação de políticas públicas e oportunizar maior participação e cidadania às mulheres negras.
O Núcleo de Igualdade Racial e Inclusão Social, o Coletivo de Mulheres da COMUURG , viram a importância de comemorar o Dia da Mulher Negra na América Latina e no Caribe”, com o 2º Seminário das Mulheres da COMURG como parte da luta para promover as mulheres negras, combater a violência, a discriminação racial e de gênero, construindo um mundo em que a diversidade seja valorizada.
Neste ano de 2014, em Goiânia celebramos o XVIII Ano do Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe. E o Coletivo de Mulheres da COMURG é a primeira vez que realizamos este evento . Ano em que a Presidenta do Brasil assume com as mulheres negras deste país o  dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (Lei nº 12.937 de junho de 2014).

“UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA É UM DIREITO DAS MULHERES”
Programação do Seminário
 Dia : 10/07/2014
13h- Dinâmica de Acolhimento
13h30 – Mesa de Abertura com as autoridades
14 h - Conferência de Abertura
Tema: Racismo e Marcadores de Gênero e Raça no Brasil - Mulheres negras e anti-racismo.
Palestrante: Janira Sodré Miranda
Professora de Teoria da História e História da África do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro da PUC Goiás
Presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial/Goiás
Coordenadora: Anadir Cezario de Oliveira
Assistente Social, Coordenadora do Núcleo de Igualdade Racial e Inclusão Social, Grupo Mulheres Negras Dandara no Cerrado

15h – Debate
16h30 – Coquetel de Encerramento

 LEI Nº 11.340- LEI  MARIA DA PENHA
“  COMPROMETA-SE
 “HÁ MOMENTOS QUE SUA ATITUDE
FAZ A DIFERENÇA”
Central de Atendimento
 Ligue 180, é de graça

Cartaz do Lançamento da Marcha em Goiás


24-06-2014 4ª Reunião da Marcha de Mulheres Negras

 Lucilene Vitório entregou para Dandara no Cerrado o Mapa da África que a companheira Edina nos enviou de Moçambique.
Janira faz o sorteio do Material enviado pela CNTE/Sintego e a nossa primeira sorteada foi a Professora Anita Benite- LEPQI/UFG
 A Jovem Empresária Erika Pereira do Coletivo de Negras e Negros do IFG ganhou o segundo sorteio.
 Roberta Vilela faz a entrega do 3º sorteio e quem ganha desta vez é a Anadir Cezario- Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado
  A 4ª sorteada foi a Rosa Flavina da Confederação de Mulheres de Goiás
 Janira Sodré faz o último sorteio e foi uma festa este momento.

  O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Fórum Estadual de Mulheres Negras  realizou a Reunião de planejamento das Ações da Marcha das Mulheres Negras de Goiás  e fechou a agenda do dia 25 de julho de 2014.
 Encaminhamos oficio do pedido de impressão dos (5 mil)  folders de divulgação da marcha a reitoria da PUC Goiás. O Fórum estadual de Mulheres Negras representado pela Marta Cezaria assinam o oficio. 
 Roberta informou que a Seppir Goiânia se coloca aberta para receber as demandas e colaborar com a construção da Marcha. 
 Ainda transmitiu recado de justificativa de ausência da Ieda Leal que transmite apoio e disponibilidade do Sintego em colaborar com a construção da Marcha. 
Por fim listamos algumas instituições e organizações estratégicas que poderão contribuir com a articulação e estrutura para realização da marcha. Posteriormente iremos organizar uma agenda para realização das visitas.
* Semira
* Seppir (secretarias PPIR dos 23 municípios do estado de Goiás, definir as que serão possíveis visitar).
* Diretorias Dippir ( Anapolis, Aparecida de Goiania, Senador Canedo....) 
* Mulheres do poder legislativo
* Ministério publico federal e estadual


 Surgiu a proposta de realizarmos o lançamento da Marcha das Mulheres negras no mês de julho nos municípios de Aparecida de Goiânia, Goias, e Senador Canedo
 Fizemos memória do Encontro das Culturas e m São Jorge e vimos a importância de estar lançando a Marcha neste evento, mas ainda temos dificuldade de bancar as pessoas para estarem no evento.


 Dandara/ Forum estadual irão encaminhar oficio de autorização para realização do ato publico junto a Seppir.
Sintego ira disponibilizar tenda, mesa e cadeiras.
Sindsaúde ira contribuir com o carro de som. 
 Janira Sodré informou que ainda não foi possível reunir para definir a secretaria executiva do comitê, que devera ser composta pelas ONG´S Lélia Gonzales, Dandara no Cerrado e Malunga que são ONGs especificas de Mulheres negras . 

A exposição de fotografia ainda não esta fechada, Ângela esta em dialogo com o grupo que irá produzir a exposição.