quarta-feira, 11 de março de 2020

06/07/2020 Oficina do Projeto Investiga Menina no Colégio Estadual Solon Amaral


Uma foto registrando os trabalhos realizados pelos participantes e muita alegria com o resultado.

A Oficina de Produção de papel da fibra de bananeira com ações do projeto Investiga Menina!  No Colégio Estadual Solon Amaral foi muito boa. Alunas/os com muita energia para poder enfrentar o momento atual onde as mulheres negras ainda continuam buscando seus direitos e espaços na sociedade com as perdas das políticas pública para mulheres e negros, na educação na saúde e tantos direitos conquistados que vemos todos os dias. 

A Professora Nilía se apresentou e trouxe para nosso conhecimento a historicidade do papel da fabricação do papel que vem antes do Papiro, lembrando que os primeiros fabricantes de papel foram os marimbondos e não os homens. Muito boa explicação desde passos da fabricação do papel até os dias de hoje sempre lembrando que teve avanços nos processos de fabricação, mas a técnica sempre remente as primeiras técnicas conhecidas
Esses momentos entre cientista, alunos de pós graduação e responsáveis pelo Colégio, são muito especial esta troca de saberes e fazeres.
A professora fazendo sua fala e dando explicação sobre a fabricação do papel sobre fibra de bananeira aos participantes no Colégio Solon Amaral.
Regina Vargas representando o grupo do coletivo CIATA e o LPEQI UFG dando sua contribuição na oficina na escola. Ela e Gustavo Augusto Faustino representou a Equipe do Projeto Investiga Menina!
Os recursos didáticos da escola ajudou muito na oficina.
Estar perto das pessoas e o espaço contribuem para o aprendizado.
Todos atentos as explicações.
Perguntas e muito diálogo.
Muita riqueza
Muito aprendizado
Entrega e dedicação.
Gustavo Augusto, Nilia e Regina Vargas nos representam.
Essa turma do Colégio Estadual Solon Amaral são muito especial e temos orgulho dos/as alunos/as, professores/as, coordenadores e toda a equipe de trabalho da escola.
Veja a alegria com o resultado.
Foi muito bom





07/03/2020 Oficina de Produção de papel de fibra de bananeiraações do Projeto Investiga Menina! Dia Internacional da Mulher na Dandara

Aconteceu no dia 07 de março de 2020 um momento muito especial com a Oficina de Produção de papel com a fibra de bananeira com a professora Nilía Oliveira Santos Lacerda na sede da ONG Dandara no Cerrado dentro das ações do Projeto Investiga Menina!
Nossa Oficina de Produção de papel da fibra de bananeira com ações do projeto Investiga Menina! foi muito boa e cheia de energia para poder enfrentar o momento atual onde as mulheres negras ainda continuam buscando seus direitos e espaços na sociedade com as perdas das políticas pública para mulheres e negros, na educação na saúde e tantos direitos conquistados que vemos todos os dias. 

Mas acreditamos na nossa união na luta em prol das mulheres e especialmente das mulheres negras. Que este 8 de março - Dia Internacional da Mulher seja de muita esperança para todas aquelas que acreditam que é possível enfrentar todas as adversidades e buscar assegurar a vida.

Momento de grande alegria na oficina com Simone Dalva, Anadir Cezario, Anita Benite, Nilia Oliveira, Marta Cezaria, Rita de Cassia Araujo, Deuzília Pereira da Cruz e Ironildes

A Professora Nilía se apresentou  e trouxe para nosso conhecimento a historicidade do papel da fabricação do papel que vem antes do Papiro, lembrando que os primeiros fabricantes de papel foram os marimbondos e não os homens. Muito boa explicação desde passos da fabricação do papel até os dias de hoje sempre lembrando que teve avanços nos processos de fabricação, mas a técnica sempre remente as primeiras técnicas conhecidas.
Esses momentos de oficinas nos une cada vez mais em busca de uma educação inclusiva onde todos participam e dá sua contribuição no processo.
Muita participação e perguntas.

Diálogos para entender bem o processo da fabricação e  beleza deste processo.
Cada apresentação feita pela Nilía enriquecia mais o nosso conhecimento sobre essas técnicas de fabricação de papel, especialmente o papel da fibra de bananeira
Registrando este momentos especiais aqui na Sede da Dandara no Cerrado

Muitos sorrisos!!!
Compromissos assumidos!!!
Veja a riqueza da oficina onde crianças, jovens e adultos se interagem numa boa.
Materiais do papel da fibra de bananeira expostos durante a oficina
As explicações foram toda manhã e momentos de muitos diálogos durante a oficina.
Tudo muito lindo e inovador!
Marta Cezaria fazendo a apresentação da professora Nilía e dando as boas vindas a ela.
Muita alegria e expectativas das participantes.

A Nilia trouxe sua história em relação ao interesse por este projeto do papel da fibra de bananeira. Após o interesse da pesquisadora foi se adaptando a produção do papel que antes era bem precária, mas hoje se melhorou bastante.
Os papéis da Professora Nilía é exportado para fora do país, não é um papel comum, não dá para usar, exemplo, como para escrever e apagar, mas aceita impressão em impressora de jato de tinta.
O papel pode ser tingido com corantes, com tinta de tecido...Ele também é um papel que pode ser feito de várias espessuras. Hoje ela tem um projeto que foi implementado em algumas escolas como disciplinas optativas.

Ficou combinado de termos uma aula de laboratório com ela e a turma desta oficina.
Preparamos para o almoço e só terminou tudo as 17 h, pois a roda de conversa em torno da mesa foi um momento muito especial, que só quem precisava ir embora foram e os outros ficaram trocando experiencias e partilhando vida.

foi um dia muito bom e de muitas experiências.

Mulheres unidas somos mais fortes.