segunda-feira, 7 de maio de 2018

Convite para as ações do Projeto Investiga Menina

Confirme sua participação

Release


O Projeto “INVESTIGA MENINA! ” Promove ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, com vistas a proporcionar experiências e informações sobre a contribuição das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos. Neste escopo, este projeto advoga pela melhoria da visão crítica e da formação das professoras/es, alunas e alunos, direção, corpo pedagógico e responsáveis legais (pais, mães, avós, avôs dentre outros).

Na estrutura organizacional definida para desenvolvimento do plano de ações e metas do Projeto contamos com um Colegiado de Gestão Partilhada composta por membros da direção da escola, professoras e membros de nossas ONGs.

A metodologia participativa utilizada vem sendo utilizada em outros projetos exitosos. Esta se desenvolve de forma multidisciplinar e integra diverso saberes e linguagens. Neste escopo, iremos elaborar uma página na rede social vinculada as páginas das Universidades envolvidas no projeto com o objetivo de disseminar as trajetórias de mulheres cientistas e que tenha participação direta das estudantes do ensino médio, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, que são parte basilares de todo e qualquer projeto de pesquisa, ou seja, uma prática da investigação científica. Bem como momentos com Vivências Interculturais em produção de ciências na Sede da Dandara no Cerrado.

O projeto Investiga Menina é um dos 10 projetos apoiados no programa Gestão Escolar para equidade ELAS nas Exatas este ano, que é resultado de uma parceria entre: Fundo ELAS, Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres. Neste programa O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, o LPEQI/UFG, o Coletivo Ciata, o Colégio Estadual Solon Amaral, estamos juntas e em rede em todo o Brasil pela garantia da equidade de gênero em todos os espaços.