quinta-feira, 17 de setembro de 2015

15 de setembro de 2015 Oficina de Capacitação na Escola Municipal Profº José Décio Filho

Carlos Junior e Marcos Dantas registrando sua presença na oficina. Fábia Cristiani Marçal Albino acolhendo os/as participantes da oficina e fazendo as inscrições.


 Data: 15 de setembro de 2015
Local: Escola Municipal  Profº José Décio Filho
EndereçoRua Profª. Maria Jacinta Neves Qd 25 nº 100, Setor Hilário, Goiânia-GO.
Horário: 18 h às 22 h
 Nº de Participante: 30 pessoas


Registro do Evento:
Foi realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 15 de setembro de 2015 das 18h ás 22h na Instituição de Ensino Escola Municipal  Profº José Décio Filho, com 30 discentes da Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga); Marcos Dantas de Souza (psicólogo), Ariana Letícia Oliveira Tozzatti (Fotografa) Carlos Junior (Fotografo). 


Ornamentação do espaço

 A Equipe de trabalho dando as boas vindas aos participantes e ao mesmo tempo fazendo sua apresentação.



 A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.



 A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro houve apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo momento houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de Inscrição”  e a “Lista de Chamada”.

Marcos Dantas faz a introdução do tema


Houve no inicio uma dinâmica com grupo com orientação do Psicólogo Marcos Dantas de Souza. Essa dinâmica visa despertar nos participantes uma sensibilidade em reconhecer o outro e interagir com outro à partir de paradigmas de respeito ao corpo e ao espaço que ocupa.








 Todos os participantes põem a mão na massa e começou o seu trabalho



Dinâmica utilizada na oficina: tinta , papeis, pinceis e muita criatividade.
Inteiração!!!!

 Grupo dialogando.

 E tempo de plantar e colher frutos na luta em prol da igualdade racial.
 Dialogo consigo mesmo.

 Mãos que constroem os sonhos!!!
Muita partilha do que foi construído por cada um.



A oficina contou com a participação das (os) discentes, onde foi possível perceber a deficiência no processo de ensino-aprendizagem, onde muitas (os) demonstraram dificuldade de preencher a ficha/lista e de compreender o “quesito cor/raça” enquanto identidade individual/coletiva. Poucos educadores (as) estiveram presentes, não houve acompanhamento de representantes da equipe diretiva.  




O debate envolveu questões onde falam que somos todos iguais e nesta fala foi possível trabalhar as diferenças que temos nas etnias, gênero, orientação sexual, situação econômica, classe...   


























Após a dinâmica em grupo teve inicio a explanação do Marcos Dantas, sobre a questão da formação histórica do Racismo no Brasil fazendo uma busca dos motivos da construção racista no Brasil e um comparativo com a atual situação racista. Sendo apresentados, alguns conceitos, sobre racismo e utilização de algumas experiências teóricas. Após a explanação algumas pessoas da plenária se manifestaram e fizeram falas acerca de suas concepções de racismo e a presença dele na sociedade



Olhares cravados nos desenhos
A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro houve apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo momento houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de Inscrição”  e a “Lista de Chamada”.


O terceiro momento foi realizada dinâmica de socialização com as (os) discentes onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo houve a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças.  

Mural coletivo do grupo da oficina



Mural da historia desta oficina

O quarto momento ocorreu de forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade brasileira.

Debate


O quinto momento foi aberto para questionamentos. As fichas foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG Dandara.  Encerrou co lanche, tirada a fotografia com todas (os) as (os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG Dandara






Foto do grupo da oficina