Data: 14 de setembro de 2015
Local: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros
Endereço: Rua
Caravelas nº 240, Jardim Guanabara, Goiânia-GO.
Horário: 18 h às 22 h
Horário: 18 h às 22 h
Nº de Participante: 57 pessoas
Registro do Evento:
Foi realizada oficina em prol da promoção da
equidade racial, no dia 09 de setembro de 2015 das 18h ás 22h na Instituição de
Ensino Escola Municipal Pedro
Costa de Medeiros, com 57 discentes da Educação de Jovens e
Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Grupo de Mulheres Negras
Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga); a SUPPIR Arilene
Martins (Educadora); Marcos Dantas de Souza (psicólogo), Ariana Letícia
Oliveira Tozzatti (Fotografa), Equipe de capacitação).
A operacionalização da
oficina aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos
recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura);
banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o
preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para
armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram
e foram juntas (os) a instituição de ensino.
A oficina se deu em 5
momentos, no primeiro houve apresentação do cronograma da oficina e das
oficineiras (os) falando sobre o objetivo do Projeto de capacitação que vem
sendo realizado pela Prefeitura de Goiânia a partir da Secretaria de Políticas
de Promoção da Igualdade Racial.
O segundo momento houve a
apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a
“Ficha de Inscrição” e a “Lista de
Chamada”.
O quarto momento ocorreu de forma
expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão político-cultural da
Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo
institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade
brasileira
As
mulheres são a maioria nestas oficinas.
O terceiro momento foi realizada dinâmica de
socialização com as (os) discentes onde através da percepção das
características fenotípicas do próprio corpo houve a intersecção com a
necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças.
O quinto momento foi
aberto para questionamentos e para findar foi entregue o material educativo,
servido o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as (os) discentes e
realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas foram preenchidas
individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG
Dandara
A oficina contou com a
participação das (os) discentes, onde foi possível perceber a deficiência no
processo de ensino-aprendizagem, onde muitas (os) demonstraram dificuldade de
preencher a ficha/lista e de compreender o “quesito cor/raça” enquanto identidade
individual/coletiva. Poucos servidores(as) administrativa e da gestão diretiva
estiveram presentes, não houve acompanhamento de representantes da equipe
diretiva.
Nota-se a importância em dar
continuidade a atividades que transcendam o essencialismo científico
eurocêntrico e o racismo institucionalizado, permitindo que a história seja
contada por sua/seu protagonista, corroborando com um olhar real com
significado, o que permitirá a comunidade escolar transitar pelo contexto
social, histórico e cultural diaspórico Africano e Afro-brasileiro, como forma
de potencializar nossa negra identidade.
Sendo a oficina uma das estratégias de
promoção da equidade racial e igualdade de direitos, ao arcabouço histórico,
patrimonial material/imaterial, cultural e artístico oriundo da negra
ancestralidade.
E muito bom
ver a alegria estampada no rosto das pessoas.
O
dialogo continua acontecendo ao logo de toda oficina.
.
A Equidade racial e o ponto forte do compromisso da Secretaria de Direitos Humanos e Ações Afirmativas tem o interesse e compromisso em combater o racismo institucional, por isso essas oficinas de mobilização e sensibilização de gestores públicos e agentes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário