segunda-feira, 21 de março de 2016

21/03/2016 - Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial

Vamos refletir um pouco....
Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.



 E assim lutamos, no Quilombo de Palmares, tantos outros que não sabemos os nomes ainda, movimentos negros e de mulheres negras, Religiões Afro Brasileiras , em 1798, na Revolta dos Búzios; em 1826, no Quilombo do Orubú, em Pirajá; em 1835, na Revolta dos Malês. Enfim, em toda a trajetória dos negros e negras nesse território hostil, fizemos luta.

“Nesse 21 de março, temos que relacionar o martírio das vítimas de Shaperville com nossa realidade de desigualdade, ambos gerados pela mesma matriz histórica: o tráfico de seres humanos, a escravidão. Maior holocausto da história! “

O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.

No Brasil os movimentos negros vem trabalhando este dia como forma de lembrar que o Brasil precisa dizer em seus documentos que é um país racista e em 2001 a Conferência Mundial de Combate ao racismo  em Durban na Africa do Sul mostra que o mundo precisa assumir as Leis internacionais assumidas nas conferências mundiais. Isto vem de encontro com os anseios deste povo que ao longo dos anos vem informando que a democracia racial não existe no Brasil. A partir de tantas lutas as políticas públicas começam a ser incorporada por governos na América Latina.

Também no dia 21 de março de 1997, Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, foi inserido no Panteão da Pátria em Brasília como herói nacional. 21 de março de 2003 o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Cria a Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial.

O massacre em Shaperville, África do Sul, em 21 de março de 1961, obriga-nos, todo ano, nesta data, a fazer uma reflexão profunda sobre desigualdade, racismo, xenofobia e todas as formas correlatas de ódio entre os seres humanos.
É tarefa nossa, de todos nós, homens e mulheres, criar as condições para que o mundo seja melhor e que a solidariedade e a fraternidade vençam o ódio, o racismo, a lesbofobia, a homofobia e as desigualdades.

O que é discriminação racial?

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.

Aproveite esta data para refletir: para ver onde você guarda o seu racismo?