sexta-feira, 13 de abril de 2018

28/03/2018 Eleição da Mesa Diretora do CONEM

A Mesa Diretora esta representada por; Ana Rita Marcelo de Castro, Dila Resende, Marta Ivone Ferreira de Oliveira, Sandra Regina Martins Gomes e Luciana Amorim de Santana Mota

Aconteceu no Centro de Referencia Estadual da Igualdade Racial ,no dia 28 de março de 2018 a Eleição para a Mesa Diretora do Conselho Estadual da Mulher de Goiás

Ana Rita Marcelo de Castro faz uma fala de agradecimento, a confiança e apoio dispensado a nós. Reiteramos nosso compromisso de unidade, trabalho e comprometimento com a estruturação e fortalecimento de políticas públicas para as Mulheres goianas. 





. Na pessoa de Flávia Fernandes agradecemos o importante trabalho que foi desenvolvido na gestão anterior. Nossa gratidão também a comissão eleitoral, formada por Dolly SoaresErika Santos e Ana Elisa pelo grande esforço de organização e realização do processo eleitoral. 


Sigamos em frente numa aliança estratégica para a promoção, articulação, integração de uma política de valorização e defesa das mulheres contemplando a nossa diversidade étnico racial, geracional, orientação sexual, identidade de gênero, de classe social, bem como o reconhecimento das necessidades específicas das mulheres do Campo, da cidade e das mulheres com deficiência.



 VIVA AS MULHERES! As Mulheres são como águas: crescem quando se encontram. 


20 a 21/03/2018 III Diálogos Elas nas Exatas

Ludwaler Rodrigues da Silva, Marta Cezaria de Oliveira, Joana D'arc Felix de Souza e Anna Maria Canavarro Benite no III Diálogos Elas nas Exatas aconteceu no Auditório do Novotel Rio de Janeiro Porto Atlântico na Avenida Prof. Pereira Reis, 49 Santo Cristo- RJ nos dias 20 e 21 de março de 2018.

 Marta Cezaria de Oliveira,  Anna Maria Canavarro Benite Ludwaler Rodrigues da Silva 
no Baner do projeto Investiga Menina aprovado pelo Fundo Elas.
Ludwaler Rodrigues da Silva Diretor do Colegio Estadual Solon Amaral-Goiânia-GO, Marta Cezaria de Oliveira do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Katemari Rosa Prof. e pesquisadora da UFBA, Zelia Ludwig Prof. e pesquisadora da UFJF e Anna Maria Canavarro Benite Prof. e pesquisadora da UFG participando deste momento histórico do Programa Elas Nas Exatas no Rio de Janeiro


Abertura do evento com  as representantes do Fundo ELAS, Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas cada representante fez uma fala e deu por aberto o diálogo
Amalia Fischer - ELAS Fundo de Investimento social fazendo a acolhida das participantes no evento.
Apresentação e intercâmbio de Projetos
Apresentação dos grupos apoiados no II Edital ELAS nas Exatas e seus respectivos projetos (10 minutos para cada grupo). Anita fez a apresentação do Grupo e do Projeto "Investiga Menina"
Investiga Menina!
Organização: Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado

Goiânia/GO
Projeto vai promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, visando proporcionar experiências e informações sobre as contribuições das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos. Serão desenvolvidos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) sobre história de mulheres cientistas contemporâneas, intervenções pedagógicas com rodas de conversa e vivências interculturais em que as estudantes terão contato com cientistas e pesquisadoras.

As apresentações foram acontecendo uma seguida da outra em ordem aleatória.
Algumas apresentações utilizou data Show outras não.
Gurias nas exatas

Organização: Meninas na ciência
Porto Alegre/RS
Projeto vai promover oficinas de robótica, observações astronômicas, visitas à universidade com debates, palestras sobre ciências abertas à comunidade, exposições itinerantes, formações para professores/as sobre estereótipos de gênero, além de produção de material informativo sobre ciência e gênero.


GTE – Grêmio Tecnológico d’Elas

Organização: Associação REDUCA
Franco da Rocha/SP
Projeto visa articular a gestão escolar e o grêmio estudantil em atividades como palestras de mulheres que atuam profissionalmente nas áreas de exatas e tecnologias, oficinas práticas focadas em programação de microcontroladores e robótica e oficinas de desenvolvimento de games e aplicativos.

Energéticas
Organização: Cientistas do Pampa

Uruguaiana/RS
Projeto vai promover rodas de conversa sobre mulheres nas ciências exatas, visitas a laboratórios científicos, capacitação de grupos de meninas para construção de protótipos de geração de energia elétrica a partir do aproveitamento da energia solar e participação na feira de ciências da cidade.

Muita alegria e compromisso nas falas.
Engenheiras da Borborema

Organização: Mulheres na Engenharia: IEEE/UFCG

Campina Grande/PB
Projeto visa promover oficinas práticas de eletrônica, informática, energias renováveis e programação, cine debate e rodadas de palestras sobre mulheres nas ciências, visitas técnicas e capacitação de professores/as sobre novas didáticas para as exatas.
Muita criatividade em cada projeto partilhado.
Entidades e Universidades partilhando saberes.
Lugar de Mulher
Organização: Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Lino Villachá
Campo Grande/MS

Projeto vai realizar oficina de fotografia, técnica conectada com conhecimentos de física, ótica, mecânica, matemática, proporcionalidade, geometria. A fotografia também será usada como uma ferramenta para abordar questões como autoestima e representação. Serão realizados ainda um grupo de estudos de ciências e matemática preparatório para Olimpíadas de exatas, formação de professores e visitas a universidades.

Sou mulher, sou negra, serei exatas!!!

Organização: Conselho Escolar Professor Severino Pessoa de Luna

Chã de Alegria/PE
Projeto pretende, através da divulgação de histórias de mulheres negras cientistas, despertar o gosto pelas ciências exatas, oferecendo também aulas de Matemática, Química, Física, oficinas de Robótica, visitas técnicas a laboratórios de universidades locais para as meninas e um seminário.


Projeto ProgrAmazonas

Organização: Associação Fab Lab Belém
Belém/PA
Projeto vai oferecer cursos teóricos e práticos de programação (Python, Arduino e Programação web – HTML, CSS e JavaScript) ministrados por mulheres para mulheres, discussões sobre o papel da mulher na tecnologia e palestras sobre a atuação feminina no desenvolvimento de tecnologias na região amazônica.

A turma do Pará foi bem sucinta em sua apresentação, mas com uma dedicação muito especial as ações do projeto
Os participantes estavam atentas a tudo que ia sendo partilhado.

LabElas: mídias digitais e software livre na Escola Estadual Indígena Pankararu Ezequiel

Organização: AMIGP – Associação das Mulheres Indígenas Guerreiras de Pankararu

Tacaratu/PE
Projeto visa oferecer oficinas em mídias digitais e software livre para meninas indígenas, capacitando-as na produção de rádio-documentários, podcasts, fanzines, etc, para que, empoderadas no uso de tecnologias, reconheçam seus talentos e oportunidades nas áreas de produção digital, tecnologia e comunicação, livres de estereótipos de gênero e raça.

As mulheres Indígenas Pankararu apresentou sua proposta de trabalho e falou do que vinha sendo feito com a comunidade e viu a importância da comunicação nesta ação do projeto
Muita gente nem piscava para ouvir bem o que estavam apresentando cada projeto.
O Grupo das mulheres quilombolas trouxeram também o seu olhar diferenciado para as ações do projeto.
Akotirene Kilombo Ciência

Organização: Instituto COMPaz

Triunfo/RS
Projeto vai promover oficinas e palestras nos campos da Astronomia, Biologia e Química, com experimentos com plantas medicinais e observação do céu noturno, além de rodas de conversa sobre mulheres nas ciências, envolvendo alunas da escola parceira e da comunidade quilombola local.

Cada apresentação trouxe o seu viés de contribuição nas áreas das Exatas mostrando a oportunidade para disseminação deste tema e buscar mais apoio dos órgãos responsa´veis pela educação neste país. verbas oportunidades, diritos iguais para todas.
Partilhas riquíssimas.
Muito debate e conversas que enriquece a caminhada.
...demos uma parada para o almoço...
Registrando a presença amiga com Ludwaler, Marta Cezaria, Katemari, Zelia e Anita Benite no III Diálogos ELAS nas Exatas.
Registrando a presença amiga com Ludwaler, Marta Cezaria, joana D'arc Felix e Anita Benite no III Diálogos ELAS nas Exatas.
iniciando nosso Diálogo : Desigualdades de Gênero e Raça



provocadora Lúcia Xavier (CRIOLA)
Assistente social, formada pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, representando a Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras/AMNB (2004). Recebeu a Medalha do Reconhecimento Chiquinha Gonzaga conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 




Provocadora Katemari Rosa (Professora e pesquisadora da UFBA)
Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestra em Educação Científica pelo Teachers College e doutora em Educação Científica pela Columbia University. Atualmente, é professora-adjunta da UFBA. Possui experiência em pesquisa de ensino de física e formação de professoras e professores de física. 



Provocadora Zélia Ludwig (Professora e pesquisadora da UFJF)
Graduada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de São Paulo, mestra em Tecnologia Nuclear e doutora em Ciências Físicas pela Universidade de São, com pós-doutoramento na Universidade de São Paulo na área de materiais vítreos. Pesquisadora e orientadora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. Coordena estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Raça, Ciência e Sociedade com a proposta de discutir equidade e os direitos das minorias nas escolas através da desconstrução de conceitos preestabelecidos. 
...muita história e riqueza de detalhes na vida de cada mulher que traz seu conhecimento para partilhar...

A vida nos pede cada vez mais compromisso com as mulheres em todos os campos de atuação. compromissos e dedicação pois hoje temos vários modelos a seguir ou mesmo para iluminar nossos passos que não são fácil nas áreas das Exatas e muito mais. Temos que sempre acreditar que nós podemos e seremos cientistas do amanhã.

A nossa sabedoria vem de longe, basta que nos deu uma oportunidade e aí estamos nós.

Só não vai quem não quer ou não sabe que pode.

Provocadora Joana D'Arc Felix de Souza (Pesquisadora na Escola Técnica Estadual Prof. Carmelino Corrêa Júnior)
Graduada, mestra e doutora em Química pela UNICAMP, PhD em química pela Universidade de Harvard. Especialista em reaproveitamento de resíduos do Setor Coureiro-Calçadista para a produção de produtos para as áreas biológicas, da saúde, de química, agropecuária, energias renováveis e construção civil. Atualmente é professora e coordenadora do curso técnico em curtimento na Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (Centro Paula Souza), onde desenvolve projetos de pesquisas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos do setor coureiro-calçadista. Soma 56 prêmios em sua área. 

Mulher Negra Pesquisadora com um currículo de dar inveja a qualquer um.

Sabedoria nata e vencedora na vida. sabe dar valor ao que consegui e partilha seus conhecimentos.

Mulher aguerrida. comprometida com as mulheres nas Ciências e defensora dos abusos sexuais sofrido por alunas nas universidades. fala com sabedoria dos nossos direitos enquanto mulheres cientistas.

Provocadora Márcia Barbosa (Professora e pesquisadora da UFGRS e membro titular da Academia Brasileira de Ciências)
Graduada, mestra e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora titular da UFRGS e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Possui experiência na área de Física e, por seu trabalho “Anomalias dinâmicas da água”, ganhou o prêmio L’Óreal e Unesco de Mulheres nas Ciências Física e o prêmio Cláudia em ciência, ambos em 2013. Ganhou, em 2009, a Nicholson Medal dada pela American Physical Society pela sua atuação em questões de gênero na ciência. Pelo trabalho junto à pós-graduação recebeu o Prêmio Anísio Teixeira da Capes. Atua como membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências. 

Provocadora Elizabete Mofacto (Especialista em gestão escolar - Jovem de Futuro/ Instituto Unibanco)
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é analista de projetos socioeducacionais do Instituto Unibanco. Atuou como professora I de Biologia da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro de 2006 a 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Planejamento e Avaliação Educacional e em Gestão da Educação Pública. 

Provocadora Maria Lúcia de Santana Braga (Programa Mulher e Ciência – CNPq)
Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002), analista em ciência e tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra a equipe do Programa Mulher e Ciência do CNPq. Como pesquisadora, trabalha principalmente nos seguintes temas: pensamento social no Brasil; obra e recepção de Roger Bastide no Brasil; comportamento político e legislativo; relações raciais e de gênero; gênero, educação e ciências; estudos feministas; participação das mulheres nas ciências e educação; ações afirmativas e políticas públicas. 

Diálogo: Porque discutir Gênero nas escoas?



Muita sabedoria, entrega e compromisso.
  Provocadora Evelyn Mendes (transnerd.tech)
Mulher transexual, com experiência em análise e desenvolvimento de sistemas desde 2002. Com trajetória nerd e geek, sempre amou tecnologia. Atualmente trabalha com foco em Angular e Firebase porque acredita que são frameworks e arquiteturas que tem muito a oferecer. Promove Meetups e encontros com jovens e adultas com o objetivo de desmistificar que aprender tecnologia é oneroso e difícil com o Projeto Deevas, que é uma iniciativa própria. 

Provocadora Maria Luiza Heilborn (Professora e pesquisadora do Instituto de Medicina Social da UERJ)
Historiadora, mestra e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ (PPGAS/MN/UFRJ). Pós-doutora pelo Institut National d'Études Démographiques (INED), França. Professora Associada do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Sua atuação privilegia estudos sobre gênero, sexualidade, família e juventude. Foi coordenadora geral da pesquisa GRAVAD. Coordenadora do Programa em Gênero, Sexualidade e Saúde (IMS/UERJ). Autora do livro "Dois é par: gênero e identidade sexual em contexto igualitário" (Rio de Janeiro, Garamond, 2004), entre outras obras. 


Muito debate e partilhas.

Provocadora Teresa Scofano (Especialista em gestão escolar - Jovem de Futuro/ Instituto Unibanco)
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Gestora de Aprendizagem do Instituto Unibanco na implementação do Projeto Jovem de Futuro nos Estados do Pará e Piauí em parceria com as Secretaria de Educação. Atuou como Coordenadora de Projetos e Assistente Social na rede de proteção da criança e adolescente no Rio de Janeiro e em Petrópolis e em medida protetiva de acolhimento e Programa de Proteção à Criança e Adolescente pela Organização de Direitos Humanos em parceria com a Secretária de Direitos Humanos - Governo Federal
Pâmela Souza da Silva (Professora da rede pública municipal do Rio de Janeiro)

Feminista, Professora, integrante do coletivo antirracista Solta esse Black e Mestra em educação pela UERJ. 

Cada uma com sua sabedoria.

ELAS nas Exatas: Oportunidades e desafios


Provocadora Silvana Bahia (Olabi / Pretalab)
Diretora do Olabi, organização focada em inovação social e tecnologia, por onde coordena a Pretalab e outras iniciativas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Foi facilitadora da Maratona RodAda Hacker - oficinas de empoderamento feminino em novas tecnologias, co-coordenou o plano de comunicação do filme KBELA e é colaboradora da plataforma Afroflix.

Provocadoras Sil Bahia- PretaLab/Olabi; Everlyn Mendes- transerd.tech; Maria Lucia Braga- Programa Mulher e Ciência-CNPq, Maria Luiza Heiborn- Prof. e Pesquisadora do Instituto de Medicina Social da UERJ

...diálogos , debates e partilhas...

Goiânia/Goiás presente!

Anita Benite dá sua contribuição no processo de construção dos diálogos entre todas as esferas educacionais e fala da sua atuação enquanto mulher negra Professora e Pesquisadora na área de Química na universidade Federal de Goiás, sua militância enquanto mulher negra Dandara no Cerrado, Mulher negra coordenando neste momento a ABPNs e seus desafios na caminhada.

A comunidade quilombola aqui representada também dá sua contribuição com tamanha riqueza de detalhes.

Muito Axé!!!


Compromissos!!!
Certezas de um mundo melhor!!!

Dedicação nos que estamos fazendo.

As cincos regiões do Brasil representadas neste evento.


Diversidade!!!

Fundo ELAS representado por Kaká neste momento.

Sorrisos de esperança neste novo que chega com cada ação apoiada.

Registro da turma presente no evento.