sexta-feira, 29 de julho de 2011

Roda de Conversa na Sede do Grupo Dandara no Cerrado - Autonomia e igualdade para as mulheres negras

´

Convite para Roda de Conversa

O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e o Fórum de Mulheres Negras convidam você para a Roda de Conversa sobre o Dia da Mulher Negra da América latina e Caribe na Sede do Grupo.

Data: 30/07/2011
Tema “Autonomia e igualdade para as Mulheres Negras”
Local: Rua C 176 Nº 717, Qd 424 Lt 21 -Jardim América – Goiânia – GO
Horário: 15h          Contatos: Marta Cezaria (62) 9628 6650, Cinthia (62) 8587 6999


Realização: GRUPO DE MULHERES NEGRAS DANDARA NO CERRADO; AMAEG – ASSOCIAÇÃO DE MULHERES E ADOLESCENTES DO ESTADO DE GOIÁS; COLETIVO DE NEGRAS/OS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – IFG; FÓRUM ESTADUAL DE MULHERES NEGRAS, ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS, FORUM GOIANO DE MULHERES; FÓRUM NACIONAL DE MULHERES NEGRAS

Parcerias: Assessoria da Mulher,Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial, Comitê Gestor das Comunidades Quilombolas de Goiás,CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras,
CONIR –Conselho Municipal de Igualdade Racial, Conselho de Integração Universidade-Sociedade, CONEN - Conselho Estadual da Mulher , Conselho Estadual das Cidades, CEMASGyn - Conselho Municipal de Assistência Social,Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR, CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras, Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas , Programa de Estudos e Extensão Afrobrasileiro/PUC Goiás, Prefeitura Goiânia, Rede de Atenção a mulher criança e adolescente em situação de violência Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial, Superintendência de Promoção de Igualdade Racial do Estado, Governo do Estado de Goiás, SIDSAÚDE, Universidade Federal de Goiás     

videoconferência que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR)



Presidência da República
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Coordenação de Comunicação

SEPPIR integra mulheres negras
através de videoconferência

Mulheres de todos os estados poderão interagir a partir de link disponibilizado nas redes sociais. Debate celebra o 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e acontece nesta sexta, 29/07, a partir das 10h

Mulheres negras de todos os estados brasileiros estão convidadas a participar da videoconferência que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realiza nesta sexta-feira, 29/07, a partir das 10h. O link para envio de perguntas será disponibilizado meia hora antes do debate, cujo tema será A Participação da Mulher Negra nas Conferências Nacionais”. A geração do evento acontece a partir da sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro da iniciativa. O Sebrae é também responsável pela rede receptora nas capitais brasileiras.

A programação será iniciada com uma exposição da ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, e uma fala da diretora do Géledes - Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro, que é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e filósofa. Em seguida, abre-se o debate para lideranças ligadas à temática, que estarão concentradas em salas nas unidades do Sebrae nos Estados, com exceção de Minas Gerais e Acre, em função de problemas operacionais. Na sequência, as debatedoras responderão a perguntas enviadas pelos participantes que estiverem acompanhando via Internet.

Objetivo
O objetivo da videoconferência é aprofundar o debate em torno de temas comuns a mulheres negras de todo o Brasil, visando avançar na incidência deste segmento nos processos das conferências nacionais. O Eixo 9 do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (II PNPM), que prevê o “enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia”, será privilegiado na abordagem, com foco na intervenção das mulheres negras nos processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

A videoconferência pretende contribuir ainda para o fortalecimento do princípio da equidade nas políticas públicas, considerando que o acesso de todas as pessoas aos direitos universais, para ser garantido, demanda ações voltadas aos grupos historicamente discriminados. Tratar desigualmente os desiguais, buscando a justiça social, requer pleno reconhecimento das necessidades próprias dos diferentes grupos de mulheres (II PNPM). Nessa perspectiva, o tratamento das discriminações vivenciadas pelas mulheres negras merece atenção diferenciada, devido à multiplicidade de desigualdades que as atingem, baseadas no racismo, no sexismo e na condição social.

25 de Julho
A videoconferência marca o 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data foi criada em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, quando este dia foi estabelecido como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta as condições de opressão de gênero e étnico-raciais em que elas vivem.

O 25 de Julho é um momento de valorização das organizações de mulheres negras e colabora para a construção de estratégias para o enfrentamento ao racismo, sexismo e todas as formas de desigualdades. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, oportunizando o debate sobre a identidade da mulher negra.

Coordenação de Comunicação
SEPPIR - www.seppir.gov.br
Esplanada dos Ministérios Bloco A - 9º Andar
Brasília-DF – CEP: 70.054-906
Tel.: (55-61) 2025-7041 / Fax: (55-61) 2025-7083