segunda-feira, 2 de março de 2020

13/02/2020 Reunião da SMPM e Dandara

Reunião no dia 13/02/2020 na Sede da ONG Dandara no Cerrado com Ana carolina Almeida a Secretária Municipal de Politicas para as Mulheres de Goiânia com o objetivo de discutir ações junto as mulheres negras de Goiânia no dia 21 de março.
A secretária trouxe uma proposta para podermos pensar e ver a possibilidade de realizar uma Mesa Redonda  com uma roda de conversa onde mulheres negras falasse da experiência sobre racismo, pois muitas pessoas ainda não tem conhecimento como o racismo se dá no dia a dia. Trouxe com referência a experiência que teve com o caso do "Criado Mudo". E uma oficina de pintura em quadros com o artista Samuel Caixeta que teve várias experiências na Africa e é um artista renomado.
Fizemos uma longa discussão, que seria interessante que fosse uma mulher, mas valeu a sugestão do artista ter disponibilizado seus dons para uma atividade com as mulheres e ele assinariam as telas e faria a doação de 20 telas esboçado por ele e pintada pelas mulheres.
Achamos a proposta interessante, mas também vimos a dificuldade de ter muitas mulheres negras nesta data, pois a maioria trabalha e cuida de filhos. O tempo é curto e morram longe e aí vem as dificuldades financeiras. Também falamos que esta data sempre o movimento negro tem alguma ação na luta contra a discriminação racial e isto talvez impediria a participação de muitas devido agendas anteriores.
O convite seria aberto a universidades, redes de mulheres, foruns de mulheres,  e trabalharíamos a "Arte pelo olhar delas". Vários nomes de mulheres negras foram levantados para um dialogo maior. Mas o tempo voou.
Conversamos um pouco sobre as ações no Carnaval que a Secretaria faria sobre a importunação nos pontos de ônibus, terminais. Cards "lugar de mulher é onde ela quiser". Conversamos sobre os cursos que a Secretaria vai realizar  sobre Técnico em cozinha.

Ficamos de dar uma resposta depois de mais discussões.





18/02/2020 Reunião do Nucleo de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil

O Comitê Gestor do Projeto Empreendedorismo Feminino (Sebrae Delas) e demais entidade da Rede de Apoio à Mulher, para um encontro com o seguinte foco:

“Integração e fortalecimento das instituições que apoiam o empreendedorismo feminino”.

Vamos compartilhar os desafios enfrentados por cada instituição, suas principais forças, e fomentar atividades para o desenvolvimento de parcerias de sucesso.

Venha conosco e juntos criaremos um ambiente de várias e novas oportunidades a cada instituição.
Dia 18 de fevereiro de 2020, Thais de Oliveira do Núcleo de Igualdade Racial do grupo Mulheres do brasil foi representando a Dandara no Cerrado nesta reunião a qual fomos convidadas a estar participando
O Núcleo ficou bem representativo, pois tinhas mais companheiras participando.

Isso foi à tarde e a noite tínhamos mais trabalho.



A noite na Sede da Dandara no Cerrado sentamos para planejar as ações do Núcleo de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.
Foi mais um momento de rever as ações pensadas para este ano 2020 e vimos que temos muita coisa a fazer. faltou em nossa reunião representantes do Núcleo de Goiânia mas deu para caminharmos assim mesmo.
Aconteceram muitas partilhas e diálogos.

















19/02/2020 Reunião do CMASGyn

Reunião no dia 19 de fevereiro de 2020 do Conselho Municipal de Assistência social - CMASGyn na sede da Conselho  com a participação de vários conselheiros e conselheiras.
Edar Jessié e Anadir Cezario de Oliveira duas Dandaras na representação sendo uma sociedade civil e outra governamental. Que possam dar boas contribuições, pois todas duas são assistente social.

Muito reflexão sobre a caminhada da Assistência Social em Goiânia
Plenária estendida do mês de fevereiro de 2020, CMASGyn
Entrega e dedicação
Muita busca e sabedoria para que este ano seja bem melhor a caminhada do CMASGyn

15/02/2020 Reunião de Planejamento

No dia 15 de fevereiro de 2020, aconteceu a Reunião de Planejamento com ações da Dandara no Cerrado em 2020,  Foi uma manhã de muitas decisões para a caminhada deste ano, com a presença de várias companheiras.
Iniciamos os trabalhos falando da Pauta da Reunião um pouca extensa, mas necessária.  a primeira parte foi a discussão sobre a Sede da Dandara e o desafio do aluguel. Em relação  nova sede ficamos aguardando ainda a assinatura do Termo de Cessão de Uso.
Estivemos reunidas para pensar as ações do Projeto Luz Solidária - Mulheres que transformam lixo em lucro com as Dandara e Núcleo de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil em Goiás.
Letícia Teixeira de Oliveira e Yasmim Karoline Lucas dos Santos fazendo a ficha de inscrição e assinando a presença.
A juventude presente nestes dias na ONG
Somos fortes e resistente. Por isso a caminhada não para mesmo frente a tantos desafios impostos pela realidade atual.
O ombro amigo aqui desfaz o cansaço e gera novas energias.
Daqui saiu muita coisa boa para nossa agenda que não é pequena. Muita divisão de tarefas e compromissos assumidos no coletivo.
Que 2020 nos dê muita força e axé para caminhar!!!Caminhar!!!Caminhar!!!
Muitos sorrisos!!!
Muitos desafios!!!!
Muita esperança!!!

É assim que vencemos as lutas do dia a dia
Acreditamos que vamos dar conta de tudo que pensamos para agir neste ano.
Fechamos uma agenda extensa!!!
Precisamos de mais parcerias, pois a luta das mulheres negras não é brincadeira....
Mas somos resistência sempre!!!
Sempre terminamos em torno da mesa da partilha da vida, dos trabalhos e da comida.
A Deuzília tirou as fotos e não saiu na foto