segunda-feira, 2 de março de 2020

13/02/2020 Reunião da SMPM e Dandara

Reunião no dia 13/02/2020 na Sede da ONG Dandara no Cerrado com Ana carolina Almeida a Secretária Municipal de Politicas para as Mulheres de Goiânia com o objetivo de discutir ações junto as mulheres negras de Goiânia no dia 21 de março.
A secretária trouxe uma proposta para podermos pensar e ver a possibilidade de realizar uma Mesa Redonda  com uma roda de conversa onde mulheres negras falasse da experiência sobre racismo, pois muitas pessoas ainda não tem conhecimento como o racismo se dá no dia a dia. Trouxe com referência a experiência que teve com o caso do "Criado Mudo". E uma oficina de pintura em quadros com o artista Samuel Caixeta que teve várias experiências na Africa e é um artista renomado.
Fizemos uma longa discussão, que seria interessante que fosse uma mulher, mas valeu a sugestão do artista ter disponibilizado seus dons para uma atividade com as mulheres e ele assinariam as telas e faria a doação de 20 telas esboçado por ele e pintada pelas mulheres.
Achamos a proposta interessante, mas também vimos a dificuldade de ter muitas mulheres negras nesta data, pois a maioria trabalha e cuida de filhos. O tempo é curto e morram longe e aí vem as dificuldades financeiras. Também falamos que esta data sempre o movimento negro tem alguma ação na luta contra a discriminação racial e isto talvez impediria a participação de muitas devido agendas anteriores.
O convite seria aberto a universidades, redes de mulheres, foruns de mulheres,  e trabalharíamos a "Arte pelo olhar delas". Vários nomes de mulheres negras foram levantados para um dialogo maior. Mas o tempo voou.
Conversamos um pouco sobre as ações no Carnaval que a Secretaria faria sobre a importunação nos pontos de ônibus, terminais. Cards "lugar de mulher é onde ela quiser". Conversamos sobre os cursos que a Secretaria vai realizar  sobre Técnico em cozinha.

Ficamos de dar uma resposta depois de mais discussões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário