terça-feira, 23 de julho de 2013

Conferência de promoção de Igualdade Racial em Minaçu GO- 29-06-2013

 Momento do almoço

 Presença de Matriarca Dona Vitalina  e a Frase histórica do Guerreiro Mandela
 Representantes da SEMIRA ( Marilene Martins), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial ( Presidenta Janira Sodré) e Cleusa Funcionaria da Secretaria de Trabalho, Habitação e Promoção Social de Minaçu








Conferência Municipal de Promoção


APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Trabalho, Habitação e Promoção Social juntamente com a Superintendência de Igualdade Racial, têm a imensa satisfação em realizar a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Minaçu com o tema: “Democracia e Igualdade - por um Minaçu sustentável e sem racismo”.
Sendo assim, conclamamos toda a comunidade minaçuense para contribuir com a formação de uma sociedade igual e respeitosa às diferenças. Entendemos que o envolvimento de todos os cidadãos e cidadãs nesse processo é de fundamental importância, pois é através dele que teremos um diagnóstico dos anseios da população no que tange a superação da igualdade racial em nosso município.
Esperamos que cada um se empenhe nas discussões e debates para que juntos possamos obter boas propostas para a Conferência Estadual que acontecerá esse ano.
Desejamos sucesso a todos os participantes.

Maria Nunes da Silva Nascimento
Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Promoção Social


“Democracia e Igualdade - por um Minaçu sustentável e sem racismo”.

 Data: 29 de Junho às 7h30min

Escola Municipal Jovino Seabra Campos
Setor Nova Esperança





“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem ou ainda por sua religião.
 Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, 
podem ser ensinadas a amar.”

Nelson Mandela


PROGRAMAÇÃO

·         7h30min – Credenciamento
·         8h – Apresentação Cultural
·         8h15min – Abertura Oficial
·         8h45min às 9h30 – Coffe Break
·         9h30min às 12h – Palestra “Democracia e Igualdade - por um Minaçu sustentável e sem racismo”. Palestrante: Janira Sodré Miranda - Coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro Brasileiro da Pontifica Universidade Católica de Goiás.
·         12h às 13h30min – Feijoada
·         13h30min às 14h30min – Grupos de Debate
·         14h30min às 16h – Plenária
·         16h – Encerramento



 Fala de Dita Godinho, Presidenta da  III Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial
 Com o Tema: “Democracia e Igualdade - por uma Minaçu sustentável e sem racismo”.

É o passo firme que sonhamos para o município de Minaçu nesta conferência.

Certa que cada passo dado desde 2007 até os dias atuais, foram pilares que ajudaram nesta data a dizer que estamos construindo a história desta cidade na luta contra o racismo, racismo institucional e sonhando com Políticas de Promoção de Igualdade Racial.





 Sabemos que temos um Prefeito que quer construir essa política neste município e que vem conclamando sua equipe para efetivar a igualdade racial e para que tudo isso aconteça é preciso que esta conferência tenha propostas que possamos realizar a curto, médio e longo prazo pensada por pessoas da comunidade, das secretarias e órgãos, empresas, por gente que faz acontecer o controle social e que os 3 poderes possam pensar sempre no povo que passa por longos anos de discriminação, especialmente as comunidades Negras, quilombolas, ciganas, indígenas, palestinos, judeus e outros mais.