quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Convite para a Feijoada da Sustentabilidade-Dandara no Cerrado


 

Vem aí!! Se liga nas agendas








 

09 a 11/10/2023 14ª Conferência de Assistência Social

 

A Conferência Estadual de Assistência Social de Goiás aconteceu no Centro de Pastoral Dom Fernando, no Jardim Aroeiras, Goiânia-GO.
Mesa de abertura com autoridades presente
A Presidenta do CEAS GO Heloisa e Ex presidente Jeferson e Denise Barra
Mesa de aprofundamento e debates
Coral fazendo sua apresentação na abertura da conferência
Os registros revelam a beleza que esta sendo nossa Conferência. A mesa de debates da manha e os trabalhos da tarde foram de muita qualidade. Parabéns a todos nós!
Plenária contemplando a apresentação
Quase 300 delegadas/os e convidados
Secretário  Wellington na sua fala na abertura
A presença de Delegadas mulheres é um grande número
Dandaras delegada de Goiânia e Adriana Delegada de Corumbá-GO
Momentos na Plenária
Homenagens
Fotos do 1º dia da Conferência
Mesa de abertura com a Presença da Conferencista
Veja que a conferencia traz um debate sobre a reconstrução da Politica de Assistência Social, pois ao longo dos últimos anos houve uma mistura do que realmente é essa politica. Conhecer o SUAS é muito bom, pois você vai perceber que não é o que muitos governos municipais, estadual e federal as vezes estão fazendo. Por isso é importante refletir e conhecê-la. 
A Comissão Organizadora da 14a. Conferência Estadual de Assistência Social, no uso de suas atribuições, disponibiliza o REGIMENTO INTERNO da 14a. Conferência Estadual de Assistência Social devidamente aprovado, após Consulta Pública, com 395 contribuições, perfazendo 99% de aprovação.

"A Assistência Social é uma política pública Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social."


Elias nos fala do SUAS que temos e o SUAS que queremos . Portanto é importante debater, conhecer e avançar na caminhada.
Aqui registramos Ex presidente do CEAS GO que muito contribuíram com a construção desta politica no Estado. hoje temos muitos desafios e precisam ser revisto e assumir a política do SUAS e não o Assistencialismo.
Momento triste para a nossa caminhada e para os conselhos que a conheceram e caminharam juntos.
O Secretário Estadual da SEDS o Wellington  esteve presente na abertura da Conferência e vimos desafios e falta de pessoas nesta área para fazer acontecer em todo os municípios a Politica do SUAS e não o Assistencialismo.
Marcelo traz dados reais da realidade estadual
Parabéns Marcelo.  Vc deu um show na sua apresentação. Material e exposição excelentes!!!
A Escuta e debates foi o forte destes dias de conferências
A Conferência tem 5 Eixos a serem pensados, refletidos e propor ações para os governos nas 3 esferas: Eixo 1 - Financiamento...Eixo 2 - Controle Social....Eixo 3 Articulação entre seguimentos: como potencializar a participação Social no SUAS?....Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS....Eixo 5 - Benefícios e transferência de Renda: A A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Homenagens as pessoas que presidiram o CEAS em Goiás





Aconteceu os trabalhos em grupos por eixos e depois a plenária final das proposta.
A coordenação dos Grupos ficou assim: 
Eixo 1 – Nilda, Marlucia e Neuza
Eixo 2 – Pe Pedro, Rose e Maura
Eixo 3 – Ana Lucia, Wanessa e Sonis
Eixo 4 – Magna, Camila e Eida
Eixo 5 – Vera Lucia, Luzenir e Lilian









Com imenso pesar que informamos o falecimento da vice presidente do Conselho Nacional de Assistência Social- CNAS.





Campanha Setembro Amarelo e do Outubro Rosa

Campanha Setembro Amarelo e do Outubro Rosa as Dandaras e o Coletivo de Mulheres da Comurg somaram forças nas campanhas organizadas pela Prefeitura de Goiânia

Muitos momentos de debates e diálogos
Escuta!!!!

Coragem de somar no coletivo em prol da saúde das mulheres
Lutar pelo combate a câncer de mama e pela saúde mental das pessoas e setembro nos lembra que precisamos para e entender a realidade da nossa saúde mental 
Mulheres comprometidas com esta luta