quinta-feira, 2 de maio de 2019

28/03/2019 Roda de conversa na escola



Roda de Conversa sobre Reciclagem
O foco do dia na nossa roda foi: Economia solidária, desenvolvimento, sustentabilidade, possibilidades, desafios a partir desta experiência que o grupo iniciou

 A referência deste debate de hoje partiu de dados do Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais, bem como do V Encontro Internacional de Economia Solidária...reflexões de Terezinha Moreira Lima- Universidade Estadual do MA.
Aqui colocamos alguns materiais para serem distribuídos durante o evento.


"A principal característica da sustentabilidade é adequar as tecnologias para um uso racional e renovável. Produtos recicláveis e de fontes renováveis, reforçam o crescimento da sustentabilidade do maio ambiente."
"Os produtos biodegradáveis estão ganhando força entre as empresas. É mais uma forma de se preservar o meio ambiente. Resta à sociedade optar por estes produtos e propagar essa ideia de sustentabilidade. A reciclagem também cumpre um papel de extrema vária para preservação ambiental."
"Se cada cidadão cumprir com sua parte para a sustentabilidade do planeta, ficará meio fácil renovar o quadro do nosso meio ambiente. A utilização de produtos de limpeza e cosméticos não tóxicos aliviarão a degradação do meio ambiente."


 Refletindo um pouco sobre consumo sustentável

"O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta."

Exposição de materiais reciclados produzidos pelas Mulheres que Transformam Lixo em Lucro


 nosso dia a dia:
 - Fazer a reciclagem de lixo material (plástico, metais, papéis).
 - Realizar compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo;
 - Diminuir o consumo de energia:  tomar banhos rápidos, desligar luzes de cômodos que não tem pessoas, optar por aparelhos de baixo consumo de energia;
 - Levar sacolas ecológicas ao supermercado, não utilizando as sacolas plásticas oferecidas;
 - Urinar durante o banho: desta forma é possível economizar água da descarga do vaso sanitário;
 - Diminuir a impressão de documentos e utilizar papel reciclável;
 - Trocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta. Outra solução é optar por carros híbridos.
 - Não descartar óleo de frituras na pia da cozinha;
 - Optar, quando possível, pelo consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos;
 - Comprar móveis de madeira certificada;
 - Usar lâmpadas eletrônicas ou LED, pois consomem menos energia elétrica do que as incandescentes;
 - Utilizar aquecedores solares dentro de casa, pois diminuem o consumo de energia elétrica.
Portanto,
''Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra."

Muita participação das mulheres presentes no evento.

Coordenação do Evento.

Vimos e lembramos alguns produtos que podem fazer parte da Reciclagem: " Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. 
Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.  
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado. Embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc."

Esse processo vem sendo realizado por cada uma de vocês, mas é preciso coletar na rua, mas o importante é começarmos dentro da nossa própria casa.  Separando bem o nosso lixo e sabendo separá-lo adequadamente. Por isso será uma grande ajuda para os/as catadores/as no dia a dia.


Fala da Secretaria Ana Carolina de Almeida da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulher de Goiânia
Registrando a presença da saída para o evento na Sede da ONG Dandara no Cerrado
Houve muitas dinâmicas
Entrega de lembranças
Muita dedicação e disposição neste trabalho
O dia foi muito bom e proveitoso