quarta-feira, 13 de junho de 2012

Nosso Corpo é Nosso Território. Cúpula dos Povos, Rio+20


Nosso Corpo é Nosso Território. Cúpula dos Povos, Rio+20
É com essa e outras Insígnias, que nós da AMB e AMNB estaremos marcando a nossa presença na Cúpula dos Povos!!! Vamos gritar em alto e bom som: lutamos por justiça socioambiental!
Nossas Caravanas
Seguiremos em cinco ônibus que estão sendo compartilhados entre nove Estados do país: Pará; Ceará e Paraíba; Rio Grande do Norte e Pernambuco; Goiás e Brasília ; Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Nas Caravanas, seremos 244 mulheres,  que estarão a partir do dia 14 viajando pelas estradas do Brasil para chegar no Rio de Janeiro no dia 16 de Junho. Durante a viagem, estaremos nos preparando para a participação na Cúpula, inclusive fazendo mini oficinas e roda de diálogos, reafirmando nossas palavras de (des)ordem…
Arrumando a Mala
Além da alegria, da irreverência, dos conteúdos para os debates políticos, da energia, da criatividade, do espírito de construção coletiva, também estamos levando sombrinhas e ou capa de chuva (para não sermos pegas de surpresa, com o clima neste período, no Rio). Grande parte das mulheres das Caravanas ficará na Casa Feminista, que será animada por nossos instrumentos de percussão para alegrar nosso encontro e o ato político, com nossos chapéus, faixas, bandeiras, pirulitos, camisetas.
Nossa Casa Feminista
A casa desta vez será compartilhada com 260 ativistas da Via Campesina e MST ( homens e mulheres), que funcionará no CIEP Tancredo Neves. Seremos 300 da AMB e AMNB e mais 40 mulheres da África do Sul.
Durante a Cúpula dos Povos, vamos participar das mobilizações de ruas, dos debates, das plenárias , das assembleias, iremos nos reunir na nossa casa feminista para avaliar e nos preparar.
O Que faremos, Como faremos e onde estaremos – para entender o encadeamento da programação da Cúpula dos Povos
SOBRE AS MOBILIZAÇÕES DE RUA:
Teremos duas grandes manifestações gerais:
1 – Dia 18, a partir das 10 horas da manhã, saindo do MAM, em frente ao aterro e indo pro largo da carioca, PASSEATA e ATO dos movimentos de mulheres.
2. Dia 20 – dia da mobilização global – manifestação de todos os movimentos sociais no RJ e em cada canto do mundo.
Nós, da AMB, estaremos presentes nas duas, com a força de nossas propostas e de nossa estética radical, mas também faremos outras manifestações nas ruas do centro do Rio de Janeiro, nos outros dias da Cúpula, com a presença das Loucas de Pedra Lilás e das Tambores de Safo.
SOBRE DEBATES E ARTICULAÇÕES:
A programação encadeia três tipos de atividades:
1. As ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS de articulação de cada movimento, que vão do dia 18 ao dia 21, deverão realizar discussões e fazer propostas que serão levadas por cada movimento para as plenárias de convergências.
No caso da AMB, e 33 redes feministas articuladas, faremos atividades autogestionadas no Território Global das Mulheres, uma grande tenda no aterro do flamengo. Nelas acumularemos debates (posições articuladas entre várias redes feministas) para debatermos nas plenárias de convergências. Porém, como as plenárias de convergência ocorrem desde o dia 17, a AMB e todos os movimentos tem que ter seus posicionamentos prévios para levar para estas plenárias antes das atividades que ocorrerão no território global das mulheres.
2. As PLENÁRIAS DE CONVERGÊNCIAS, por sua vez, reunirão propostas em grandes temas:
Plenária 1 – Direitos, Justiça Social e Ambiental
Plenária 2 – Defesa dos Bens Comuns, Contra a Mercantilização
Plenária 3 – Soberania Alimentar
Plenária 4 – Energia e Indústrias Extrativas
Plenária 5 – Trabalho: Por uma Outra Economia e Novos Paradigmas de Sociedade
As plenárias ocorrerão dia 17 pela manha e à tarde e dia 18 à tarde. Serão simultâneas, em vários pontos da Cúpula.
As Plenárias de Convergência devem acumular debates para a Assembleia dos Povos, espaço central da Cúpula onde serão definidas as lutas, ações e práticas para o período seguinte à Rio+20.
3. As ASSEMBLEIAS DOS POVOS serão divididas em três eixos de debate e em três dias.
1. Denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital – dia 19 – 14 horas
2. Nossas soluções e novos paradigmas dos povos – dia 21 – 14 horas
3. Agendas, campanhas e mobilizações que articulam os processos da luta anticapitalista e posicionamento frente à Rio + 20 – dia 22 – 9 horas.


--
Paula de Andrade
SOS CORPO - Instituto Feminista para a Democracia
Coletivo de Comunicação da Articulação de Mulheres Brasileiras

www.soscorpo.org.br | (81) 3087.2086

Feijoada da sustentabilidae com Roda de Samba


Consturção da Agenda do dia 25 de Julho 2012


Convite do dia 25 de julho de 20112
Histórico do Dia 25 de Julho
Em 1992, na República Dominicana, cerca de 400 mulheres negras do mundo inteiro, reunidas para o 1º. Encontro de Mulheres Negras da América Latina e caribe firmaram o 25 de julho como o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, a ser celebrado em clima de reflexão, luta e festividade.
Essa data vai além da celebração do Dia Internacional da Mulher, à medida que marca a luta pelos direitos humanos das mulheres negras no intuito de visibilizá-las, possibilitando assim a discussão de temas relativos à condição das mesmas, apontando para a superação das desigualdades históricas baseadas na opressão de classe, gênero e raça.
 Comemorara o dia 25 de julho é assumir o inteiro teor da luta antiracista, unindo as lutas do povo negro às da plataforma feminista para transformar a mentalidade e as práticas discriminatórias, contribuir para a implementação de políticas públicas e oportunizar maior participação e cidadania às mulheres negras.
O Fórum Estadual de Mulheres Negras de Goiás, tendo o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado na coordenação,  lidera as comemorações do dia 25 de julho, “Dia da Mulher Negra na América Latina e no Caribe”, como parte de sua luta para promover as mulheres negras, combater a violência e a discriminação racial, de gênero, construindo um mundo em que a diversidade seja valorizada.
Neste ano de 2012, em Goiás celebramos o XVII Ano do Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe. A proposta é avançar na luta feminista e manter uma programação durante todo o mês de julho. Sob o tema “Nosso corpo é nosso Território” realizaremos uma campanha em favor da inclusão das mulheres negras em espaços de participação política, social, econômica, cultural e religiosa.
Portanto abordar a temática “Nosso corpo é nosso Território” de forma ampla, focalizando e denunciando as hierarquias que excluem as mulheres negras de participar da produção e socialização dos bens materiais e culturais será uma etapa deste ano, para as mulheres negras em Goiás.
Objetivos
·         Celebrar em Goiás o dia da mulher negra da América Latina e Caribe sob o tema “Nosso corpo é nosso Território”
·         Manifestar à sociedade, por meio de ato público e panfletagem, a importância do combate ao racismo e à violência de gênero
·         Debater a temática “Nosso corpo é nosso Território”, em rodas de conversa na cidade de Goiânia e Região Metropolitana.
·         Realizar ações educativas e de reflexão, por meio de encontros e distribuição de material impresso, sobre o Dia da Mulher Negra com a luta por justiça socioambiental  nos seguintes municípios:  Senador Canedo,  Aparecida de Goiânia , Minaçu, Silvania, Trindade, Goiânia
·         Preparar mulheres negras para liderar ações políticas e culturais vivenciadas na Cupula dos Povos – Rio + 20 com temas extratégicos sobre Direitos, Justiça Social e Ambiental, Defesa dos Bens Comuns, Contra a Mercantilização, Soberania Alimentar, Energia e Indústrias Extrativas, Trabalho: Por uma Outra Economia e Novos Paradigmas de Sociedade
Programação
Data: 01/07/2012
Roda de Conversa na Comunidade Quilombola de Silvana – GO
Local: Associação das Mulheres Almeida Quilombola
Horário: Dia todo           Contato:  Raquel      Fone: (62)  
Silvania - GO
Data: 04/07/2012
 Rodas de Conversas com o tema “Nosso corpo é nosso Território”,
Local: Rua VC 77, Qd 155 Lt 19 - Conjunto Vera Cruz II
Horário: 19h                 Contato: Anadir Cezário  Fone: (62) 9678 1213/3593 7564       
 Goiânia – GO
 Data: 07/07/2012
Feijoada da Sustentabilidade Com Roda de Samba (Silvinho e Convidados)
Local: Clube do Gari
Endereço: Rua Capri Qd 43 Jardim Europa (Próximo ao Terminal das Bandeiras)
Goiânia – GO
Data: 10/07/2012
Rodas de Conversas com o tema “Nosso corpo é nosso Território”.
Local: Rua 5 S/N -  CEMEI / AMAEG, Jardim Goiás
Horário: 19h               Contato: Sheila Carvalho  9143 3870  Janira  Fone: (62) 9679 9900
Goiânia – GO
Data: 11/07/2012
Rodas de Conversas com o tema “Nosso corpo é nosso Território”.
Local:  Rua Cerejeiras Qd 24 Lt 04 - Jardim do Cerrado IV
Horário: 19h               Contato: Neurali  da Conceição  Fone: (62)  3577 5312 8586 8585  Goiânia – GO      

 Data: 14/07/2012
Encontro com as Mulheres Negras e Comunidades Quilombolas de Minaçu
Local: Rua do Potássio Qd  44 Lt 11 – Setor Nova Esperança
Horário: Dia todo com Rua do Lazer
Contato: Dita Godinho          Fone: 62 851 2083
Minaçu - GO
 Data: 21/07/2011 - Sábado
Rodas de Conversas com o tema “Nosso corpo é nosso Território”, Local: Rua C 176 Nº 717, Qd 424 Lt 21 -Jardim América – Goiânia – GO
Horário: 15h                  Contatos: Marta Cezaria (62) 9628 6650
Goiânia – GO
 Data: 25 de julho de 2012
Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe “Nosso corpo é nosso Território”,
Ato Público: Praça do Bandeirante
Horário: 9h  ás 12h    
Contatos: Marta Cezaria (62) 9628 6650, Cinthia 8587 6999, Anadir 9678 1213
Goiânia – GO
Data: 00/07/2011 – Sábado
Roda de Conversa com o tema“Nosso corpo é nosso Território”,
Local: Rua S 23 D Qd 72 Lt 07 – Conjunto Morado do Morro,
Horário: 17h                 Contato: Lucilene Vitório  Fone: (62) 9285 9328 
Senador Canedo – GO      

REALIZAÇÃO
Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado
AMAEG – Associação de Mulheres e Adolescentes do Estado de Goiás
Coletivo de Negras/os do Instituto Federal de Goiás – IFG
PROAFRO PUC GOIÁS
Fórum Estadual de Mulheres Negras
Fórum Nacional de Mulheres Negras

Parcerias
CONIR –Conselho Municipal de Igualdade Racial
CONEN - Conselho Estadual da Mulher
Conselho Estadual das Cidades
CEMASGyn - Conselho Municipal de Assistência Social
Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR
Superintendência de Promoção de Igualdade Racial do Estado de Goiás
SIDSAÚDE

Participem!! Projeto Girau dos Saberes