quarta-feira, 13 de junho de 2012

Nosso Corpo é Nosso Território. Cúpula dos Povos, Rio+20


Nosso Corpo é Nosso Território. Cúpula dos Povos, Rio+20
É com essa e outras Insígnias, que nós da AMB e AMNB estaremos marcando a nossa presença na Cúpula dos Povos!!! Vamos gritar em alto e bom som: lutamos por justiça socioambiental!
Nossas Caravanas
Seguiremos em cinco ônibus que estão sendo compartilhados entre nove Estados do país: Pará; Ceará e Paraíba; Rio Grande do Norte e Pernambuco; Goiás e Brasília ; Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Nas Caravanas, seremos 244 mulheres,  que estarão a partir do dia 14 viajando pelas estradas do Brasil para chegar no Rio de Janeiro no dia 16 de Junho. Durante a viagem, estaremos nos preparando para a participação na Cúpula, inclusive fazendo mini oficinas e roda de diálogos, reafirmando nossas palavras de (des)ordem…
Arrumando a Mala
Além da alegria, da irreverência, dos conteúdos para os debates políticos, da energia, da criatividade, do espírito de construção coletiva, também estamos levando sombrinhas e ou capa de chuva (para não sermos pegas de surpresa, com o clima neste período, no Rio). Grande parte das mulheres das Caravanas ficará na Casa Feminista, que será animada por nossos instrumentos de percussão para alegrar nosso encontro e o ato político, com nossos chapéus, faixas, bandeiras, pirulitos, camisetas.
Nossa Casa Feminista
A casa desta vez será compartilhada com 260 ativistas da Via Campesina e MST ( homens e mulheres), que funcionará no CIEP Tancredo Neves. Seremos 300 da AMB e AMNB e mais 40 mulheres da África do Sul.
Durante a Cúpula dos Povos, vamos participar das mobilizações de ruas, dos debates, das plenárias , das assembleias, iremos nos reunir na nossa casa feminista para avaliar e nos preparar.
O Que faremos, Como faremos e onde estaremos – para entender o encadeamento da programação da Cúpula dos Povos
SOBRE AS MOBILIZAÇÕES DE RUA:
Teremos duas grandes manifestações gerais:
1 – Dia 18, a partir das 10 horas da manhã, saindo do MAM, em frente ao aterro e indo pro largo da carioca, PASSEATA e ATO dos movimentos de mulheres.
2. Dia 20 – dia da mobilização global – manifestação de todos os movimentos sociais no RJ e em cada canto do mundo.
Nós, da AMB, estaremos presentes nas duas, com a força de nossas propostas e de nossa estética radical, mas também faremos outras manifestações nas ruas do centro do Rio de Janeiro, nos outros dias da Cúpula, com a presença das Loucas de Pedra Lilás e das Tambores de Safo.
SOBRE DEBATES E ARTICULAÇÕES:
A programação encadeia três tipos de atividades:
1. As ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS de articulação de cada movimento, que vão do dia 18 ao dia 21, deverão realizar discussões e fazer propostas que serão levadas por cada movimento para as plenárias de convergências.
No caso da AMB, e 33 redes feministas articuladas, faremos atividades autogestionadas no Território Global das Mulheres, uma grande tenda no aterro do flamengo. Nelas acumularemos debates (posições articuladas entre várias redes feministas) para debatermos nas plenárias de convergências. Porém, como as plenárias de convergência ocorrem desde o dia 17, a AMB e todos os movimentos tem que ter seus posicionamentos prévios para levar para estas plenárias antes das atividades que ocorrerão no território global das mulheres.
2. As PLENÁRIAS DE CONVERGÊNCIAS, por sua vez, reunirão propostas em grandes temas:
Plenária 1 – Direitos, Justiça Social e Ambiental
Plenária 2 – Defesa dos Bens Comuns, Contra a Mercantilização
Plenária 3 – Soberania Alimentar
Plenária 4 – Energia e Indústrias Extrativas
Plenária 5 – Trabalho: Por uma Outra Economia e Novos Paradigmas de Sociedade
As plenárias ocorrerão dia 17 pela manha e à tarde e dia 18 à tarde. Serão simultâneas, em vários pontos da Cúpula.
As Plenárias de Convergência devem acumular debates para a Assembleia dos Povos, espaço central da Cúpula onde serão definidas as lutas, ações e práticas para o período seguinte à Rio+20.
3. As ASSEMBLEIAS DOS POVOS serão divididas em três eixos de debate e em três dias.
1. Denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital – dia 19 – 14 horas
2. Nossas soluções e novos paradigmas dos povos – dia 21 – 14 horas
3. Agendas, campanhas e mobilizações que articulam os processos da luta anticapitalista e posicionamento frente à Rio + 20 – dia 22 – 9 horas.


--
Paula de Andrade
SOS CORPO - Instituto Feminista para a Democracia
Coletivo de Comunicação da Articulação de Mulheres Brasileiras

www.soscorpo.org.br | (81) 3087.2086

Nenhum comentário:

Postar um comentário