sábado, 14 de junho de 2014

A Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras / Grupo de Mulheres Negras Malunga, juntamente com o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Fórum de Mulheres Negras de Goiás e Agentes de Pastorais Negros,convocou uma  reunião para a construção da Coordenação Local de organização da Marcha das Mulheres Negras no Estado de Goiás no dia 27 de maio de 2015 para organizar e planejar o Lançamento da Marcha das Mulheres Negras no Dia 25 de Julho de 2014 e realizar alguns eventos em alguns municípios do Estado de Goiás com as ações do Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe. 


Nesta data foi lembrado em nossa reunião o Dia 28 de Maio - Dia em que nós feministas temos uma grande preocupação com a Mortalidade Materna, especialmente quando se fala das mulheres negras e vimos alguns dados sobre o que esta acontecendo em Goiás e em Goiânia, vendo a necessidade de articular com o Ministério Público para acompanhar ações que estão na Lei e não são cumprida para esta população.


A companheiras  Ângela Café Esteu, Presidente do Conselho Estadual da Mulher e Marilene Martins representou a SEMIRA participaram da reunião de construção desta coordenação Estadual e chamamos todos os movimentos negros e de mulheres de Goiânia via e-mail, contatos telefônicos e pessoais para vir construir este momento histórico.



O Evento aconteceu Museu Antropológico-UFG  na Praça Universitária, Goiânia-GO, tendo o apoio do
Núcleo de Estudos  Afrodescendentes - NEADI/UFG e da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia.


Estiveram presentes as seguintes entidades: Grupo de Mulheres Negras Malunga, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Coletivo Quilombo, agentes de Pastoral Negro, PROAFRO PUC Goiás, Rede Feminista de Saúde, Forum Estadual de Mulheres Negras, Rede de Mulheres de terreiros, Grupo Lésbicas de Goiás, Coletivo Feminista Geni, CEVAM- Centro de Valorização da Mulher/Feminista Autônoma... Algumas entidades justificou sua ausência na Reunião.
 Ficou decido que a data esta difícil para poder encontrar grande maioria do movimento negro para esta reunião, mas vamos tocando o processo e convidando novas e novos parceiros para esta construção coletiva.
 Outra etapa bem discutida nesta reunião foi o Folheto de Informações Básicas - FIB sobre a Marcha das Mulheres Negras a Brasília em 2015. Lemos passo a passo o documento que havia sido enviado por e-mail dias antes.

 2015
MARCHA DAS MULHERES NEGRAS A BRASÍLIA
FOLHETO DA MARCHA DAS MULHERES NEGRAS A BRASÍLIA - FIB

MARCHA DAS MULHERES NEGRAS: CONTRA O RACISMO, VIOLÊNCIA E PELO BEM VIVER

Que Marcha é essa?
Como o nome diz, essa marcha será de Mulheres Negras; mulheres que se autodeclaram negras; mulheres que descendem e têm características físicas de povos africanos que foram escravizados, por quase 400 anos no Brasil. Muitas se dizem pretas, pardas, afro-brasileiras, afrodescendentes. Essa Marcha tem muitos motivos para acontecer.
Quem está organizando essa Marcha?
 A Marcha foi “pensada” pela a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), cuja secretaria executiva está em Porto Alegre-RS e é composta de 27 associações de negras, localizadas em vários estados do Brasil. Muitas outras organizações nacionais já se juntaram, então foi formada uma coordenação política que está composta por: AMNB (que “puxou” a Marcha), Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN), Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), Agentes de Pastorais Negros (APNs), Movimento Negro Unificado (MNU), Coordenação Nacional da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD). A Marcha conta com parcerias como a da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Setorial de ONGs do Processo de Articulação e Diálogos (PAD) e várias outras parcerias estão sendo articula das. Quanto mais apoios tivermos para viabilizar a preparação e a própria Marcha, melhor será, pois isso representa um grande desafio à toda militância e população negra, nesses séculos de luta contra o racismo, machismo e pobreza.
 Só mulheres negras vão poder participar?
Não, não, muitas outras mulheres não-negras poderão participar, mas só se não forem racistas e, de preferência, que tenham algum trabalho ligado à construção da democracia no Brasil. Homens também poderão participar, mas, de preferência, negros e não machistas ou não-negros (também não machistas) e que acreditem ser importante realizar uma ação como a Marcha. Mas, é bom, registrar que a condução de todo processo da Marcha, terá à frente mulheres negras.

 Por que foi pensada essa Marcha?
·         Porque é fato que milhões de pessoas foram trazidas da África, em navios negreiros, por mais de 300 anos, vendidas a brancos de muitas regiões do Brasil, realizaram trabalhos forçados, sob chicotadas, sobrevivendo nas piores condições, longe da terra em que nasceram. Ou seja, nossa ancestralidade sofreu horrores, mas lutou para que nós, seus descendentes, pudéssemos sobreviver, mas até hoje o racismo persiste.

·         Porque depois que foi aprovada a “abolição da escravatura”, por muito e muito tempo, a população negra não recebeu qualquer apoio do Estado brasileiro para se manter viva e teve que se virar sozinha em todos os lugares do país. É por isso (e por mais outras coisas), que esse racismo se mantém e a população negra continua oprimida, inclusive fazendo com que várias pessoas negras se achem inferiores, feias e umas até aceitem como “natural” ou “normal” o tratamento ruim que muitos brancos e brancas dispensam a elas.

·         Porque foram as negras africanas e outras negras nossas ancestrais que deram de mamar à classe dominante do Brasil-Colônia/Brasil-Império. Assim, fomos ama-de-leite, ama-seca (sem leite, babá), mucamas, cozinheiras, lavadeiras, arrumadeiras, passadeiras, trabalhamos na roça, fomos alugadas para trabalhar em outras casas, colocadas “no ganho” (ir para a rua vender doces e inclusive para trabalhar de prostituição, trazendo dinheiro para seus “donos”), fomos “iniciadoras sexuais” de filhos de escravocratas e usadas sexualmente também pelos “senhores”. Então foram muitas as formas de exploração, opressão que vitimaram nossas antepassadas e que atingem até hoje muitas de nós, negras. Temos direito pois, de protestar de forma que essa opressão termine.


·         Porque o racismo tem feito com que a maioria da população negra (principalmente, nós, mulheres negras), ano-a-ano, venha acumulando desvantagens sociais- econômicas- políticas, culturais-ambientais, sem que o Estado e o restante da sociedade execute ações efetivas para acabar com essa situação injusta.

·         Porque em muitos países do chamado “mundo capitalista”, a maioria da população acha “normal” haver patrão e empregado, sendo que patrão tem o capital (dinheiro, máquinas, terra, etc) e o empregado entra com a parte da “mão-de-obra” (que faz o trabalho de verdade e cria o “lucro”). No Brasil, onde mais da metade da população é negra (preta+parda), quase todos os patrões são brancos e brancas (em algumas cidades tem uns que são “orientais”/raça amarela (japoneses, chineses). Assim, a população negra tem ficado sempre dependente deles e acaba sendo a maioria das pessoas desempregadas ou subempregadas. As mulheres negras são as que têm menor rendimento/salário: primeiro vem os homens brancos, depois as mulheres brancas, depois os homens negros.


·         Porque quase todos os negros e negras que têm emprego trabalham muito e ganham pouco, sendo que muitas negras que trabalham como empregadas domésticas, continuam a ser humilhadas dentro de apartamentos/casas onde trabalham; muitas são tratadas pior do que seus patrões tratam seus bichos de estimação. Também é muito difícil pessoas negras conseguirem emprego nas lojas de shoppings, bancos, companhias aéreas, e, quando conseguem, é mais nas áreas de limpeza ou segurança.

·         Porque a maioria da população negra vive em moradias ruins e nos piores lugares das cidades e quando esses lugares vão melhorando (saneamento, água, etc.), as famílias negras vão sendo empurradas para outras áreas ruins. Assim, é como se as áreas boas estivessem reservadas só para brancos. Então, a maioria da população negra passou das senzalas no escravismo, para as favelas, alagados, baixadas no capitalismo.

·         Porque a maioria das comunidades negras rurais/quilombolas não tem ainda o título das terras que ocupam (o que é assegurado por lei – art. 68, Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal) e, em muitas, as situações de sobrevivência, da educação, da saúde, da nutrição continuam muito precárias.

·         Porque embora haja propaganda de que há escola para todos, isso não é tão verdade, principalmente, no meio rural, conforme dissemos. Além disso, o que é ensinado e a forma como é ensinado não tem sido muito proveitoso. É na escola que muitas crianças negras “aprendem” a se sentir inferiores e existem escolas onde muitas crianças brancas não querem fazer par com crianças negras, nas brincadeiras, dança ou jogos. Por outro lado, ainda são relativamente poucos os negros e negras que já têm o “ensino superior” e, quando têm, é muito difícil conseguir bolsas para fazer mestrado ou doutorado, principalmente, se for no estrangeiro.

·         Porque nas Câmaras de Vereadores, nas Assembléias Legislativas dos Estados, na Câmara e no Senado Federal tem pouquíssimos negros e negras exercendo esse Poder Legislativo (fazer leis). Também nos ministérios, secretarias dos estados, de prefeitura e outros órgão públicos tem poucos negros e negras em posição se mando.

·         Porque muitos de nós, negras e negros, têm sido destratados/ofendidos racialmente em muitos lugares, até quando vamos comprar coisas em mercearias /mercadinhos ou outras lojas (inclusive de shoppings) e, além disso, recebemos péssimo tratamento em muitos órgãos da área de saúde, sendo que muitas pessoas negras morrem só por causa do não atendimento ou de atendimento ruim. Muitos dentistas e outros profissionais da saúde demonstram certo “nojo” quando vão tratar de nós (negras e negros).

·         Porque muitas casas de culto, sacerdotes, seguidoras/es das religiões afro-brasileiras e afro-indígenas têm sido perseguidos, aporrinhados por seguidores de outras religiões.n Porque muitos negros e negras presos em cadeia pública (muitos até foram presos injustamente), estão sem atendimento jurídico  a que têm direito. Porque muitas mulheres negras (mães, irmãs, esposas, filhas, cunhadas) têm chorado a morte de um parente negro, assassinado, principalmente pela polícia, sem que nenhuma providência ou punição seja adotada.

·         Porque enquanto isso, muitos brancos/as corruptos, sonegadores, canalhas praticam o chamado “crime de colarinho branco”, continuam sem punições, exibindo abertamente poderio econômico-financeiro (mansões, três carrões na garagem, aeronaves particulares, etc.), quase tudo conquistado através da grilagem de terra, exploração de trabalho escravo, corrupção, desmatamento irregular e outras ilegalidades.

·         Porque além de toda desgraceira sofrida no tempo da escravidão legalizada, a população negra, continua sendo vítima da violência física, principalmente, a juventude negra, pois centenas têm “morrido na mão da polícia” e, também, muitas jovens negras vêm sendo atingidas devido ao péssimo tratamento que recebem na rede de saúde pública, inclusive quando estão grávidas ou na hora de ter a criança.

·         Porque os meios de comunicação (principalmente a TV) são totalmente dominados por brancos e brancas (inclusive praticamente todos os apresentadores de programas na TV aberta ou na fechada/satélite/cabo). Assim, a gente só vê negros e negras se forem jogadores de futebol, alguns artistas ou se cometerem algum crime, nesse caso, aparecem logo naqueles programas feitos para divulgar e provocar escândalos.

·         Porque a população negra e sua luta são praticamente invisíveis, ou seja, é assim como se a população negra, sobretudo, mulheres negras, não existissem ou se só existissem para servir aos brancos e brancas deste país.n Porque os rumos que os países vêm tomando, prioriza a área econômica, com domínio das grandes empresas multinacionais (que têm dinheiro de vários países juntos), inclusive bancos, o que, provoca uma enorme concentração de renda nas mãos de poucas famílias (alguns poucos milhares de famílias na riqueza e bilhões de famílias na pobreza).

·         Porque o modelo econômico provoca, também, um aumento no consumo de coisas que a gente nem precisa (consumismo); que a gente pague por coisas que deveriam ser de graça, como a água, por exemplo (mercantilização de tudo, inclusive do viver); tudo isso, muito, muito estimulado pelos anúncios nas TV e rádios.

·         Porque isso tudo faz com que muitos e muitas de nós acabem “fazendo dívidas” que depois não pode pagar, principalmente se o desemprego chega aí é que as coisas se complicam, pois as brigas domésticas aumentam, o alcoolismo chega ou acelera e tudo piora mesmo. Assim, esse negócio de “compre agora e pague depois”, pode ser armadilha.

·         Porque esses chamados “modelos de desenvolvimento” ao priorizar o “lucro econômico”, vem prejudicando a Terra inteira, pois provoca o que andam chamando de mudanças climáticas: aumento de enchentes, furacões, secas, poluição, etc. Esses tais “modelos de desenvolvimento” têm provocado também o aumento de guerras, de gente migrando de um lugar para outro e muita “desgraceira geral”. Vê-se que as populações mais prejudicadas são as da África (onde os europeus e outros povos mandam até hoje), partes da Ásia e aqui, nas Américas – onde o Brasil está; sendo que aqui, as mais prejudicadas são as populações indígena e negra (principalmente mulheres e crianças).

·         A Marcha é importante porque são séculos de humilhações que a população negra tem enfrentado e a maioria vêm engolindo, engolindo, engolindo pois mesmo reclamando, as leis que se conseguiu aprovar não têm sido decisivas para alterar, de fato, as desigualdades raciais e nem punido, devidamente, os racistas inclusive os de dentro dos órgãos públicos.

·         A Marcha é importante  porque poderemos protestar pois,  apesar se sermos mais da metade da população brasileira (pessoas da cor preta + da cor parda) temos sido mais “pedreiros” e “serventes”, do que engenheiros/as; temos sido mais doentes e enfermeiras, do que médicos/as e donos de hospitais; temos sido mais presidiários do que advogados; temos sido mais soldados e cabos do que oficiais das forças armadas (generais, almirantes, brigadeiros); temos sido mais telespectadores/as do que apresentadores/as de TV (desde a parte da manhã até a noite, são brancos e brancas que apresentam os programas); temos sido mais camelôs, peões de fazenda, empregadas domésticas e guardadores de carros, do que empresários e empresárias (donos do capital ).

Mas brancos não são também oprimidos?
Sim, muitos brancos são oprimidos, principalmente, os que estão na pobreza, mas eles  não têm ouvido humilhações raciais, aliás, mesmo muitos brancos de baixa renda, gostam de contar piadas, humilhar negros e negras e inclusive ofender seus vizinhos negros. Além disso, esses brancos/as (que estão na pobreza), costumam ser priorizados para ocupar quase todo tipo de vagas, principalmente, em lojas de shopping, bancos, empresas aéreas e outras. Também é fato que a classe dominante e dirigente do Brasil é, praticamente, toda branca; então os brancos podem estar na classe de alta renda, na classe de média renda e na de baixa renda e nós, negros e negras, podemos estar só na classe média--baixa, pobreza e ou na miséria?
Mas... uma marcha vai resolver essa opressão?
Olhe, a maioria das mulheres negras tem sofrido, pelo menos, três tipos de dores: uma vindo do racismo mesmo (fato de ser negra); outra do machismo (por ser mulher) e a outra por causa da pobreza que atinge a maioria, sendo que isso tudo ocorre ao mesmo tempo e piora quando se trata de mulheres negras “da roça” (inclusive de quilombos), quando se trata de homossexuais/lésbicas, portadoras de deficiência e quando são seguidoras das religiões de matrizes africana.

·         Nenhuma marcha resolve a questão que a motiva, mas, o processo de preparação dela, pode motivar milhares de negras a se organizar nos bairros, cidades ou estados em que moram, para forçar o Estado brasileiro (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário), a dar atenção devida, a necessidade de criar e executar políticas para acabar com a discriminação que afeta fortemente a população negra (principalmente as mulheres) e para promover a igualdade, a equidade racial no Brasil.

·         Então, temos, ao menos, de fazer com que os/as dirigentes do Brasil, saibam que não pretendemos ficar tão caladas como a maioria tem ficado até os dias de hoje. Precisamos mostrar que nós queremos participar das decisões do país e que afetam inclusive nossos “destinos”.



Como vamos fazer para chegar a esses “dirigentes do brasil”?
Bem antes da Marcha, vamos encaminhar/protocolar correspondências com nossas demandas (pedidos), para os Ministérios do Governo Federal, para instâncias do Legislativo e do Judiciário e, quando chegarmos na Marcha vamos “cobrar” o atendimento de nossos pedidos; afinal, só mulheres negras somos cerca de 50 milhões (sim, 50 milhões!).
Além de protestos a marcha vai ter outras serventias?
Sim, a Marcha vai ser importante também para divulgarmos o valor da cultura negra, não só do Brasil (capoeira, jongo, sambas, reizados, umbigadas, tambor de criola, marambiré, siriá, marabaixo, marujada, makulêlê, etc.) e também a das Américas como o jazz, rock, blues, reggae, hip-hop/rap-break-grafite-djs, funk, bolero, rumba, mambo, salsa, merengue e outras expressões da cultura negra. Também vamos insistir na valorização de nossa culinária: vatapá, caruru, feijoada, xinxim, arroz de cuxá, maniçoba, doces, bebeiragens/bebidas e muitas outras iguarias. Também poderemos valorizar vestimentas herdadas como torços, abadás, saruel afro, “amarrados”, pano-da-costa e muitas outras.

·         Vai demonstrar de não desistimos da herança de luta de nossas ancestrais que nunca desistiram de lutar pela liberdade, pela igualdade, recuando em alguns momentos e avançando em outros. Vai demonstrar que podemos sim, exigir nossos direitos de gente que somos.


Quando vai ser essa Marcha?
Está marcada para acontecer no dia 29 de setembro de 2015, sendo a chegada marcada para o dia anterior – 28 de setembro, que é o Dia da Mãe Preta.


Por que essa data foi escolhida?
Porque o ano de 2015 marcará os 320 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares e o dia 28 de setembro é tido como o Dia da Mãe Preta, pois foi o dia em que foi assinada, em 1871, a Lei do Ventre Livre (crianças nascidas de mulheres escravizadas seriam livres, mas na verdade, continuaram sendo escravizadas até 21 anos). Nessa mesma data, mas em 1885, foi assinada a Lei de nº 3.270, chamada Lei dos Sexagenários (os escravizados de mais de 60 anos ficariam livres, mas serviu mesmo foi para os “senhores” abandonarem os idosos/as negros, sem ter mais que se responsabilizar por nada com eles. Então, a idéia é dar outro significado a essa data, transformá-la, por exemplo, no Dia Nacional da Mulher Negra, pode ser uma proposta.


 Como vamos fazer para garantir a ida de um montão de negras?
Bem, como sempre acontece em tudo ligado a nossa gente (negra), vai ser um bocado difícil, mas o jeito vai ser na base de bingos, coletas, rifas, pedidos de apoio a prefeituras, vereadores/as, deputados/as, senadores, a organizações diversas, sindicatos, igrejas; ou seja todo mundo que reconheça que existe
Não vai ser perigoso ir até Brasília para reclamar?
Espera-se que não, pois se nos organizarmos bem (inclusive evitar o deslocamento de pessoas adoentadas e crianças), e estivermos conscientes que é uma Marcha Histórica (nunca aconteceu antes) e que durante ela poderemos, também, homenagear todas as mulheres negras que morreram no sacrifício durante o escravismo e nas diversas lutas contra o racismo (todas nossas ancestrais), então não vemos perigo. Acreditando que não estando arriscando perder a vida (que é o mais valioso dos bens de uma pessoa), o que mais temos a perder como mulheres negras, se quase sempre somos tratadas, como “pessoa de menor valor”, como o “piso da sociedade”?
·         Acreditamos que vai sim valer a pena participar dessa caminhada, mesmo que seja com algum sacrifício!

 Como a gente faz para participar dessa grande Marcha?
Você tem de se informar com as “meninas/mulheres” que participam da equipe de organização do seu Estado, sua cidade ou seu bairro. Podem fazer contato, por telefone, carta, e-mail, e também você mesma pode, saber de algum grupo que quer se cotizar para ir à Marcha.


Apos várias discussões e encaminhamentos com as pessoas assumiram suas tarefas e umas foram para Gráfica, Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa, Ministério Público, Secretarias, entidades sociais, Sindicatos, FETAEG, Comunidades Quilombolas e falar com outras pessoas que não vieram a esta reunião e na próxima reunião pensaríamos melhor nas pessoas que ficariam com a coordenação e Secretaria da Marcha em Goiás e formaria novas comissões de trabalho
Algumas datas foram apresentadas e uma seria que no dia 25 de julho faríamos um Ato Público na Praça do Bandeirante e faríamos o lançamento em Goiânia nesta data, pois há três anos já temos esta agenda na Praça do Bandeirante com as mulheres negras e parceiras que quiseram somar com essa luta na América Latina e Caribe.
Também na Cidade de Goiás vai começar o III FICA e as Meninas que articulam a Marcha das Vadias e o Coletivo Geni de puxar algumas rodas de discussão durante este evento.

Ficou marcada a próxima reunião para o dia 03 de junho de 2014 no mesmo local, às 14h.

Ficou de quem estava com a lista de presença repassar os e-mail e as informações, bem como a ata da Reunião.


Algumas outras informações até o momento:
Secretaria executiva da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB)
Rua Vigário José Inácio, 371/sala 1919 – Centro
CEP: 90028-900 – Porto Alegre/RS
E-mail: amnb@uol.com.br
Site da AMNB: http://www.amnb.org.br/site/
E-mail-Marcha: contato@2015marchamulheresnegras.com.br

Contatos no  centro-oeste:
Grupo de Mulheres Negras Malunga – Goiânia – Goiás
E-mail: grupomalunga@hotmail.com
Tel.: (62) 8254 6398

Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado/Fórum Estadual de Mulheres Negras
Telefone: 62 3286 4907 /8401 1987 

Dandara e as aniversariantes do mês de maio no Grupo

 Meninas e meninos que este dia seja de muita gloria e alegria. Parabéns a todas e todos aniversariantes deste mês.
 Gláucia Soares e Fábia Cristiane presente na festas recebeu os parabéns em nome de todos.


 Só alegria!!!!!!!!!!
 Parabéns e muito Axé nesta grande festa

 Muita Luz e felicidades!!!!!!!!!!!!!!!

 Final do dia, mais muita alegria 




 Presentes e lembranças de todas e todos que não vieram comer do bolo
 A festa vai longe ainda ao som de musicas deliciosas, bolos e muito mais.
 Cidona, Valdê essa representação é pra dizer que estamos unidas a você e todas e todos que não vieram.
 Quem vai ganhar o primeiro pedaço, pois são duas aniversariantes presente.

 Agora é esperar pela festa no dia 28 de junho para as novas aniversariantes.
 Meus Deus que turma unida.
 Que nossa alegria possa contagiar outras e outros amigos e amigas da Dandara no Cerrado
 Vamos que a hora é essa. E boa Festa

15-06-2014 Reunião do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e do FEMN

CONVITE


 O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e Fórum Estadual de Mulheres Negras convida você para participar da reunião de planejamento das Ações do Grupo e pensar a agenda do dia 25 de julho de 2014.

Dia: 15 de junho de 2014 (domingo)
Horário: 09 h
Local: Sede do Dandara 
Endereço: Rua C 176 nº. 717 Qd 424 Lt21 – Jardim América

Contamos com sua participação para enriquecer e fortalecer este momento de troca de experiências, avaliações e planejamento

Confirme sua participação por e-mail ou telefone (62) 3286 4907 / 96781213 / 9628 6650 / 8401 1987 ou e-mail: mdandaranegras21@gmail.com  



Carinhosamente,


Deuzilia Pereira da Cruz

Coordenadora Geral do Grupo

Bingo Dandara' Sustentabilidade - Quem levou o prêmio tão esperado?

 A festa continua...vamos ver quem leva a Bicicleta?
 Foi assim a que a turma chegou para participar deste dia festivo e de formação. Bicicleta, moto, ônibus coletivo, carro, carona....
 E a torcida do bingo continua
 Vai mais uma pedra...
 Os olhares quase não sai das cartelas, pois a esperança é a última chance.....
 O dia esta muito legal e a turma animada.

 Esse bingo vai longe. Ainda bem que a turma não tem pressa.

 Cada pessoa fica na torcida.
  A Maria do Socorro esta sempre na torcida junto com Luzia Aparecida, Rosair, Alessandra.
 Olha essa mesa.
 A festa é cada vez mais animada.
 Tem muita gente pequena fazendo a torcida.
 Letícia e Mateus vai logo encontrando um jeito de buscar a vitória neste bingo...
 Gente não é que a Maria Luzinete fez o L e ganhou os Dez Reais
 De cara ela pega o prêmio e coloca de novo para que outra pessoa possa ganhá-lo.
 E aí vai Jesus com a nova proposta.
 Quem será que leva?
 A Anadir Cezario esta lá dando seus palpites e quer chegar na cartela cheia.
 Olha a outra ganhadora do Dez Reais e agora vai pra final cartela cheia Bicicleta

 Começou a final é verdade a Fábia foi a primeira a gritar cartela cheia. Vamos conferir.
 Jesus começa a conferir e vem mais cartela cheia. Foi um show.
 Agora sim a bicicleta vai...
 Jesus avisa como são quatro ganhadoras vai ser na pedra maior....
 A torcida é grande, pois a Elvira disse que iria ganhar essa bicicleta para dar de presente para um neto que faz aniversário na segunda feira.
 Aí a torcida aumentou, pois ela quase passou batida. Nem acreditou no que houvia.
 E na hora da pedra maior foi uma festa pois restava quatro pedra para ser cantada e a torcida começou com a Fábia, Mariana, Gláucia e Elvira seria a ultima pedra a ser cantada e aí foi a surpresa maior era o N° 72 e então ela levou pois os outros números eram todos baixo.
 Deuzília ampara a Ganhadora e a festa começou, pois essa torcida foi até a entrega do prêmio
 Não houve festa melhor que a entrega desta bicicleta a companheira Elvira Teodoro de Jesus, pois ela esta sempre conosco nas feijoadas e jantares preparando com seu saber sabores deliciosos e comemorar esse prêmio foi muito bom
 A Anadir e Deuzília entrega a Bicicleta e lembra que foram os doadores desta Bicicleta a Dandara no Cerrado para ser Bingada e a 1ª ganhadora foi a Deuzília e ela dou para ser bingada e hoje ela deixa a ONG e vai para uma nova doadora que já tem direção certa para o Prêmio.

  Todas e todos dá gritos de alegria quando a bicicleta é entregue
 Elvira chama mais gente para celebrar com ela essa vitória.
 Anadir assume a responsabilidade de entregar na casa dela a bicicleta e a turma ajuda a colocar no seu carro.
 Veja nossa festa, todas queriam estar presente neste momento para ficar pra sempre a nossa gratidão aos colaboradores da Dandara e pela felicidade de uma Vó poder dar este presente que o neto sonhava ganhar.
 Vamos que vamos....
 Olha só em cima da mesa como ficou o bingo final.
 Até parece que ele esperou a hora certa, a pessoa certa e com isso a ajuda na hora certa. Parabéns Elvira .
 Começou a vigem da Bicicleta e a festa foi muito boa até colocar em cima do carro e pra isso já fizemos a doação de alguns cobertores para a família do neto da Elvira e também enviamos para alguns africanos que estão em Goiânia estudando e precisa também, pois o frio aumentou este ano.
 A Aninha não larga a festa leva o cobertor até o carro da Vovó Anadir.
 Mais animação só podia ser esse quarteto feliz com Elvira.
 Teve mais gente querendo entrar na história

 E não é que ele entrou....
 Até o próximo bingo e que seja como este que ajudou muito ONG e trouxe muita alegria a ganhadora final.