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Diálogos apontam caminhos para uma educação antirracista
Sex, 27/11/2015
Construir no Brasil uma educação antirracista não é nem pode ser uma
tarefa para alguns professores negros; tem de ser uma responsabilidade de toda
escola. Esta foi uma das conclusões da mesa de diálogos Educação e antirracismo
no horizonte da Lei nº 10.639/2003, realizada na manhã de hoje, 27, dentro da
programação do 2º Encontro de Culturas Negras do Instituto Federal de Goiás
(IFG).
Participaram da mesa de diálogos os professores Euzébio Carvalho e Edson Arantes, da Universidade Estadual de Goiás, Luís Claúdio de Oliveira, da UniRio, e Roseane Ramos, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego). Eles foram unânimes em afirmar o papel da educação no combate ao racismo existente no Brasil e em elogiar o Encontro de Culturas Negras promovido pelo IFG.
Roseane Ramos enfatizou que é preciso incluir o combate ao racismo nos projetos pedagógicos das escolas e também modificar os currículos, porque eles são sinônimos de poder. Segundo ela, esse tema tem de ser tratado todos os dias nas escolas – e não apenas no 13 de maio e no 20 de novembro –, porque o racismo não escolhe dia para acontecer. “Na educação, quem não está combatendo o racismo, não está cumprindo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)”, afirmou.
O professor Luís Cláudio de Oliveira disse que educação e antirracismo têm de andar de braços dados. Segundo ele, qualquer política educacional não pode prescindir dessa reflexão e de ações no espaço educacional. “Nossa utopia é que os currículos escolares sofram as modificações necessárias para que as escolas sejam um espaço verdadeiramente democrático”, confessou.
Antes dele, o professor Euzébio Carvalho tratou da necessidade de se construir um sentimento de pertencimento racial e de se valorizar a imagem do negro no Brasil. Já o professor Edson Arantes fez uma ligação entre combate ao racismo e reconhecimento das religiões de matrizes africanas. Segundo ele, a espiritualidade africana é vista, no Brasil, como demoníaca, por isso as religiões de matrizes africanas sofrem violências.
Para o professor, não é possível combater o racismo sem enfrentar a questão da religiosidade. Segundo ele, no passado foi importante o sincretismo religioso, mas atualmente é preciso entender a religiosidade de matriz africana a partir de seus próprios conceitos, que estão muito associados à natureza.
Na sexta-feira de
manhã, ocorrerá a mesa de diálogos Educação e
antirracismos no horizonte da Lei 10.639/2003. À tarde, está prevista uma nova roda
de conversa e, à noite, a conferência Relações
raciais no espaço urbano no Brasil, com o professor Renato Emerson do
Nascimento Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Sábado, último dia do
encontro, será realizada a mesa de diálogos Epistemes
negrxs: identidades, deslocamentos e saberes e a roda de conversa Quilombos, identidades negras e resistências, pela manhã. À
tarde, uma nova roda de conversa ocorrerá, dessa vez com a cantora baiana
Margareth Menezes.
O professor Alex Ratts, da Universidade Federal de Goiás, fez a
conferência de abertura do 2º Encontro de Culturas Negras do IFG, ontem à
noite, abordando o tema da afro-perspectiva e educação no Brasil. Ele historiou
a luta dos negros pela inclusão social e os avanços ocorridos nas últimas
décadas. Ratts foi enfático ao afirmar que o Brasil é diverso, com uma
população formada por europeus, asiáticos, africanos e índios, mas que metade
da população é negra.
Segundo ele, desde 1929, quando ocorreu o congresso da mocidade negra, já se falava que o Brasil precisava de cuidar da educação dos jovens negros. “Isso significa que estamos atrasados? Não. Mas antes de nós, alguém já tinha essa batalha”, comentou.
Os avanços, disse Ratts, começaram a surgir a partir da década de 1970, com o reconhecimento das identidades e culturas negras e da existência do racismo e com o crescimento do movimento negro. Mas algumas garantias legais só vieram com a chegada do século 21. Ele citou a Lei 10.639, de 2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para tornar obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileiras e sobre a história da África e dos africanos, sobre a luta dos negros no Brasil e a cultura negra, no ensino fundamental e médio.
Cotas
Citou também a Lei 12.711/2012, que estabeleceu cotas para o ingresso nas instituições educacionais públicas, no ensino médio e superior. A lei fixa que 50% das vagas ofertadas devem ser destinadas a estudantes oriundos das escolas públicas e que, desta metade, 50% devem ser destinadas a alunos de baixa renda e os outros 50% a alunos negros, pardos ou indígenas.
Alex Ratts disse que o debate público sobre as cotas já se encerrou e que estamos na fase de implementação das cotas. “Ninguém precisa mais discutir com quem é contra a política de cotas; precisamos discutir como operacionalizá-la”, afirmou.
Ele falou ainda sobre as diferenças e o reconhecimento de identidades no Brasil. “Existem no Brasil marcadores da diferença, que são étnicos, raciais e sexuais, mas eu sou contra estes marcadores”, afirmou. Segundo ele, a diferença que realmente conta e para a qual devemos nos voltar é a política e social.
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