sexta-feira, 13 de novembro de 2015

06 de outubro de 2015 Escola Municipal Nova Conquista


Relatório das ações do projeto na oficina de capacitação de gestores públicos e agentes sociais.
Dia: 06/10/2015
Local: Escola Municipal Nova Conquista
Horário: 18h às 22h
Endereço: Rua I Qd 155 Lt 25 E Parque Tremendão, Goiânia-GO
Nº de participantes: 37 pessoas


Registro do Evento:

Foi realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 07/10/2015 das 18h ás 22h na Instituição de Ensino Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira, com 37 discentes da Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga); Marcos Dantas de Souza (psicólogo), Ariana Tozzatti (Fotografa), Equipe de capacitação. 


A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.    

Acolhida da coordenação da Escola a Equipe de capacitação dando as boas vindas aos participantes.
A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro houve apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); 

Acolhida pela direção da Escola




o segundo houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de Inscrição”  e a “Lista de Chamada”; Marcos Dantas e Fábia Cristiani faz sua apresentação e fala do objetivo do projeto com estas oficinas de capacitação.

O terceiro momento foi realizada dinâmica de socialização com as (os) discentes onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo houve a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças 


Racismo:
É uma ideologia que prega a superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo um significado social a determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou genéticas e que imputa, ao grupo “desviantes”, características negativas que justificam o tratamento desigual. 


Discriminação

Distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.


Superar o racismo e as desigualdades sociais
·         Implementar um conjunto de legislação, de medidas judiciais e de políticas públicas que parte desde o aperfeiçoamento daquelas de caráter universal, até iniciativas especiais que visam superar as iniquidades;
·         
 Mudança da imagem e da representação social dos negros e negras, especialmente nos meios de comunicação;

·         

  
      Fortalecimento do debate sobre as relações raciais  como termômetro para a qualidade da democracia brasileira

A juventude é marca registrada nas oficinas do EAJA

Promoção da Equidade Racial- Marcos Legais
·         Constituição Federal
·         Declaração Universal de Direitos Humanos 
·         Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 –
·         Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
·         SEPPIR
·         Lei 10.639/03, ensino da cultura e história africana e afro-brasileira na educação básica;
·         Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto da Igualdade Racial”;

·         PNSIPN (2010). 



Desafios para a Promoção da Igualdade Racial
·         Reconhecer o racismo?!
·         Promoção da igualdade racial no ambiente institucional
·         Educação anti-racista
·         Intersetorialidade
·         Singularidades étnico-racial
·         Valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro
·         Musicalidade
·         Corporeidade
·         Religiosidade

·         Culinária
Marcos Dantas faz a exposição do tema e abre o dialogo com os participantes.
Os efeitos psicossociais do racismo e as relações étnicos raciais.
·         A ciência do Século XIX e a escravização dos negros e negras
·         Estigmas e estereótipos (sujos, marginais, indolentes, malandros, preguiçosos, incompetentes)
·         Racismo a brasileira – um racismo sem racistas
“Você é racista?”            Não


·         A criança negra
Apelidos –  (macaco, piche, cabelo ruim); Livros didáticos; A história
Mídia
·         Das 530 mil criança de 7 a 14 anos fora da escola, 330 mil são negras e 190 mil são brancas (IBGE/Pnad, 2009).
·         Entre as crianças brancas , a pobreza atinge 32,9% entre as crianças negras 56%
·         Uma criança negra tem 70% mais risco de ser pobre do que uma criança branca. (Crianças pobres – População de até 17 anos vivendo em famílias com rendimento mensal  familiar per capita de até ½ Salário Mínimo.


Faz uma reflexão sobre os efeitos que o racismo causa nas pessoas. O quarto momento ocorreu de forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade brasileira; O quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi entregue o material educativo.


Servido o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as (os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG Dandara. 


Desconstrução do “mito da democracia racial”
·         Segregação racial
·         Transversalidade
·         Ações contínuas
·         Qualificação
·         Fortalecimento das políticas
·         Empoderamento
·         Papel social
·         Ação Afirmativa















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