Relatório das ações do projeto da oficina de capacitação de gestores públicos e
agentes sociais.
Dia: 19/10/2015
Local: Escola Municipal Jalles Machado de
Siqueira
Horário: 18h às 22h
Endereço: Rua
Aruana Q. K-1 nº 61, Jardim Bela Vista, Goiânia-GO
Nº de participantes: 53 pessoas
Registro do Evento:
Foi
realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 19 de outubro
de 2015 das 18h ás 22h na Instituição de
Ensino Escola
Municipal Jalles Machado de Siqueira, com 53 discentes da
Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG
Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga; Equipe
de Capacitação Marcos Dantas de Souza (psicólogo) Ariana Letícia Oliveira
Tozzatti (Fotógrafa).
A
operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das
pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca,
cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de
som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes
próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis
se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.
Acolhida da Coordenadora da Escola a Equipe de Capacitação, dando as
boas vindas a grupo.
A
oficina se deu em 5 momentos, no primeiro momento houve apresentação do
cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo houve a apresentação da
ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de
Inscrição” e a “Lista de Chamada”; o
terceiro momento foi realizada dinâmica de socialização com as (os) discentes
onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo
houve a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças;
Racismo:
É uma ideologia que prega a
superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo um significado social a
determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou genéticas e que imputa,
ao grupo “desviantes”, características negativas que justificam o tratamento
desigual.
Discriminação
Distinção, exclusão,
restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional
ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o
reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições)
de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico,
social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
Os
efeitos psicossociais do racismo e as relações étnicos raciais.
·
A ciência do Século XIX e a escravização dos
negros e negras
·
Estigmas e estereótipos (sujos, marginais,
indolentes, malandros, preguiçosos, incompetentes)
·
Racismo a brasileira – um racismo sem
racistas
O
quarto momento ocorreu de forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a
dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades
raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no
cotidiano da sociedade brasileira;
Promoção da Equidade Racial – Marcos Legais
·
Constituição
Federal
·
Declaração
Universal de Direitos Humanos
·
Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996 –
·
Estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional
·
Lei 10.639/03, ensino da cultura e história
africana e afro-brasileira na educação básica;
·
Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto
da Igualdade Racial”;
·
PNSIPN (2010).
O
quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi entregue o
material educativo, servido o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as
(os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas
foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das
representantes da ONG Dandara.
A oficina contou com a participação das (os) discentes, onde foi
possível perceber a deficiência no processo de ensino-aprendizagem, onde muitas
(os) demonstraram dificuldade de preencher a ficha/lista e de compreender o
“quesito cor/raça” enquanto identidade individual/coletiva. Poucos educadores
(as) estiveram presentes, não houve acompanhamento de representantes da equipe
diretiva.
Nota-se a importância em dar
continuidade a atividades que transcendam o
essencialismo científico eurocêntrico e o racismo institucionalizado,
permitindo que a história seja contada por sua/seu protagonista, corroborando
com um olhar real com significado, o que permitirá a comunidade escolar
transitar pelo contexto social, histórico e cultural diaspórico Africano e
Afro-brasileiro, como forma de potencializar nossa negra identidade; sendo a
oficina uma das estratégias de promoção da equidade racial e igualdade de
direitos, ao arcabouço histórico, patrimonial material/imaterial, cultural e
artístico oriundo da negra ancestralidade.
Lista de
recursos didáticos
·
Data show,
computador e caixa de som;
·
Pincéis
atômicos de cores variadas;
·
Papel sulfite
o cartolina.
·
Livros
didáticos,
·
Cartilhas; E outros.
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