sexta-feira, 13 de novembro de 2015

19 de outubro de 2015 Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira


Relatório das ações do projeto da oficina de capacitação de gestores públicos e agentes sociais.

Dia: 19/10/2015
Local: Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira
Horário:  18h às  22h
Endereço: Rua Aruana Q. K-1 nº 61, Jardim Bela Vista, Goiânia-GO
Nº de participantes: 53 pessoas


Registro do Evento:
Foi realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 19 de outubro de 2015  das 18h ás 22h na Instituição de Ensino Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira, com 53 discentes da Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga; Equipe de Capacitação Marcos Dantas de Souza (psicólogo) Ariana Letícia Oliveira Tozzatti (Fotógrafa). 

A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.

Acolhida da Coordenadora da Escola a Equipe de Capacitação, dando as boas vindas a grupo.


A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro momento houve apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de Inscrição”  e a “Lista de Chamada”; o terceiro momento foi realizada dinâmica de socialização com as (os) discentes onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo houve a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças; 

Racismo:

É uma ideologia que prega a superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo um significado social a determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou genéticas e que imputa, ao grupo “desviantes”, características negativas que justificam o tratamento desigual. 
Discriminação
Distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.


Os efeitos psicossociais do racismo e as relações étnicos raciais.
·         A ciência do Século XIX e a escravização dos negros e negras
·         Estigmas e estereótipos (sujos, marginais, indolentes, malandros, preguiçosos, incompetentes)

·         Racismo a brasileira – um racismo sem racistas

O quarto momento ocorreu de forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade brasileira; 

Promoção da Equidade Racial – Marcos Legais  
·         Constituição Federal
·         Declaração Universal de Direitos Humanos 
·         Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 –
·         Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
·         Lei 10.639/03, ensino da cultura e história africana e afro-brasileira na educação básica;
·         Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto da Igualdade Racial”;
·         PNSIPN (2010). 

O quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi entregue o material educativo, servido o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as (os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG Dandara. 

A oficina contou com a participação das (os) discentes, onde foi possível perceber a deficiência no processo de ensino-aprendizagem, onde muitas (os) demonstraram dificuldade de preencher a ficha/lista e de compreender o “quesito cor/raça” enquanto identidade individual/coletiva. Poucos educadores (as) estiveram presentes, não houve acompanhamento de representantes da equipe diretiva.  


Nota-se a importância em dar continuidade a atividades que transcendam o essencialismo científico eurocêntrico e o racismo institucionalizado, permitindo que a história seja contada por sua/seu protagonista, corroborando com um olhar real com significado, o que permitirá a comunidade escolar transitar pelo contexto social, histórico e cultural diaspórico Africano e Afro-brasileiro, como forma de potencializar nossa negra identidade; sendo a oficina uma das estratégias de promoção da equidade racial e igualdade de direitos, ao arcabouço histórico, patrimonial material/imaterial, cultural e artístico oriundo da negra ancestralidade.     


Lista de recursos didáticos
·         Data show, computador e caixa de som;
·         Pincéis atômicos de cores variadas;
·         Papel sulfite o cartolina.
·         Livros didáticos,

·         Cartilhas;  E outros.








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