Relatório das ações do projeto na oficina de capacitação de gestores
públicos e agentes sociais.
Dia: 02/10/2015
Local: Creche Mãe Alvina CMEI da COMURG
Horário: 08h às 12h
Endereço: Alameda Santa Rita n 56,
Setor Novo Horizonte, Goiânia-GO
Nº de participantes: 24 pessoas pela manha e 21 a tarde+= 45 pessoas
Registro
do Evento:
Foi realizada oficina em
prol da promoção da equidade racial, no dia 02 de outubro de 2015 das 08h ás 12h
na Instituição de Ensino Creche Mãe Alvina CMEI da COMURG,
com, com 24 discentes da Educação. Ministraram a oficina representando a ONG
Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga), Anadir
Cezario de Oliveira (Assistente Social); a SUPPIR Dilmo Luiz Vieira (Filosofo);
Secretaria de Direitos Humanos e Ações Afirmativas Pedro Wilson Guimarães
Secretario; Equipe de Capacitação Marcos Dantas de Souza (psicólogo).
A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a
organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas,
folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook,
data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em
recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e
responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.
A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro houve apresentação do
cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo momento houve a
apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a
“Ficha de Inscrição” e a “Lista de
Chamada,
Os participantes estão todos
apreensivos para entender melhor a metodologia para trabalhar melhor a Lei 10
639 com um novo olhar sobre o combate ao racismo na educação.
As dinâmicas de rodas foi muito importante
para ter maior participação dos participantes em relação a introdução dos
conteúdos sobre o racismo e a Lei 10 639, o contexto religioso na educação como
entender e respeitar a história de uma caminhada histórica da comunidade negra
e o novo olhar na educação
O quarto momento ocorreu de
forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão
político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o
racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano
da sociedade brasileira;
A condução das
oficinas envolva diversos setores temáticos de discussão sobre o racismo
institucional, o preconceito religioso, de cor e etnia e a cultura na promoção
da igualdade racial. O tema e conteúdo programático são definidos em conjunto
com a equipe técnica da SUPPIR Goiânia.
Esta Capacitação
em Gestão cujo tema tem o foco em Educação para as relações Étnico-raciais.
O quinto momento foi
aberto para os quetionamentos.
O Secretario Pedro Wilson Guimarães fala da
importância deste projeto de capacitação na Educação para a melhor forma de
poder trabalhar a Lei 10 639 e dar um novo rosto na nossa educação aonde à
igualdade racial vai acontecendo com pequenas mudanças num sistema que vem ao
longo dos 500 anos de Brasil massacrando a população negra.
Conteúdo básico
1-
Racismo
como sistema
2-
Dados
do IPEA
3-
Marcos
legal da Política nacional de promoção da igualdade racial:
·
Constituição;
·
Estatuto;
·
Lei.10.639/03
e 11.845/10;
·
Saúde
da População Negra;
O papel da escola para a
superação do racismo; Pedagogia e metodologia para uma
educação anti-racista.
A oficina contou com a
participação das (os) discentes, onde foi possível perceber a deficiência no
processo de ensino-aprendizagem, onde muitas (os) demonstraram dificuldade de conhecer
e de compreender o “quesito cor/raça”
enquanto identidade individual/coletiva.
Nota-se
a importância em dar continuidade a atividades que transcendam o essencialismo científico eurocêntrico e o racismo
institucionalizado, permitindo que a história seja contada por sua/seu
protagonista, corroborando com um olhar real com significado, o que permitirá a
comunidade escolar transitar pelo contexto social, histórico e cultural
diaspórico Africano e Afro-brasileiro, como forma de potencializar nossa negra
identidade;
Sendo a oficina uma das estratégias de promoção da equidade
racial e igualdade de direitos, ao arcabouço histórico, patrimonial
material/imaterial, cultural e artístico oriundo da negra ancestralidade.
Racismo:
É uma ideologia que prega a
superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo um significado social a
determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou genéticas e que imputa,
ao grupo “desviantes”, características negativas que justificam o tratamento
desigual.
Discriminação
Distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
Superar
o racismo e as desigualdades sociais
·
Implementar um conjunto de legislação, de
medidas judiciais e de políticas públicas que parte desde o aperfeiçoamento
daquelas de caráter universal, até iniciativas especiais que visam superar as
iniquidades;
·
Mudança da imagem e da representação social
dos negros e negras, especialmente nos meios de comunicação;
·
Fortalecimento do debate sobre as relações
raciais como termômetro para a qualidade
da democracia brasileira
Promoção da Equidade Racial
·
Constituição
Federal
·
Declaração
Universal de Direitos Humanos
·
Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996 –
·
Estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional
SEPPIR
·
Lei 10.639/03, ensino da cultura e história
africana e afro-brasileira na educação básica;
·
Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto
da Igualdade Racial”;
·
PNSIPN (2010).
Desafios para a Promoção da Igualdade Racial
·
Reconhecer o racismo?!
·
Promoção da igualdade racial no ambiente
institucional
·
Educação anti-racista
·
Intersetorialidade
·
Singularidades étnico-racial
·
Valorização e preservação do patrimônio
cultural afro-brasileiro
·
Musicalidade
·
Corporeidade
·
Religiosidade
·
Culinária
Desconstrução
do “mito da democracia racial”
·
Segregação racial
·
Transversalidade
·
Ações contínuas
·
Qualificação
·
Fortalecimento das políticas
·
Empoderamento
·
Papel social
·
Ação Afirmativa
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