sábado, 15 de setembro de 2012

Curso e Oficina Audiovisual na Sede do Dandara no Cerrado 28-02-2012



A caravana Minas do Rosário - mitos do Brasil Central busca reconhecer e celebrar, abordando o contexto da colonização da região central do país e do ciclo do ouro, os elementos de matriz africana essenciais na formação da identidade afro-descendente Goiana.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana do MEC /CNE, aprovadas em 10/3/2004, a caravana realizará eventos lúdico-pedagógicos de valorização da história e da identidade afro-descendente das comunidades do estado, reconhecidas como quilombolas ou remanescentes de quilombos, em diálogo com a cultura africana em espaços escolares e espaços comunitários destinados ao público jovens, infanto-juvenil e suas famílias.
A caravana é uma parceria entre os projetos: Ifaradá-Resistência e direitos Humanos em Goiás e Mulheres Quilombolas: Protagonismo e práticas sustentáveis para geração de renda - Apoio ao desenvolvimento sustentável das comunidades quilombolas -MDA realizado pelo Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado; o Programa Educativo do Ponto de Cultura Quintal da Aldeia /Guaimbê de fortalecimento das relações intergeracionais e das diversas matrizes da identidade cultural local em Pirenópolis GO; e as comunidades, associações quilombolas e escolas dos municípios de Pirenópolis, Cavalcante, Monte Alegre, Teresina, Minaçu, Barro Alto, São Luiz do Norte, Goiânia, entre outras. Dialoga com a Ação Griô Nacional, com a Brasil Memória em Rede e com as Redes, Fórum Nacional e Estadual de Mulheres Negras e Coordenação Estadual das Associações Quilombolas de Goiás, iniciativas intersetoriais de valorização da memória, tradição oral e dos direitos humanos e sociais como instrumentos de identidade, ancestralidade, desenvolvimento comunitário, educação para a diversidade e construção de políticas públicas.
Serão realizados 4 eventos culturais em escolas dos municípios de Cavalcante, Monte Alegre, Teresina de Goiás, Pirenópolis e outros, bem como um Encontro Estadual de Mulheres Negras em Goiânia, reunindo Mulheres, crianças e jovens aos griôs e lideranças das comunidades negras e quilombolas do Estado da região Centro Oeste.
 Credenciamento para inicio do Curso e Oficina Audiovisual na Sede do Grupo Dandara no Cerrado



 A turma vai chegando e ao tamar o café da manhã já vão conversando e tocando informações do que será este dia de hoje, novidade para todas.
 Maristela, Maria Luzinete e Lucilene Vitório conversando na cozinha
 Vera Lucia e Maria de Fatima Reis matadndo a saudade.
 O professor Julio Vann inicia a explicação do que será o objetivo deste dia de muito trabalho e aprendizado.
 A concentração do grupo é total
 Com tantos livros para leitura complementar a turma fica atenta a cada explicação dada por Julio Vann
 Maristela, Otacilia e Anadir ficam atentas aos materiais e falas
 Esta manhã esta sendo riquissima, esperamos que o dia todo seja cheio de tanta riqueza como esta primeira parte
 Os olhares se cruzam a cada momento para entender tudo que esta semdo explicado por Julio Vann e o sol encomoda um pouco, pois o espaço esta pequeno para tanta gente na área da Dandara
 A Caravana iniciou pegando fogo, pois é muita coisa e pouco tempo para poder aprender tanto conteúdo rico nesta área de Vídeo Audivisual.

 Esse momento esta cheio de muita riqueza e nós muitas vezes não aproveitamos estas pequenas oportunidade que a vida nos oferece.
 Algumas das meninas estão tentando filmar tudo que esta sendo falado.
 Glaucia Santos participa com suas duas filhas e não perde nada.
 Divina Alves também veio particiapar com seu filhinho de um mês.
O material que foi colocado a disposição do grupo para estudo é muito rico e toda hora tem alguém dando uma olhada no material
 Cada uma das companheiras estaão atenta a cada passo da fala do Julio Vann
 Nem mesmo o calor desta manhã espanta as Dandaras desta área. Cada dinâmica chama atenção do grupo
 Na parte da tarse dividimos em dois grupos para fazer uma experiência de filmagem e ver o que voce fez nesta filmagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário